Importância de ser um síndico de resultados

Importância de ser um síndico de resultados

Importância de ser um síndico de resultados

O maior pecado cometido por um síndico é não ter o conhecimento das leis que regem a administração e o cotidiano do condomínio. Mas não basta apenas ler, deve-se agregar a essa parte teórica informações técnicas, casos reais vivenciados no condomínio. Por isso há síndicos e síndicos de resultados. Estes são pessoas totalmente diferentes porque, mesmo recebendo a mesma informação, o síndico de resultados agrega valores, algo a mais do que simplesmente um síndico que tenha toda a teoria. No artigo de hoje você vai saber a importância de ser um síndico de resultados, que pode fazer a diferença, que está sempre aprendendo, agregando valores e conhecimentos. Confira!

Síndico não é sinônimo de privilégios

Muitas pessoas se candidatam ao cargo de síndico com o intuito de tirar vantagens pessoais como uma vaga na garagem reservada, a isenção da cota condominial, ou qualquer outro benefício. Só que elas esquecem que as responsabilidades que recaem sobre o síndico é muito maior do que tudo isso.

Comprometimento, missão, princípios e metas

É algo o que o síndico pode pensar em fazer. Cada um no seu propósito, cada uma da sua maneira, vertendo o que realmente quer. É importante ter o comprometimento com a função de síndico. Zelar e garantir o valor do patrimônio dos condôminos, isso é um comprometimento. A missão é fazer cumprir o regulamento interno e assegurar os direitos e deveres que constam na Convenção, que é a sua arma, o seu documento de trabalho. Os princípios: ter total transparência nos seus atos administrativos. É uma ética profissional que todo síndico deve ter. A lealdade em fazer cumprir a legislatura. Ou seja, o gestor tem ferramentas que podem ser usadas e que realmente devem ser praticadas.

Por fim, a meta, que é a redução sistemática do passivo financeiro e a divulgação de objetivos alcançados constantemente.

Resumindo, o síndico é a peça chave, portanto, ele deve ter compromisso com o bem comum para buscar junto aos interesses dos moradores o melhor para todos.

Com tudo isso você terá diferenciais em relação a outros síndicos.

Síndico de resultados busca o conhecimento e aperfeiçoamento

A primeira atitude a ser incorporada por um síndico que deseja desempenhar bem a sua função e assim ajudar o condomínio é estudar. Faz parte da lista de responsabilidades do gestor conhecer e compreender as leis que regem os condomínios e suas jurisprudências.

Mas essa atividade não deve ser encarada como uma obrigação enfadonha, mas sim como uma busca pelo aperfeiçoamento. E é aí que entra o síndico de resultados. Faz parte do trabalho dele, além de conhecer a legislação, estar dentro do condomínio e formular um bom relacionamento com os condôminos e funcionários. Mas não apenas isso, ele deve conhecer a rotina do condomínio para definir as melhores práticas na sua administração. Dessa forma, ele adquire maior segurança para solucionar os problemas surgidos no dia a dia, tornando sua gestão mais produtiva e eficaz.

É fundamental buscar o equilíbrio

Há muitas falhas burocráticas devido à falta de conhecimento por parte dos síndicos. Isso pode trazer sérias consequências para o condomínio e para o próprio gestor. Tanto o excesso de zelo quanto o completo desleixo com os assuntos do condomínio acabam atrapalhando a gestão condominial. Por isso é muito importante buscar o equilíbrio. Não basta ter apenas a teoria, é preciso agregar informações que levem a um diferencial. É por esse motivo que síndico é diferente de síndico de resultados.

Conclusão

Em síntese, nenhum condomínio merece um síndico ausente. Por isso, a importância de ser um síndico de resultados.

Não adianta ter uma apostila na gaveta, um certificado de síndico, bater em qualquer condomínio do país e dizer para o Conselho ou para a administração que você é um síndico porque possui um certificado. O que vai resolver é aquilo que vai efetivamente agregar valores na sua formação. Você deve receber informações técnicas, elementos reais do dia a dia, de coisas que efetivamente acontecem; problemas inerentes à condomínios, informações agregadas a parte de construção, de manutenção, de reciclagem… Enfim, de tudo que se tenha condições de ser informado. Se não, não adianta chegar e dizer que é síndico.

Portanto, não seja apenas um síndico estudioso, seja um síndico de resultados!

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH  temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat