Como lidar com procedimentos de emergência em condomínios

Como lidar com procedimentos de emergência em condomínios

Vazamentos de gás, brigas e agressões entre vizinhos, princípios de incêndio, quedas de energia, assaltos, elevadores parados, portões automáticos quebrados, panes… Quem é ou já foi síndico sabe que situações de emergência como essas costumam ser mais comuns em condomínios do que se imagina. E por mais que medidas preventivas sejam adotadas, nem sempre é possível evitar problemas, já que muitas vezes não dependem apenas da organização condominial. Por isso a recomendação é sempre saber os procedimentos de emergência em condomínios, com o intuito de conseguir contornar qualquer contratempo. No artigo de hoje você saberá como agir caso aconteça alguma dessas situações. Confira!

Importância de uma manutenção em dia

É responsabilidade do síndico assegurar o bom funcionamento do condomínio, por isso que uma boa manutenção traz benefícios significativos. Ela previne surpresas desagradáveis em toda a infraestrutura de um edifício, com cuidados com os sistemas elétrico, hidráulico, segurança, incêndio, comunicação… enfim, a partir dela é possível manter todos os serviços do prédio funcionando como se fossem novos, garantindo que o condomínio seja preservado e a segurança esteja garantida.

Além da manutenção em dia, funcionários bem instruídos para lidar com eventualidades e números de telefone úteis em ordem e atualizados podem ajudar a minimizar o desconforto causado por situações emergenciais.

Leia: Como fazer uma boa gestão de condomínio

Como lidar com procedimentos de emergência em condomínios

Saiba como agir caso aconteça algumas dessas situações:

Incêndios

É responsabilidade do condomínio ensinar os condôminos e colaboradores a saberem agir em caso de sinistro ou incêndio. O ideal é que seja oferecido um curso de brigadista uma vez ao ano, ministrado por um membro do corpo de bombeiros. Caso aconteça alguma ocorrência, todos saberão como agir, utilizando os equipamentos necessários para controlar o fogo até a chegada dos bombeiros.

Brigas entre condôminos

O síndico não é responsável por separar ou amenizar brigas entre condôminos. Se os conflitos violarem as normas estabelecidas pelo condomínio, o que deve ser feito é a aplicação de multas e advertências. Se a segurança do prédio for ameaçada, o ideal é acionar a intervenção policial. O síndico também deve contar com uma equipe de funcionários bem preparada para ajudar a controlar essas situações.

Quedas de energia

A primeira coisa a se fazer é verificar se há pessoas presas no elevador. Se for o caso, deve-se chamar a empresa de manutenção responsável ou o corpo de bombeiros. Além disso, o condomínio deve manter lanternas com baterias carregadas na portaria, assim haverá luz suficiente para abrir os portões do prédio manualmente e guiar os condôminos até suas unidades (ações válidas para condomínios sem geradores de energia).

Vazamento de gás e água

Nos casos de vazamento de gás, o ideal é fechar o registro do prédio e esvaziar o local que está sendo afetado. Em seguida, deve-se entrar em contato com a distribuidora de gás ou, em situações graves, acionar o corpo de bombeiros.

Para vazamentos de água, geralmente os funcionários do condomínio conhecem os ramais de encanamento. Assim, a intervenção pode ser feita mais diretamente. Deve-se fechar o registro, para que outros moradores não sejam prejudicados, identificar o motivo e realizar os reparos necessários.

Elevadores parados

Quando isso acontece, deve-se verificar se há pessoas no elevador. Se positivo, o resgate deve ser feito pelo corpo de bombeiros ou por uma empresa especializada de manutenção. Não tente socorrer os passageiros por si só. Isso trará riscos tanto para as vítimas quanto para o resgate.

Conclusão

Essas são algumas dicas para saber como lidar com procedimentos de emergência em condomínios. De canos estourados à brigas entre vizinhos, o síndico deve estar preparado para agir e saber como atuar nas mais variadas situações.

Conhecer os procedimentos de emergência em condomínios é fundamental para manter a segurança e a harmonia entre toda a coletividade.

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH  temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH

 

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat