Gestão de Funcionários – Como aplicar em condomínios?

Gestão de Funcionários – Como aplicar em condomínios?

Uns dos principais pilares que auxilia o gestor de um condomínio a gerir o prédio são os colaboradores. Apesar de não ser exatamente uma empresa, a gestão de funcionários deve agir como tal. Eles são indispensáveis pelo funcionamento do condomínio, seja nas manutenções, na limpeza, ou na gestão financeira e administrativa.

Além disso, a forma de administrar os condomínios está mudando muito com o passar dos anos, principalmente na área de gestão de funcionários. Para entender mais sobre esse assunto e essas mudanças, acompanhe esse artigo. Vamos lá!

Aplique uma boa gestão de funcionários

O síndico não é só aquela pessoa que vistoria o prédio e é quem é chamado para resolver algum problema. Ele é o administrador que tem que estar disposto a estudar, se preparar realmente para o cargo.

É também importante montar um grupo de gestão, contendo subsíndico e conselheiros, para auxiliar na administração e saber lidar com a gestão dos colaboradores. Para entender um pouco mais sobre gestão de funcionários, é necessário saber que essa atividade às vezes se confunde com o trabalho de recursos humanos (RH).

Entender que são os colaboradores que fazem o sistema funcionar. Desta maneira, eles precisam estar motivados e satisfeitos não só com o ambiente de trabalho, mas também com as tarefas que executam. É trabalho de o gestor desenvolver uma equipe de alta qualidade, para que os colaboradores se sintam valorizados.

A gestão tem o papel de investir em treinamentos aos colaboradores, assim, priorizando o conhecimento e fortalecendo as habilidades, maior será a qualidade dos serviços prestados.

Realize o treinamento e forneça o equipamento de proteção individual

Sempre ofereça aos colaboradores sobre os treinamentos para a utilização do equipamento de proteção individual. Esses equipamentos são responsáveis pela proteção e integridade do indivíduo com o fim também de diminuir os riscos do ambiente de trabalho e promover a saúde, bem-estar e evitar os acidentes e doenças ocupacionais.

Incentive a participação

Valorize e incentive a participação dos colaboradores no processo de melhoria da empresa. Os colaboradores se sentem prestigiados quando a empresa demonstra a devida atenção no que é dito e confia no trabalho. Esse tipo de atitude do gestor colabora para uma melhor integração dos funcionários e desenvolve um ambiente propício ao crescimento de habilidades e surgimento de talentos.

Avalie os colaboradores

Mesmo não se tratando de uma empresa, os colaboradores precisam se sentir motivados e saber que seu trabalho é de extrema importância para que tudo funcione bem. Deste modo, realizar feedbacks. Entretanto, não se atenha somente nos pontos negativos. Avalie e não foque somente nas críticas, mas também nos pontos fortes.

Além disso, realize reuniões periodicamente. Uma boa comunicação ajuda a perceber se existem problemas na gestão de funcionários e como corrigi-los. Esse tipo de atitude ajuda a estimular o envolvimento do trabalhador, criando o sentimento de um time.

Aposte nas tecnologias

Hoje têm no mercado diversos tipos de softwares e aplicativos que pode auxiliar o síndico no controle das atividades dos colaboradores. Ter um checklist feito de acordo a necessidade, por exemplo, pode ajudar no cumprimento de todas as tarefas da gerência, para que nenhuma seja esquecida.

Outro exemplo de tecnologia que pode ser implementado ao condomínio é o sistema de controle de ponto. Ele pode ser um grande aliado, não apenas para o controle do gestor, mas também para que os funcionários tenham o apontamento das suas horas trabalhadas. Assim, eles formalizam esse horário e asseguram todos os seus direitos.

Controle conflitos entre os colaboradores

Além de escutar os colaboradores, para uma boa gestão não só dos funcionários e financeira, o gestor também necessita ser um bom mediador de conflitos. Realizar reuniões mensais para escutar os colaboradores para manter um bom controle das insatisfações e de melhorias.

Assim, o gestor deve ser sempre ético, escutando todos os envolvidos da história e direcionando uma resolução agradável para todos.

Ficou com alguma dúvida? A Seu Síndico tem uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de comentar o que achou de nosso artigo.

Orçamento sem Compromisso para administradora condomínios Prado BH.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat