(31) 2516-1116 / 3332-0544

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio

Administradora de condominios bh - Segurança contra incendio

Por:Seu Sindico
Administrador de Condomínios em bh | Leis

09

mar 2017

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio

Cuidar da segurança do condomínio é parte essencial de uma boa administração. E isso também inclui a segurança contra incêndio. Existe uma série de regras e regulamentos que   devem ser seguidos com muita atenção e dedicação para que a segurança dos moradores seja garantida. Veja, neste artigo, quais são as principais procedimentos para garantir a segurança contra incêndio nos condomínios, incluindo a preparação dos funcionários e a postura dos condôminos, além do papel e a responsabilidade do síndico nesta questão. Confira!

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio MG – O que é?

A segurança contra incêndio deve ser entendida como um conjunto de medidas para prevenir, detectar e combater um incêndio e sua consequente contenção ou extinção. Faz parte das medidas de segurança física que devem ser adotadas em um condomínio. Se caracteriza tanto na educação e conscientização dos moradores como pelas medidas de proteção contra incêndio adotadas no condomínio.

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio MG – Sistemas de prevenção e combate a incêndio

Os sistemas de prevenção e combate a incêndio devem ser priorizados em locais de grande concentração de pessoas, como os condomínios bh. É fundamental garantir as condições de segurança no condomínio e colocar essas medidas de segurança em prática. Quem determina essas regras são as legislações estaduais. No caso de Minas é o Corpo de Bombeiros.

Como cada estado possui suas legislações, não existe ainda nada unificado no Brasil, por isso deve-se procurar os órgãos reguladores de cada estado.

Lembrando que a responsabilidade pela regularização desses sistemas de prevenção e combate contra incêndio no condomínio pertence ao proprietário do imóvel ou ao responsável por ele, como é o caso do síndico.

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio MG – AVCB

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento que garante que um local fechado está de acordo com as normas de segurança e pânico. Para que cada edificação seja liberada para moradia é de suma importância a liberação desses laudos de vistoria. Ter o documento em dia significa que o condomínio está com tudo conforme a lei, trazendo tranquilidade para o síndico e moradores.

A edificação deve passar por vistorias de profissionais habilitados que conheçam as medidas de segurança contra incêndio, que avaliem diversas medidas existentes no edifício e informem quais adequações serão necessárias. A de menor porte, aquela com até 750 m², possui menos exigências, será avaliada de acordo com o risco em que for enquadrada. Ela não tem a obrigatoriedade de medidas de autoproteção, no entanto, como prevenir ainda é a melhor solução, é fundamental que os administradores de condomínio proporcionem algumas medidas de prevenção.

Os profissionais que acompanham essas obras precisam estar atentos a estas normas, pois dentre as medidas de segurança, além das que são ativas, como hidrantes, extintores, etc., existem também as medidas que são próprias das construções, como as saídas de emergências, quantidade correta de portas e rotas de fuga.

É muito importante prever a área de isolamento para que não haja propagação do incêndio de um ambiente para outro. Se não houver o devido cuidado, depois da edificação pronta, o profissional pode verificar alguma irregularidade e a adequação poderá levar mais tempo e ser mais onerosa.

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio MG – Como obter o AVCB?

Para obter o AVCB, será necessário reunir os seguintes documentos e ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica:

  • Atestado de que o condomínio possui extintores, sinalização de emergência, hidrantes, portas corta-fogo, devidamente instalados e dentro do prazo de validade;
  • ART das instalações de gás – confirmação de que não há nenhum vazamento na tubulação. A revisão da central de gás deve ser feita anualmente, enquanto que a dos ramais deve ocorrer a cada três anos;
  • ART de para-raios – atestado de que o condomínio está segura contra descargas elétricas. Deve estar assinado por um engenheiro eletricista e precisa estar anexado de um laudo da empresa contratada atestando que a edificação está de acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A medição ôhmica deve ser realizada de seis em seis meses e comprovar a resistência do para-raio.
  • Atestado de que o gerador está funcionando adequadamente;
  • Laudo elétrico que comprove o perfeito funcionamento das instalações elétricas;
  • Atestado de brigada de incêndio – todo condomínio precisa ter um grupo de condôminos capacitados para agir em caso de incêndio e controlar os estragos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Para que todo o procedimento do AVCB seja feito e garanta a segurança contra incêndios no condomínio, é necessário montar um projeto de segurança contra incêndios e encaminhá-lo para o Corpo de Bombeiros da cidade, que dará início ao processo que só será encerrado após a vistoria do condomínio.

A renovação do documento deve ser feita dentro do prazo estipulado pelo Corpo de Bombeiros, que pode variar de dois a cinco anos.

Caso haja um acidente e o condomínio não esteja com o AVCB regular, não haverá ressarcimento por parte do seguro. Portanto manter a segurança em dia também é fundamental para receber o seguro com tranquilidade em caso de algum sinistro.

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio MG – Como prevenir e combater um incêndio?

O seu condomínio está seguro? Os equipamentos de segurança contra incêndio estão em dia? Infelizmente, incêndios em condomínios são problemas mais comuns do que imaginamos. E é dever do síndico diminuir os riscos de uma possível tragédia. Ele deve, além de encaminhar o AVCB, pensar em questões práticas de como prevenir a possibilidade de incêndio no condomínio e que práticas podem ser feitas para salvar o maior número de pessoas em caso de acidente. Veja algumas dicas:

1) Manutenção constante

As revisões nos equipamentos devem ser constantes para evitar erros, economizar gastos e prolongar a vida útil das estruturas.

2) Alarmes de incêndio, detectores de fumaça e sprinklers

Em caso de incêndio, o alarme dispara e notifica os bombeiros. Detectores de fumaça e sprinklers são importantes para garantir a ajuda antes do fogo alastrar. Extremamente importante para garantir a segurança do condomínio.

3) Extintores

Deve haver pelo menos dois extintores por andar, que atendam as classes de fogo A, B e C. A recarga dos equipamentos precisa ser feita uma vez por ano e o síndico ou o zelador deve conferir regularmente se houve despressurização dos aparelhos. Ao enviar o extintor para recarga, tenha certeza de que a empresa é credenciada pelo Inmetro e, na retirada, confira se os lacres não foram violados.

4) Hidrantes

As mangueiras devem ser enroladas corretamente e precisam estar secas para não apodrecerem. Um teste hidrostático deve ser feito anualmente nos equipamentos, para evitar vazamentos ou despressurização. O registro do barrilete do hidrante deve ser mantido aberto.

5) Portas corta-fogo

Precisam estar sempre fechadas e sem obstruções, jamais trancadas! Se o condomínio for antigo, sem estrutura para receber portas corta-fogo, o síndico deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para saber quais são as medidas de segurança a serem tomadas.

6) Plano emergencial

Os moradores precisam saber o que devem fazer em caso de incêndio no condomínio. Para que o pânico seja evitado, deve ser criado um plano de emergência em formato de mapa, mostrando todas as saídas e a localização dos equipamentos de combate a incêndios.

7) Rotas de fuga

Em se tratando de incêndio em condomínios verticais, as escadas são as principais rotas de fuga. Devem estar sinalizadas, desobstruídas e ter corrimãos, tudo de acordo com as regras do Corpo de Bombeiros. As luzes de emergência também devem ser regularmente conferidas.

8) Conscientização

O síndico também deve incluir os moradores no combate a incêndio no condomínio. Basta lembrá-los de evitar hábitos perigosos, como deixar velas e incensos acesos próximos a materiais inflamáveis, deixar o fogão ou ferro de passar ligado sem ninguém por perto, usar de maneira exagerada Ts ou réguas nas tomadas. Orientá-los para fumar apenas nas áreas designadas para fumantes.

Administradora de condominios bh – Segurança contra incendio MG – Conclusão

Como você pode conferir, a gestão da segurança contra incêndio nos condomínios é fundamental para garantir que todas as situações de incêndio que possam surgir sejam tratadas sempre de forma eficaz. Informações e ações preventivas são fundamentais para manter a segurança de todos em dia, afinal, é melhor prevenir do que remediar!

 Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh

 

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condomínios em BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em bh com qualidadeadministradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh, des condomínios bhAdministradora de condominios bh – mudança jáAdministradora de Condominio bh – novas regras boletosAdministradora condominios bh – tabela defasada IRPFAdministradora de condominios bh-Multa GFIPAdministradora de condominios contagem mg – inovando sempreAdministradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempreAdministradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempreAdministradora de condominios Betim mg – inovando sempreCNPJ Condominio bh-contagemAdministradora de condominios bh – jardins internosAdministradora de condominios bh – inovando sempreAdministradora de condominios bh – Seguranca contra incendioAdministradora de condominios bh – reformas em aptos

 


Comente com o Facebook

Comentários

  1. […] de condominios bh – jardins internos, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: