É nítido como a tecnologia vem cada vez mais ganhando espaço, e isso também é uma realidade dentro dos condomínios, que não poderiam ficar de fora desse avanço. A procura por novas tecnologias tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. Isso também proporciona a modernização na rotina do condomínio que passa a acompanhar a evolução do setor imobiliário ao implementar a portaria inteligente, virtual ou remota para automatizar o acesso ao condomínio. No artigo de hoje vamos falar sobre essa solução que já virou tendência e promete aliar o aumento do nível de segurança e redução de custos. Confira!
Busca por segurança e menores custos
Devido ao aumento da demanda por maior segurança e a necessidade de redução de custos, é cada vez mais comum encontrar síndicos pesquisando novas tecnologias para o seu condomínio. Geralmente são impulsionados a buscarem por um maior aparato de segurança em decorrência do aumento no número de furtos e assaltos a condomínios, em muitos casos, por consequência de falhas humanas. As portarias inteligentes, virtuais ou remotas vieram para minimizar esse cenário. A ideia é substituir porteiros presenciais por profissionais que, de forma remota, abrem e fecham portões, além de ficarem atentos 24 horas através de câmeras e internet.
O condomínio fica, dessa maneira, sem o porteiro, que é um dos seus custos mais caros. Passa a pagar uma taxa mensal à empresa prestadora do serviço de portaria remota, chegando a diminuir, dependendo do local, em mais de 50% a taxa condominial.
Uma previsão é que daqui a mais ou menos dez anos, já não veremos mais porteiros em condomínios. Da mesma forma que existia cobradores de ônibus. É uma tendência natural da tecnologia.
Mas vou ter que demitir o porteiro?
Substituir o porteiro, funcionário que todos conhecem no condomínio, por um sistema de segurança remoto pode gerar muitas dúvidas nos moradores. Muitos síndicos alegam precisar do porteiro para várias situações, como carregar bolsas, etc.. Pode-se conciliar os dois, a portaria remota, com mais segurança, mais procedimentos, mais tecnologia, e o porteiro. O condomínio terá uma economia, uma solução de controle de acesso profissional com esse tipo de portaria e ainda poderá manter esse funcionário.
Na portaria remota, tira-se aquele porteiro que pode ser aliciado pelos próprios moradores, que está exposto a riscos, a assaltos, etc.. Ele é retirado daquela condição de risco e colocado em uma central de segurança em que ele é capacitado, é treinado, recebe melhores condições de trabalho, consegue realizar suas atividades seguindo os procedimentos que são definidos pelo condomínio.
É muito comum casos em que moradores agridem porteiros, tanto fisicamente ou moralmente, e o porteiro fica vulnerável na portaria. Agora, com um sistema inteligente, há a possibilidade de gravar as ligações que ele atende. Se houver alguém desrespeitoso, que o maltrate, o síndico poderá ser municiado de informações para que ele possa punir esse morador antissocial. Com essa tecnologia, se consegue criar ferramentas para que o síndico não permita que comportamentos assim perdurem e se repitam nos condomínios.
Também existem condomínios em que esse funcionário trabalha metade do dia como porteiro, metade na portaria remota.
Cada síndico deve tomar as providências que julgar necessárias para o seu condomínio.
Diferença entre portaria inteligente, virtual ou remota
Hoje se consegue classificar entre duas portarias apenas: uma em que o controle de acesso ao condomínio é feito à distância, a portaria remota, que também facilita toda a gestão do condomínio. O porteiro não está no condomínio, todos são atendidos remotamente. Ninguém fica desassistido, garantindo o controle, monitoramento e registro de tudo o que está acontecendo nas dependências condominiais em tempo real.
E a outra que é a portaria virtual ou eletrônica, em que o condomínio deixa de contar com profissionais na portaria, e a comunicação geralmente é feita diretamente entre visitantes e moradores pelo interfone ou contato telefônico. O acesso poderá ser autorizado se o morador estiver ou não em casa. A tecnologia faz com que tudo seja automatizado. A abertura de portões de pedestres e de veículos e demais portas existentes no condomínio poderão ser abertas por meio de chaveiros digitais, cartões, biometria, senha de acesso. O morador poderá abrir e acompanhar tudo através de uma tela de LCD instalada ao lado do seu interfone.
A solução auxilia os síndicos no monitoramento dos processos de gestão do condomínio como um todo.
Que tipo de portaria vai atender melhor o meu condomínio?
Hoje, conseguiu-se quebrar esse paradigma de que existe condomínio certo para portaria remota. Na verdade, todos os condomínios podem receber esse tipo de portaria, não existe um condomínio específico para isso.
No início se pensava que portaria remota era somente para condomínios pequenos, de poucas unidades. Esse mito foi superado. Portaria remota consegue atender qualquer tipo de condomínio, de pequeno a gigante, de minha casa minha vida até alto luxo.
