Como ser um síndico de sucesso

Como ser um síndico de sucesso

Ser síndico é uma profissão que exige muitas características, habilidades e muita determinação para controlar um condomínio com diversos condôminos. É um cargo muito importante para o bom andamento da coletividade condominial. É como se fosse o gerente de uma empresa que dá o máximo de si, com todo o seu potencial, para conseguir obter resultados sempre positivos. Se você já está no cargo ou pretende assumir essa função, veja, no artigo de hoje, algumas dicas de grande valia que irão lhe ajudar muito na organização da sua gestão, de maneira que você possa ser considerado um síndico de sucesso. Confira!

Atitudes fundamentais para gerir o condomínio com sucesso

Para ser um síndico de sucesso, além da grande responsabilidade e organização, é necessário ter conhecimentos variados e, também, alguns requisitos e ferramentas adequadas. Acima de tudo, precisa saber lidar com pessoas dos mais variados tipos e temperamentos e ter flexibilidade quanto ao atendimento de todos e de suas obrigações.

Como ser um síndico de sucesso

Veja, a seguir, as dicas que preparamos para que você possa ser um síndico de sucesso:

Gestão participativa

O síndico precisa ter uma gestão participativa. Ele vai conseguir isso trazendo toda a massa condominial para próximo dele. Uma das maneiras é manter um calendário de Assembleias periódicas para que possa escutar todas as necessidades e dessa forma planejar suas ações.

Reuniões do Conselho

Convide os condôminos para participarem da gestão do condomínio, sempre que o seu grupo se reunir. Envie um comunicado aos moradores avisando a hora e local da reunião. Não deixe pequenos problemas se acumularem, aproveite essa reunião para resolver alguns casos, e o melhor, como você estará com outras pessoas, conselheiros e subsíndico, não fica algo pessoal se alguma decisão for tomada e não agradar um morador. Ele terá consciência de que foi tudo decidido de forma transparente e coletiva.

Assembleias com pautas objetivas

O síndico deve preparar pautas curtas e objetivas, com os assuntos a serem tratados por ordem de importância. Procure não perder tempo com temas que não estejam na pauta. Coloque um tempo previsto para cada um dos assuntos abordados. Isso é fundamental para que as reuniões sejam diretas e sem enrolações.

 

Funcionários comprometidos

O síndico precisa ter funcionários comprometidos com o condomínio. Através de um cronograma de atividades, treinamentos e reciclagens, ele vai conseguir manter que a sua equipe possa estar sempre motivada na execução das suas tarefas, entregando assim, um condomínio cada dia melhor para os moradores.

Acompanhamento das manutenções

Obrigatórias para o condomínio. O síndico precisa manter um calendário para que ele possa acompanhar todas as manutenções que precisam ser realizadas durante o período dentro do condomínio, como por exemplo para-raios, limpeza dos reservatórios, recarga dos extintores, seguro obrigatório, dentre outros.

Planejamento financeiro

Um síndico de sucesso precisa ter o controle de todas as contas a receber e a pagar do condomínio. Deve fazer a gestão da inadimplência e controlar o fluxo de caixa, em cima da sua tomada de decisão financeira, que deve ser baseada no planejamento financeiro aprovado na assembleia geral ordinária anual.

A administradora

Um parceiro para te ajudar em todas as questões fiscais e financeiras é primordial, aqui no nosso país, as leis mudam, os impostos mudam …por isso o síndico vai ter a administradora como o seu braço direito na sua gestão. Dentro dela, ele vai encontrar assessoria e orientação sobre legislação, legislação trabalhista, jurídica e toda a parte administrativa e contábil para que sua gestão possa ficar cada vez mais confiável e transparente aos condôminos. Procure realizar pelo menos uma reunião ao mês com ela, para acertar os assuntos financeiros e acompanhar a gestão. É imprescindível para o bom trabalho de ambos que o contato seja frequente.

Divisão das responsabilidades com o Conselho

Um síndico de sucesso deve tentar evitar ao máximo decisões pessoais. Ele deve manter o Conselho sempre informado sobre as contas, aquisições e outras ações administrativas. Sempre que necessário, convoque-o para ajudar na tomada de decisões importantes.

Fundo de Reserva

Um síndico bem organizado tem sempre um fundo de reserva, para gastos imprevistos no condomínio. Com esse fundo, o gestor garante que o condomínio não fique no vermelho. Ele é muito importante para não precisar fazer rateios extras para cobrir o caixa. O valor deve ser estipulado pela Convenção junto com os condôminos.

Não deixe tudo para novembro e dezembro

Procure dividir os gastos extras de final de ano, como o 13°, em parcelas rateadas durante o restante do ano para não onerar a folha de pagamento antes do Natal.

Segurança

O síndico de sucesso deve ter em mente que a proteção da área comum é quesito fundamental na segurança do condomínio. Por isso ele deve estar atento ao bom funcionamento das câmeras, cercas elétricas, sensores de iluminação; cuidar dos muros e arredores do prédio usando cercas elétricas. Além de uma combinação com vigias e procedimentos realizados com os moradores. Isso garante a segurança de todos.

Informação para economizar

O síndico de sucesso deve estar por dentro de inovações que possam resultar em economia para o condomínio, como por exemplo, o sistema de captação de água de chuva.

Atenção aos detalhes

Um síndico de sucesso deve dar atenção aos detalhes, em especial a apartamentos fechados, poços de elevadores, jardins e outros lugares que possam acumular água.

Conclusão

Gostou das dicas de como se tornar um síndico de sucesso? Lembre-se sempre de tomar as decisões sempre pensando no bem da coletividade condominial. Isso requer comprometimento, respeito e colaboração, sempre observando e fazendo com que todos cumpram as regras internas do condomínio. Mas para isso é necessário organização. Tente ser o profissional que todo condomínio sonha em ter. Você terá sucesso em sua gestão, quanto maior for o ganho para o condomínio.

Portanto, reúna essas dicas, coloque a mão na massa e tenha sucesso em sua jornada!

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat