O cargo de sindico, é uma das mais importantes funções na realização da gestão de um condomínio. Logo, para se sobressair nesse setor e prestar um serviço com qualidade, é necessário buscar por diversas habilidades e aprender lidar com problemas.
Se você está pensando em se tornar um sindico profissional saiba que deverá ser legalmente eleito, a fim de ter seu cargo de forma legitima. Além disso, outro fator importante, os candidatos a síndicos, não podem possuir CPF negativado nos órgãos de proteção ao crédito, caso o condomínio venha a estabelecer a regra do síndico ficha-limpa.
Entre tantos compromissos assumidos a se tornar síndico, é necessária uma boa organização das tarefas e do tempo. Confira agora itens que podem fazer com que você seja o melhor síndico profissional do mercado. Vamos lá!
1-Planeje bem sua gestão
Faça o planejamento da gestão condominial, desta maneira, desenvolva um plano de ação, de acordo e plausível com seu tempo de gestão.
Assim é preciso que o síndico, tenha o total controle, elaborando estratégias que devem ser realizadas a curto, médio e longo prazo, colocando nas prioridades de atividades para o bom funcionamento do condomínio.
É importante que você tenha esse planejamento registrado em planilhas ou agendas de forma organizada. Faça uma lista de todas as tarefas do condomínio que você necessita fazer no seu cotidiano, e faça o acompanhamento do desenvolvimento das funções.
Além disso, tenha organizado sempre o cadastro os dados de todos os fornecedores, prestadores de serviço e dos próprios moradores, para deixar rápido o contato em situações de emergência.
Uma ótima sugestão é o uso softwares de gestão de condomínio para o armazenamento destas informações.
2-Esteja sempre atento com as leis
É impossível você ter uma rotina organizada, caso desconheça a legislação que regulamenta o funcionamento dos condomínios.
Ao estar inteirado das mudanças da legislação, você terá mais autoridade no momento de tomar decisões que tenha impacto na administração de condomínios evitando assim eventuais problemas como multas ou fiscalizações em geral, por exemplo.
Tenha sempre em mente a convenção do condomínio e artigos que regem esse segmento do novo Código Civil (também conhecidos como nova lei dos condomínios) para saber melhor sobre as peculiaridades.
3-Tenha a responsabilidade sobre a manutenção
Durante o processo de se tornar um sindico profissional, busque conhecer quem é zelador do condomínio e quais são as demandas de manutenção do prédio. Desta maneira, faça uma lista e verifique cada um dos fatores, que merecem ser acompanhado com mais cuidado — como elevadores, portões, jardins e sistema de segurança.
Caso seja possível, faça contratos de manutenção com empresas especializadas, sempre fazendo três orçamentos antes de contratar algum serviço.
4-Estabeleça uma boa relação interpessoal
Outro ponto fundamental, é preciso que o síndico saiba conduzir bem a reunião de condomínio, contando sempre com a opinião dos condôminos para as tomadas de decisões, a aprovação (ou não) das contas do período, a escolha do síndico, entre diversos outros fatores que contribuam para uma boa relação entre os moradores.
Uma ótima forma de otimizar o trabalho e organizar a gestão ouvindo a opinião dos moradores. Converse com os condôminos sobre suas dúvidas, exigências de prestações de contas, reclamações e conflitos.
Tenha a certeza de que todos estão sabendo todas as regras do condomínio, e sobre como sua gestão impactam no orçamento, planejamento e funcionamento do prédio.
5-Conte com uma ajuda especializada
Poder contar com profissionais especializados na gestão de condomínios também pode otimizar e ajudar o seu cotidiano, uma vez que a administradora dará o auxílio preciso para que as suas tarefas sejam realizadas da melhor forma possível.
O síndico vai se sentir bem mais seguro no momento da tomada de decisões, já que a administradora funcionará como sua assessora contábil, administrativa jurídica e de recursos humanos.
Conte com a Seu Síndico! Possuímos um pessoal capacitado para um atendimento personalizado, ou seja, técnicos graduados nas áreas de finanças, administração e contábeis. E toda a equipe está comprometida com a solução e resolução de eventuais problemas que possam ocorrer.
O que achou do nosso artigo? Aproveite, para ler mais textos como este em nosso blog e se torne um sindico ainda melhor.
Siga também a gente pelas nossas redes sociais.