De olho na empresa prestadora de serviço
O que há de se verificar são as empresas que prestam esse tipo de serviço. Como todo negócio novo, e portaria remota pode-se dizer que é um negócio extremamente novo – ainda mais se comparado a segurança eletrônica, que tem mais de 40 anos -, tem muito aventureiro. É importante visitar essas empresas, conhecer o seu trabalho, conhecer condomínios que elas já atendem, para não acabar comprando gato por lebre. Até mesmo para saber que tipo de portaria vai atender as necessidades do condomínio.
Como funciona esse controle de acesso da portaria remota?
Já entendemos que a portaria remota é um controle de acesso de um certo lugar. Do ponto de vista da portaria propriamente dita, tem pouca diferença em relação à portaria convencional, com alguns diferenciais importantes.
A portaria remota possui equipamentos profissionais desenvolvidos especificamente para ela. Consegue-se identificar, por exemplo, se uma porta ficou aberta, se foi arrombada, quais dispositivos foram acionados. Isso é importante porque muitos síndicos não sabem nem responder quantos acessos existem no seu condomínio, seja para moradores, seja para visitantes. E com esse tipo de portaria, todos têm acesso a essas informações.
Outro grande mal que acontece na portaria convencional é a questão do dito pelo não dito. O porteiro fala que é, você não sabe se foi, e fica por aquilo mesmo. Numa portaria remota, consegue-se registrar todos os acessos e gravar inclusive o áudio das ligações, gravar as imagens dos acessos. Sempre há a possibilidade de se fazer uma avaliação posterior e entender exatamente o que aconteceu.
Com a portaria remota se consegue levar para o condomínio uma gestão muito mais profissional de todos os acessos. Consegue-se fazer uma gestão analítica de tudo o que acontece no condomínio. Fica menos passível de erro.
Como é feita a instalação da portaria remota?
Há várias modalidades de negociação, mas os equipamentos principais de portaria são concedidos na forma de comodato ou locação, para que o condomínio não tenha que investir um capital muito alto e uma solução que, se por acaso decidir não ter mais esse tipo de portaria ou decidir mudar para outra empresa, não tenha prejuízos. O síndico paga pela infraestrutura, pela instalação. A outra parte é locada.
O condomínio precisa ter um equipamento, um suporte para adequar e conseguir ter essa portaria inteligente?
A solução feita exclusivamente para a portaria remota, foi pensada, trabalhada, desenvolvida e melhorada para atender o mercado. Geralmente a empresa oferece todo o suporte necessário para a instalação da portaria. A empresa é responsável pela solução do condomínio até a empresa. É possível aproveitar sistemas de câmeras que o condomínio já tenha, para até mesmo baratear essa implantação. Também é possível aproveitar alguns motores que o condomínio já possui, embora alguns condomínios tenham motores muito antigos, que não tenham condições tecnológicas melhores, que demoram demais para fechar, para abrir; mas antes é sempre feito um projeto para a implantação da portaria, verificando o que pode e o que não pode ser aproveitado. Promovendo uma solução de acesso seguro ao condomínio.
Como é feita a manutenção da portaria remota?
O síndico deve prestar atenção na empresa que ele está contratando. Muitas oferecem essa manutenção terceirizada. Outras possuem esse serviço na própria empresa, em que há uma equipe técnica especializada para fazer esse tipo de trabalho. O ideal é que atendam 24 horas, 7 dias por semana.
Treinamento do zelador
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o treinamento do zelador. Ele deverá conseguir operar os equipamentos necessários. Para isso, deve contar com um suporte da empresa sempre que for solicitado.
Como fica a entrega de correspondências e pacotes?
Como o porteiro não está presente na portaria virtual, destaca-se a importância do zelador. Ele fica responsável por essa parte, além de acompanhar prestadores de serviço.
E delivery?
O procedimento continua sendo o mesmo, só o porteiro que não estará no condomínio. Há duas possibilidades: o entregador toca o interfone e a central remota avisará ao morador, que irá até a entrada receber o seu pedido; ou ele toca diretamente na unidade que fez a solicitação do serviço. Tudo vai depender do que for acordado entre a empresa que presta serviços e o condomínio.
Conclusão
Como você pode observar, hoje não há uma limitação para a portaria inteligente, virtual ou remota. Sejam condomínios comerciais, residenciais, de lote; pequenos ou grandes, todos podem aderir a essa tecnologia que veio para ficar.
Contudo, antes de escolher a portaria, é importante que haja uma avaliação de todos os custos envolvidos. O custo-benefício da portaria remota se torna um diferencial a mais, já que a adoção da tecnologia, em comparação com a portaria tradicional, se torna muito mais atrativa. Além da economia que trás, há muito mais benefícios para a gestão do condomínio como um todo
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