Principais erros cometidos pelo síndico

Principais erros cometidos pelo síndico

  • Leis

Principais erros cometidos pelo síndico

Em um condomínio, a função de síndico não é para qualquer um. Lidar com reclamações, tarefas, cobranças, diálogos, exigências dos moradores, direitos e deveres, não é uma tarefa fácil. Tudo isso exige grande responsabilidade e dedicação, independente do gestor ser novo ou já ter alguma experiência. E é devido a esse acúmulo de obrigações que muitos acabam cometendo vários erros. Dentro desse cenário, as responsabilidades do síndico não podem ser ignoradas, negligenciadas e muito menos esquecidas. Pensando nisso, listamos, neste artigo, os principais erros cometidos pelo síndico. Veja quais são eles e aprenda a evitá-los. Confira!

Quase impossível não cometer algum deslize

O condomínio é uma célula da sociedade cada vez mais importante. Por isso é exigida uma gestão com muita transparência, muita dedicação, organização e responsabilidade por parte do síndico, que responde por todos os problemas, medidas e implementações feitas para os condôminos. Faz parte do seu papel conquistar a empatia dos moradores, para que eles também possam colaborar ativamente com o dia a dia da administração, seja integrado com as modificações ou participando das decisões.

O que se deve ter em mente é que o síndico é a pessoa que vai manter a ordem, fazer os pagamentos de salários e encargos, cuidar da inadimplência e ainda garantir o bem-estar e a segurança de todos. Por isso é quase impossível não cometer algum deslize. Muitas vezes, não por incompetência, mas pelo número de atividades delegadas.

Principais erros cometidos pelo síndico

Veja, a seguir, os principais erros que os síndicos cometem hoje em dia:

Falta de ética

O síndico deve adotar princípios éticos na sua gestão. Fazer o bem, estar alinhado com a legislação, querer realmente integrar as pessoas de uma forma ética. E quando falamos em ética, não é simplesmente não roubar, não lesar o condomínio, é muito mais do que isso. Quando você utiliza o cargo para benefício próprio é falta de ética.

Imagine um prestador de serviços que vai pintar o condomínio e o síndico aproveita e pinta a sua unidade sem pagar nada. Não houve nenhum desfalque, mas essa atitude é antiética.

Para que você tenha autoridade no seu condomínio, na sua gestão, é preciso que você se mantenha ético. Seja justo com as pessoas, independente de fazerem ou não oposição a sua administração. O país vive uma crise de caráter e o síndico precisa, dentro dessas comunidades chamadas condomínios, dar o exemplo, ser ético, agir corretamente.

Exposição dos inadimplentes

Esse é um erro gravíssimo. O síndico não deve expor uma lista com o nome de inadimplentes, isso causa constrangimento ao devedor.

Se há um problema de inadimplência alta no seu condomínio, procure fazer uma cobrança eficaz e vá pessoalmente cobrar essas pessoas, ou contrate uma empresa especializada para fazer essa cobrança. Mas nunca colocar à disposição de moradores essa lista de inadimplentes. Inclusive pode trazer um dano moral contra o condomínio.

Portanto não a divulgue, nem em assembleias, nem em murais, para constranger os moradores devedores.

Ao divulgar os relatórios e os balancetes financeiros, o síndico pode demonstrar o número de condôminos que estão em débito e o valor total dessa dívida, mas não pode citar nomes ou números de apartamentos.

Obras sem aprovação

Outro erro é quando o síndico faz obra sem autorização prévia da assembleia. Isso é comum com síndicos mais inexperientes. Futuramente, acabará tendo problemas porque as pessoas podem contestar na justiça, podendo fazer com que o síndico devolva os valores gastos para o condomínio. Eles têm o direito de cobrar o ressarcimento dos valores, cabendo ao síndico arcar, por conta própria, com o prejuízo.

Exponha em uma assembleia as obras que são necessárias, para que você possa realizá-las com tranquilidade. Obras emergenciais é que podem ser realizadas sem aviso prévio, mas logo em seguida deve-se dar o conhecimento em assembleia para os demais condôminos. Nesse caso, ele deve informar o prazo para o início e o término da obra, esclarecer por que ela deve ser executada com urgência e informar os custos de todo o procedimento.

Falta de comunicação

Outro erro, não menos importante, é quando o síndico não se comunica de forma adequada com os moradores. Ele até pode pensar que está havendo uma comunicação, mas ela é inadequada. Às vezes há um excesso de informação, o que a torna ineficaz, que não gera transparência. O síndico deve ser objetivo e claro.

Tenha uma rede de comunicação. Não só o livro de ocorrência que fica na portaria, mas ter um e-mail direto como síndico, ter um horário de atendimento pessoal, ter um site do condomínio em que são colocadas as principais ações que estão sendo adotadas… Enfim, são muitas as opções dentro desse vasto campo tecnológico.

Realize a forma de comunicação mais adequada, para que as pessoas entendam que a sua gestão também é transparente. Lembre-se de que você é o mediador entre o condomínio e os moradores, portanto, ela é sempre importante e necessária para evitar problemas.

Descontos a inadimplentes

Outro erro comum é quando o síndico quer oferecer descontos para os condôminos. Uns pensam que podem fazer isso porque naquele momento ele é o “dono” do condomínio. Outros querem fazer média com os moradores e acabam concedendo um desconto ilegal, pois o dinheiro não é dele, mas dos moradores.

Portanto, é ilegal o síndico oferecer descontos de multas e juros para os condôminos. O máximo que ele pode fazer é parcelar a dívida, mas nunca dar descontos.

Assembleias irregulares

Muitos síndicos realizam assembleias irregulares, seja pela convocação, pela aprovação de itens que não estão na pauta, ou até mesmo itens que foram aprovados e que dependem de quórum específico, e foram aprovados de maneira ilegal.

 Tome muito cuidado, procure fazer um planejamento para as suas assembleias, para que você não tenha, no futuro, alguém questionando uma ilegalidade e ter que desfazer tudo aquilo que foi aprovado.

Condomínio sem seguro

Não manter em dia o seguro do condomínio também é um dos principais erros cometidos pelo síndico (seguro contra incêndio e vistoria de bombeiros). O síndico deve saber que são obrigatórios, e que não precisa pedir autorização ao conselho nem à assembleia para a sua manutenção.

Não deixe de fazer nem deixe vencer o seguro do seu condomínio.

Corrupção ativa

Desvio de valores, orçamentos superfaturados em obras do condomínio e uso de recursos financeiros arrecadados para fins pessoais é a pior demonstração de caráter de qualquer gestor. Ele está abusando da confiança de outros moradores, que é pior do que abusar da sua autoridade como síndico.

O síndico deve ser transparente e manter todas as atividades visíveis aos condôminos.

A falta de preparo para prestação de contas

A prestação de contas é fundamental, e muitos síndicos não se preocupam muito com essa questão. Ele deve realizá-la mensalmente e se disponibilizar a esclarecimentos sobre possíveis dúvidas que podem surgir. Manter a transparência sobre os valores arrecadados, o quanto foi arrecadado em determinado período e de que forma foi utilizado esses recursos financeiros é muito importante.

Elabore com antecedência um relatório, com gráficos, slides, mostrando a posição financeira, as obras, as inadimplências, etc… Nesse caso a administradora de condomínios é fundamental para o síndico morador, é ela que irá auxiliá-lo dentro desse contexto.

Importância da profissionalização

A profissionalização está sendo cada vez mais obrigatória para gerir condomínios mais complexos. Na verdade, não é um síndico profissional, mas um síndico mais capacitado, mais habilitado. Essa capacitação se mostra cada vez mais importante, não só com relação ao número de unidades, que sabemos que gera uma complexidade maior; mas a necessidade em função das exigências tributárias, legislações… Não só o síndico, mas também a administradora, estão cada vez mais comprometidos em atender todas essas exigências e garantir a segurança para todos os moradores.

Conclusão

Esses foram os principais erros cometidos pelo síndico. O que se pode concluir é que ele deve ser organizado, deve saber administrar os recursos de acordo com a demandas e deve ter boa habilidade de comunicação. Portanto, esteja sempre atento para não ser passível de erros.

Todos nós erramos. O importante é analisar os erros e corrigi-los. Então preste atenção aos erros que você, síndico, comete. Estude sobre o condomínio e faça uma análise, um planejamento para corrigir. Não fique cômodo na sua gestão, faça uma autoanálise para a correção e para a melhoria contínua. Administrar é isso: estar sempre melhorando, atendendo às expectativas das pessoas e buscando sempre a melhor eficiência.

 

Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condomínio em BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh – mudança já, Administradora de Condominio bh – novas regras boletos, Administradora condominios bh – tabela defasada IRPF, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre, Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem, Administradora de condominios bh – jardins internos, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat