Marquises em Condominios

Marquises em Condominios

No último dia 21 de julho de 2016, uma mulher de 34 anos morreu e outra de 59 anos ficou ferida no centro de Porto Alegre, após a queda de uma marquise em um edifício. Não muito antes, em fevereiro deste ano, no bairro carioca de Madureira, uma queda de marquise também deixou uma pessoa morta e quatro feridas. Lamentavelmente, acidentes como esses são mais comuns do que imaginamos e o síndico que tem marquise no seu condomínio deve dobrar, redobrar e triplicar o cuidado com a manutenção para prevenir que casos como esses aconteçam.

No Rio de Janeiro, existe um decreto municipal n.° 27.663, de 9 de março de 2007, que determina a obrigatoriedade da conservação e manutenção por parte dos proprietários de imóveis com marquises. O decreto foi instituído na gestão do ex-prefeito do Rio, César Maia, após dois episódios que chocaram a cidade: a queda da marquise de um bar em Vila Isabel, em março de 2006, lesionando várias pessoas e levando quatro a óbito e, a ocorrência principal, que foi a queda da marquise do Hotel Canadá em Copacabana, em fevereiro de 2007, que também lesionou várias pessoas e levou duas a óbito.

O engenheiro civil, professor e colaborador do Secovi-Rio, Orlando Sodré Gomes, que também é especialista em Manutenção Predial de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida e da Universidade Celso Lisboa explica como funciona esse decreto na prática: “O decreto exige a apresentação de uma DSEM: Declaração de Segurança Estrutural das Marquises de imóveis que disponham de marquises construídas sobre logradouros públicos e áreas de afastamento frontal, por parte de seus proprietários, condomínios e outros responsáveis. Essa DSEM será elaborada e assinada por um profissional habilitado e registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e renovada a cada três anos. Ela deve constatar a segurança estrutural, de acordo com a norma da NBR 5674 da ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo capaz de garantir a integridade física do público e dos bens materiais”.

Ele comenta ainda que em conjunto com a DSEM devidamente preenchida, deve ser anexado um parecer técnico (que não é um laudo), elaborado pelo mesmo profissional contratado pelo condomínio. Este parecer deve descrever os seguintes tópicos constatados conforme as reais condições estruturais da marquise, tais como: estado geral da impermeabilização; situação do sistema de coleta de águas pluviais; estado de fissura e deformação da estrutura; avaliação das armações, com respeito as suas condições mecânicas e corrosão; determinação da resistência do concreto, através de métodos normatizados, e verificação de sua integridade; determinação da bitola e do posicionamento das armaduras com relação à ação do concreto; levantamento geométrico com indicação das dimensões das peças estruturais, espessura dos revestimentos e de impermeabilizações; e verificação da estabilidade da marquise segundo a NBR 6118 em função das cargas existentes.

O atendimento da Administradora de condomínios em bh com qualidade, é diferenciado, personalizado, sem burocracias de passar de um atendente para outro e principalmente você falará diretamente com o seu técnico.
A Seu Síndico trabalha por áreas de atendimento, desde o serviço de despachante empresarial em bh, até a entrega do produto/serviço, que é a sua prestação de contas e cumprimento das obrigações fiscais e financeiras.
A equipe de atendimento é praticamente a mesma desde a sua abertura, ou seja, a 6 anos atrás, significando que os profissionais estão comprometidos e valorizados pela empresa.
Você que está procurando uma nova administradora de condomínios em bh, ainda tem dúvidas de Administradora de condomínios em bh com qualidade?

Se você está procurando uma Administradora de Condomínios em BH com Qualidade, não pense duas vezes, procure agora mesmo a Seu Síndico Administradora.
Aqui na Seu Síndico seu condomínio será tratado com carinho e muita dedicação. Somos uma empresa com qualidade atestada ISO 9001:2008. Nossos processos são rotineiramente auditados por auditores independentes que atestam regularmente nossa qualidade.
A Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH, trabalha em conjunto com a Informa Contábil, empresa que ha 20 anos presta serviços de gestão contábil as micro e pequenas empresas.

Faça-nos uma visita para conhecer nossa administradora, teremos muito prazer em atende-lo e com certeza iremos fazer bons negócios para seu condomínio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat