(31) 2516-1116 / 3332-0544

Condomínios Saudáveis e Sustentáveis

Condomínios Saudáveis e Sustentáveis

A preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais evidenciada nos grandes centros urbanos. São vistas várias ações no sentido de causar menos impacto possível à natureza, o que favorece o bem-estar coletivo. Dentro desse cenário, temos os Condomínios Saudáveis e Sustentáveis. Estes dois conceitos estão correlacionados: uma construção sustentável respeita o meio ambiente, já o edifício saudável tem preocupação com o bem-estar do usuário. No artigo de hoje explicaremos um pouco esse conceito a fim de ajudá-los a ter um condomínio mais saudável e sustentável. Confira!

Administradora de condomínios em BH – O que é um Condomínio Saudável?

Condomínio Saudável é aquele que leva em conta as pessoas, o seu usuário. A questão da saudabilidade é uma preocupação hoje da OMS (Organização Mundial da Saúde). Números mostram que mais de 30% dos ambientes construídos residenciais e mais de 70% dos comerciais, são insalubres; logo, causa mal à saúde das pessoas.

Muitos saem de casa para uma academia, por exemplo, para ficarem saudáveis, só que quando voltam para casa ou vão para o escritório o ambiente não é saudável. Há uma preocupação por parte da OMS em como lidar com os ambientes construídos para que eles possam também fazer bem à saúde das pessoas.

Outro ponto importante a ser levado em conta é que no desenho e na construção de um edifício saudável são utilizados “materiais saudáveis”, incluindo aqueles sem PVC, sem formaldeído e sem ou com a menor quantidade possível de compostos orgânicos voláteis (COV). Os materiais saudáveis são aqueles que são fáceis e seguros para reutilizar, são recicláveis ou biodegradáveis.

Administradora de condomínios em BH – Quando o  condomínio é considerado Sustentável?

Para um condomínio ser considerado sustentável, ele precisa cumprir determinados critérios, que vão desde o emprego de materiais ambientalmente corretos até elementos ligados à arquitetura do condomínio. A concepção de um condomínio sustentável deve incorporar maior planejamento e integração de materiais, tecnologias e sistemas para promover melhor aproveitamento de recursos naturais. Tendo como premissa a adoção de medidas, desde o projeto até a execução que também contemplem responsabilidade social.

Administradora de condomínios em BH – Diferenciais de um Condomínio Sustentável

Através da implantação de diferenciais sustentáveis que vão desde o processo de construção até os procedimentos adotados durante a vida útil do imóvel, moradores de condomínios sustentáveis podem ser contemplados com taxas de condomínio de 20% a 30% menores que os valores cobrados em edifícios convencionais. Também podem ter uma melhor qualidade de vida e ajudar na contribuição da preservação ao meio ambiente. Além, é claro, da valorização significativa do patrimônio.

Administradora de condomínios em BH – Quais são os pontos que tornam o ambiente não saudável?

Há vários pontos que fazem com que o ambiente não seja saudável. Uma das principais preocupações é a qualidade do ar interno devido à problemas de saúde muito graves relacionados a isso. Inclusive, já houve casos de morte devido à problemas de contaminação do ar condicionado dentro de um escritório.

Um outro problema é a questão da qualidade do ambiente em relação à iluminação. Muitas vezes as pessoas são obrigadas a comprar vitamina D, por exemplo, porque não têm mais contato com a luz natural dentro dos ambientes.

Ainda há os problemas com ambientes insalubres, mofados, por não possuírem uma ventilação adequada no ambiente.

Administradora de condomínios em BH – E isso na construção pode ser resolvido?

Sim, geralmente começa na fase inicial de construção ou mesmo em ambientes já construídos. Faz-se um diagnóstico no ambiente, uma série de medições desses parâmetros de saudabilidade e é passado para o cliente o que precisa ser corrigido para que ele possa ter o seu ambiente mais saudável.

Diferente de um projeto novo, fica-se mais limitado, mas é muito comum fazer isso em ambientes já construídos, pois é o local em que as pessoas normalmente já estão sendo afetadas. Por exemplo: também são medidos os campos eletromagnéticos. Muitas vezes o bebê não está dormindo à noite porque ele está próximo a uma tomada que tem uma corrente elétrica que não está equilibrada. Mudar o berço de lugar já altera totalmente as condições e aquela criança passa a dormir bem.

Administradora de condomínios em BH – O Condomínio Saudável é sempre Sustentável? O Sustentável é sempre Saudável, ou são coisas separadas?

É um complemento. Dentro do próprio selo do HBC de construção saudável (Healthy Building Certificate – Selo Casa Saudável) existe um capítulo só sobre sustentabilidade. E dentro dos Selos de sustentabilidade, das construções sustentáveis, há um capítulo sobre a qualidade do ar interno, em que aborda muito os critérios de saudabilidade.

No HBC acredita-se que as pessoas devem ser o foco das edificações. E edificações orientadas à saúde e bem estar são o novo passo da sustentabilidade. Portanto, são bem complementares.

Administradora de condomínios em BH – Algumas medidas sustentáveis

Conheça algumas das muitas práticas que podem proporcionar economia e minimizar impactos nos condomínios:

  • Painéis solares para aquecimento de água – banho, cozinha, piscinas, etc.;
  • geradores eólicos – armazenando energia dos ventos em baterias podendo suprir parte da demanda do condomínio nas áreas de serviços, por exemplo;
  • placas fotovoltaicas de produção de energia – iluminação externa, bombas d’água, etc.;
  • aquecimento de chuveiros a gás – garante que o consumo de energia elétrica será reduzido nos apartamentos, maior conforto e economia aliados à responsabilidade ambiental;
  • captação de água de chuva – ajuda na economia de água que pode ser utilizada para irrigação, lavagem de pisos e descarga;
  • reuso de água – a incorporação em empreendimentos do reuso da água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros passa por uma estação de tratamento de esgoto e é novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários;
  • telhados, lajes e jardins suspensos – impermeabilizados e adequadamente drenados possibilitando captação de água de chuva e melhoria do conforto térmico-acústico, etc.;
  • utilizar o ozônio para o tratamento de água da piscina, em vez do cloro – existem diversos estudos que indicam que o cloro tem potencial cancerígeno, além dos efeitos já conhecidos como desgaste dos cabelos e poluição química;
  • orientação de edificações – promove aumento da ventilação e luminosidade naturais;
  • melhor aproveitamento da iluminação natural – levando-se em conta a necessidade do seu controle;
  • medidores de água e gás individuais – proporcionando economia na medida que os usuários serão responsáveis pelo pagamento exato do consumo próprio;
  • coleta seletiva – ajuda na reflexão dos princípios base da sustentabilidade pelos condôminos: os 5 “Rs” (Repensar, Recusar, Reduzir, Reusar e Reciclar), além de poder gerar renda extra para o condomínio ou gerando oportunidade de trabalho para comunidades locais em associações de reciclagem;
  • tratamento de efluentes, esgotos e águas cinza – para o adequado lançamento no ambiente natural, evitando a contaminação do lençol freático e corpos d’água (rios, lagoas, mar, etc.), podendo auxiliar na redução do uso para irrigação e lavagem de pisos.

Administradora de condomínios em BH – Papel do síndico

O síndico tem a missão de trazer essa conscientização e implantação sustentável para o condomínio. Precisa ter conhecimento, buscá-lo e saber passar a ideia para que seja adotada. Ele deve saber exatamente o que está passando para os moradores. Deve entender o assunto de forma abrangente, principalmente quando isso requer um certo investimento, para poder explicar sem deixar dúvidas e receios.

 Ele deve passar para os condôminos a confiança de que aquele determinado investimento será seguro e trará benefícios para a coletividade.

Administradora de condomínios em BH – Conclusão

Como você pode notar, é preciso focar na questão de sustentabilidade para que o condomínio possa ser saudável. O síndico é o representante da coletividade, ele tem que se preocupar com a parte financeira, de engenharia, de segurança… Mas também com a parte de qualidade de vida, de sustentabilidade, com a parte das pessoas serem saudáveis. Ele deve passar algum conhecimento para os moradores, para os funcionários, e implantar várias alternativas que, além de tudo, gerará economia para o condomínio que representa.

Nós da Seu Síndico Administradora de condomínios em BH somos capacitados para administrar o seu condomínio, seja ele convencional ou não. Também podemos dar todo o suporte necessário para que possa ser realizada qualquer modificação na estrutura do edifício para um modelo Saudável e Sustentável.

Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora e síndico profissional BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh – mudança já, Administradora de Condominio bh – novas regras boletos, Administradora condominios bh – tabela defasada IRPF, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre, Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem, Administradora de condominios bh – jardins internos, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem


Comente com o Facebook

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: