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Administradora de condominios em bh – Danos morais

Administradora de condominios em bh – Danos morais

Administradora de condominios em bh – Danos morais entenda melhor

Diferentemente dos casos de dano material, nos quais existe prejuízo financeiro, na injúria moral não há como quantificar as perdas. Ainda assim, as vítimas têm direito a indenizações, geralmente fixadas pela Justiça para reparar a dor pelo constrangimento e, ao mesmo tempo, impedir que o ofensor pratique novamente o ato. A penalidade será dependente do tipo de fato que originou o dano moral. Por exemplo, se for assédio moral, pode gerar danos morais em pecúnia que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Se for discriminação culminada com a dispensa de um empregado, pode gerar reintegração, danos morais e até danos materiais. Se for agressão verbal, o empregado pode até fazer boletim de ocorrência na delegacia e depois alegar que sofreu assédio moral e pedir danos morais na Justiça do Trabalho.

É possível, ainda, que a vítima de danos morais tenha acesso ao que os especialistas chamam de reparação não-pecuniária, como um direito de resposta, por exemplo, com o objetivo de reparar parcialmente a injúria.

Administradora de condominios em bh – Danos morais nos condominios

Nos casos de danos morais em condomínios fica a questão: quem será o responsável pelo pagamento, o condomínio como um todo ou o ofensor individualmente? Segundo os especialistas, a decisão depende de cada caso. Falando de modo geral, em relação ao condômino, se o funcionário do condomínio provar que está seguindo ordens do síndico poderão ser acionados síndico e condomínio, pois o funcionário é mero representante. Da mesma forma, em relação ao funcionário, sendo o mais indicado acionar o síndico e a administradora de condominios em bh.

Na maior parte dos casos, cabe ao condomínio responder judicialmente pelos danos morais perpetrados seja por seus funcionários ou por seus condôminos. Uma decisão que acaba pesando no bolso de todos. Na grande maioria das vezes, é contra a pessoa jurídica do condomínio que a pretensão é deduzida em juízo, de uma maneira lógica, pois a garantia de recebimento de eventual indenização aumenta significativamente.

Administradora de condominios em bh – Danos morais, como evitar?

Como gestor condominial e responsável pelo bem-estar da unidade, o síndico pode primar por um ambiente livre dos perigos dos danos morais. Uma dica importante é nunca usar adjetivos na hora de falar sobre funcionários e condôminos. Orientar colaboradores para lidar com condôminos, evitando conflitos desnecessários, é outro caminho necessário a seguir.

É preciso também deixar clara aos moradores a premissa de respeito aos empregados. Em reclamações de moradores sobre decisões ou atos de funcionários, é preciso dar retorno sempre ao morador, informando se o funcionário foi reorientado ou se estava correto, explicando o porquê de tal conduta existir. Se o morador acreditar que sua reclamação à administração não recebeu atenção, em outra ocasião ele tentará resolver o problema à sua maneira. Se ele, entretanto, receber uma resposta embasada, continuará a exercitar este tipo de canal para resolver sua divergência com funcionários.

A prevenção total dos danos morais é impossível. Cabe então ao gestor condominial minimizar ao máximo a possibilidade de ocorrência: É impossível a prevenção total, mas há a redução de riscos. Há diversas opções: desde contratação de seguro de danos morais até elaboração de cartilhas explicativas para os empregados e moradores do condomínio. Oferecer treinamentos de prevenção explicando aos empregados o que é dano moral e quais seus riscos é uma boa opção também.

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