Que tipo de síndico você gostaria de ser?

Que tipo de síndico você gostaria de ser?

Atualmente há os mais variados perfis de síndicos nos condomínios: de moradores a profissionais, do mais sério ao mais alegre, do meticuloso ao descuidado; enfim, há diversos estilos de gestão e gestores. O perfil do gestor é fundamental para que sua administração seja bem-sucedida, aceita pelos moradores e, o mais importante, seja eficiente. No artigo de hoje traçamos alguns perfis de síndicos. Veja as características de cada tipo e em qual deles você deve se espelhar para cumprir com a sua função de gestor. Confira!

Imagem do síndico

Foi-se o tempo em que a figura mais comum do síndico era a daquele senhor aposentado que passava as tardes no condomínio, conhecia os moradores pelo nome e que até mesmo se sentia um pouco o dono do local. Atualmente, essa visão tão comum não se encaixa mais. Com a modernidade atrelada ao progressivo aumento da população – o que consequentemente aumentou o número de condomínios – e ao avanço tecnológico, houve a necessidade de síndicos mais preparados, mais qualificados para a ocupação do cargo.

O síndico é o administrador dos interesses comuns da coletividade, e sua função é vital para o bom e correto andamento do condomínio. Cabe a ele, dentre outras funções, zelar pelos interesses comuns dos condôminos, pelo respeito às normas próprias, assim como zelar pela conservação e manutenção das áreas comuns. Nesse sentido, é fundamental que a pessoa que ocupe este cargo esteja atenta e atualizada com relação à legislação e tudo o que envolve a vida condominial.

 

Leia: Sou síndico, e agora?

Que tipo se síndico você é? Que tipo de síndico você gostaria de ser?

O síndico, como dito, é um administrador dos interesses comuns e sua função é vital para o bom e correto andamento da vida em condomínio. Confira, a seguir, três tipos de síndicos e veja se você se identifica com algum ou alguns deles:

Síndico assertivo

O síndico assertivo fala de forma clara e direta. Ele sabe explicar de forma sucinta, fácil, e que as pessoas conseguem entender. Ele se preocupa em fazer perguntas para os condôminos porque ele quer saber suas opiniões – isso é muito importante para ele.

Tem conhecimento da legislação, sabe como é a Convenção, o regulamento interno, enfim, ele tem muito conteúdo. Está sempre munido de informações para poder falar de forma objetiva com toda a coletividade condominial. É uma pessoa direta, que resolve tudo o que aparece de forma mais rápida. Ele sabe lidar com as situações do dia a dia do condomínio com muita facilidade.

É um síndico que se capacitou, tem conhecimento, um bom argumento para conversar com todos em qualquer situação, seja em particular ou em uma assembleia condominial. É a melhor característica para um síndico, ser assertivo com seus condôminos dentro do seu condomínio.

Síndico agressivo

O síndico agressivo costuma fazer comentários negativos, seja de moradores, de funcionários, do condomínio. Ele tem ouvidos para comentários negativos. Tenta convencer as pessoas de que ele faz favores desinteressadamente. Geralmente esse tipo de gestor costuma usar palavras de baixo calão no dia a dia. Acho que não é um tipo de síndico que você gostaria de ser, não é mesmo? Ou se você, por acaso, é assim, esta é uma ótima oportunidade para repensar seu perfil não acha?

Síndico passivo

A característica do síndico passivo é que ele fala sem ter muita convicção no que está falando. Isso porque não estuda muito, não procura saber, se munir de informações para poder interagir com a coletividade. Falta um pouco de segurança. Volta muito atrás nas suas opiniões porque geralmente não tem argumentos. Ele ouve, conversa, concorda, e meia hora depois volta atrás, ou seja, não demonstra ter uma postura firme. Ele usa palavras vagas e procura sempre não se comprometer.

 

Leia: Como redigir e distribuir ata de assembleia

Dicas para você, síndico

Independente do seu perfil de síndico, veja algumas práticas importantes para ser um bom gestor:

 

1 – Lembre-se sempre de que, independentemente de serem ou não amigos do síndico, todos os moradores possuem os mesmos direitos e deveres. Uma boa gestão também depende da democracia que envolve as relações.

 

2 – O síndico deve administrar tanto o condomínio quanto os moradores.

 

3 – O síndico deve ser proativo, buscando sempre incentivar aqueles moradores que não participam muito das questões que envolvem o condomínio. Tente trazê-los para a gestão, estabelecendo grupos segundo interesses.

 

4 – Se a maioria dos moradores forem participativos na administração, o gestor deve ter uma postura conciliadora, de negociação. Dessa forma, poderá ouvir ideias sem causar a impressão de que não há a participação de todos.

 

5 – O síndico deve organizar um Conselho Consultivo eficiente, em que os membros devam ser atuantes, responsáveis e que todos confiem.

 

6 – Seja um síndico democrático, ouça sempre os moradores. Afinal, eles também utilizam os serviços e usufruem dos espaços do condomínio.

Conclusão

Como você pode observar, mostramos três características de síndico. Qual o síndico que você gostaria de ser?

Você deve ter em mente que nenhum perfil é perfeito, nem serve para todos os condomínios. Cada tipo de síndico tem um estilo próprio de gerenciar. O fundamental é que todos estudem e busquem informações sobre gestão, o que é essencial para a boa convivência com a coletividade condominial. Uma gestão séria, compartilhada, pública e responsável é, sem dúvidas, o caminho para uma gestão de sucesso.

 

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat