Manutenção do condomínio: 7 coisas que não devem ser esquecidas

Manutenção do condomínio: 7 coisas que não devem ser esquecidas

Cuidar da manutenção do condomínio deve ser uma das principais preocupações do síndico. Dessa forma, ele garante a segurança e evita que acidentes aconteçam, não apenas com os moradores, mas também com os funcionários e visitantes. Mas realizar essa tarefa não é algo tão simples, já que são muitos os detalhes e cuidados que não podem e não devem ser deixados de lado. Você sabe como avaliar as condições do seu condomínio, saber qual o real estado de estruturas, instalações hidráulicas, elétricas, pintura, etc..? Para te ajudar, separamos uma lista com 7 coisas que não devem ser esquecidas na hora de fazer a manutenção do seu condomínio. Veja esses itens essenciais para você checar e ficar por dentro de como está a saúde de seu condomínio. Confira!

Por que é necessário fazer a manutenção do condomínio?

Fazendo a manutenção do condomínio evita-se acidentes decorrentes de falhas na construção, como desabamentos, incêndios, quedas de marquises e fachadas, vazamentos, infiltrações e tantas outras mazelas provenientes de descuidos com a edificação. E tudo isso pode ser evitado com medidas preventivas simples, de longo prazo, através de um planejamento, iniciado com a Inspeção Predial para a posterior implantação do plano de manutenção. Esse plano garante um bom desempenho do condomínio, a segurança e o conforto de todos os que ali se encontram.

As falhas detectadas serão devidamente analisadas e classificadas conforme o grau de risco apresentado. Assim, o síndico poderá ter um direcionamento de tudo o que precisa ser feito e a ordem cronológica com que deverão ser realizados. Dessa forma, é possível fazer um planejamento de todos os gastos e a racionalização dos serviços.

Todos sempre atentos

Não apenas os síndicos, mas as pessoas que fazem a administração condominial – até mesmo quem tem a pretensão de assumir o cargo – precisam sabem como é que o condomínio se encontra, como as áreas estão disponibilizadas, se há algum tipo de problemas, etc.. É muito importante ter um retrato fiel do local, uma fotografia real daquilo que realmente está acontecendo no condomínio. Assim a manutenção poderá ser feita de forma mais adequada.

De olho no manual do síndico

Sempre que houver um problema de manutenção no condomínio, cheque com a empresa que fará o trabalho se ela já teve acesso ao manual do síndico. Lá consta importantes informações que devem ser seguidas, como um programa de manutenção mais adequado à edificação. Há uma série de situações previamente planejadas nesse documento.

Deve-se verificar se a empresa está em sintonia com a edificação. Tendo a interação com a empresa e a periodicidade das manutenções que precisam ser feitas, o condomínio terá uma relação custo-benefício muito positiva. E o síndico poderá seguir fazendo a sua gestão da melhor forma possível.

Manutenção do condomínio: 7 coisas que não devem ser esquecidas

Dentre tantas coisas importantes que não devem ser esquecidas na manutenção do condomínio, citamos 7, consideradas fundamentais para um bom funcionamento do edifício. São elas:

1) Para-raios

O síndico deve providenciar a manutenção do para-raios pelo menos uma vez por ano. Deve-se procurar uma empresa habilitada e solicitar que se faça uma inspeção a emisão de um laudo, além da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

2) Elevadores

O elevador também precisa ser fiscalizado e conservado por uma empresa especializada que emita o RIA (Relatório de Inspeção Anual) e recolher uma ART. Antes de realizar a manutenção do condomínio, o síndico deve verificar se a empresa é cadastrada no Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis).

3) Gás

Essa manutenção é super importante, afinal, de vez em quando ficamos sabendo de acidentes graves devido ao vazamento de gás dentro de unidades. Todas as instalações devem ser inspecionadas, sendo a central pelo menos uma vez ao ano e os ramais individuais a cada três anos. O síndico não pode esquecer de solicitar a emissão do laudo e recolher a ART.

Importante

Caso seja notada uma mudança brusca na conta e no gasto de gás, isso é sinal de que há vazamento. Deve-se, portanto, adiantar a inspeção e pedir ajuda para os moradores ficarem atentos.

4) Sistema elétrico

Também de extrema importância na manutenção do condomínio é a verificação das instalações elétricas. A inspeção deve ser realizada semestralmente. O fio terra, o sistema de aterramento e mau contato devem ser observados. Lembrando que o síndico deve contratar sempre uma empresa especializada, e obter os devidos comprovantes.

5) Bombeiro

Para que a prevenção de incêndio esteja em dia, a renovação deve ser feita de dois a cinco anos, conforme a região e o tamanho do imóvel. O Corpo de Bombeiros precisa inspecionar e emitir o AVCB (Auto de VIstoria do Corpo de Bombeiros). Extintores, mangueiras, placas de sinalização nas áreas comuns, alarmes, entre outros equipamentos devem ser verificados.

O síndico é o responsável por manter os extintores em dia, portanto, deve sempre estar de olho na validade de cada um.

6) Portões/Alarmes/Interfones

Itens fundamentais no condomínio, já que a segurança fica comprometida com o mau funcionamento de algum desses aparelhos. Por esse motivo o síndico deve ter um contrato com uma empresa que garanta o atendimento de forma rápida e a manutenção desses sistemas.

7) Caixa d’água

A limpeza da caixa d’água é obrigatória e deve ser feita anualmente. O síndico deve chamar um profissional qualificado, pois, se a sujeira cair na tubulação, poderá ocorrer um entupimento que a levará para o encanamento das unidades.

Conclusão

Viu como a manutenção do condomínio é importante? Realizá-la periodicamente garantirá sempre a saúde do seu edifício.

Lembre-se de contratar empresas de engenharia qualificadas, que o auxiliem na questão de interpretação, leitura de manuais, checagem de inspeções, elaboração do programa de manutenção. Elas te darão o suporte necessário para que a manutenção do condomínio seja feita do jeito certo, evitando possíveis dores de cabeça futuramente.

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat