Prestação de contas para condomínios:como fazer?
Saber como realizar a prestação de contas para os condomínios é uma tarefa obrigatória. Cofira como fazer a prestação de contas de forma correta!

Prestação de contas para condomínios:como fazer?

 Se você mora em condomínio e deseja ser o próximo sindico ou já sindico profissional, este artigo é para você. Acompanhe!

Entender o que ocorre no ambiente e ter um bom convívio com quem está nele é essencial, principalmente quando falamos de condomínios.  Desta forma também é preciso saber como realizar a prestação de contas para os condomínios. 

Entretanto, pode haver muitos desafios para preparar uma apresentação contendo todas as despesas e investimentos.

Além disso, cabe ao síndico diversas atribuições. Para saber como fazer a prestação de contas para condomínios, continue sua leitura!

Quais documentos são precisos na prestação de contas para condomínios?

É importante saber que elaborar uma apresentação para fazer a prestação de contas para condomínios, o síndico precisa reunir os documentos e contabilizá-los. Como são diversos documentos, vamos descrever os principais que devem ser entregues.

Relatório de receitas

O documento divide-se em duas partes: condôminos pagantes e inadimplentes. Neste último, pode adicionar as multas por atraso na taxa condominial. 

Relatório de despesas

A fim de deixar mais simples, faça uma separação em três partes.

Fixas

São elas a folha de pagamento, seguros, administrativos, contratos fixos e outros itens que têm sempre valores quase os mesmos por mês.

Variáveis

Manutenções programadas ou outros gastos que possam ter uma variação de valor mensal.

Extras

Obras ou consertos extraordinários. É indicado avisar antecipadamente as despesas de emergência, para que, assim que aprovada a prestação de contas, ao que agilize o orçamento da próxima gestão.

Inadimplência

Revelar as métricas relevantes sobre o assunto, como porcentagens, quantidade de cotas, valor por unidade e ações tomadas para a diminuição do índice.

Balancete

Desta maneira, a elaboração do balancete deverá ser um apanhado das despesas e receitas do condomínio, assim como o saldo do mês e o saldo atual. A prestação de contas pode ser realizada de forma mensal, por meio desse documento.

Saldo do mês

O saldo do mês é a diferença entre as receitas e despesas do mês vigente.

Saldo atual

O saldo atual consiste no saldo total que o condomínio possui em caixa. Para calcular este valor é preciso somar o quanto o condomínio tinha em caixa no mês anterior com o valor do mês atual.

Como elaborar uma planilha para facilitar o acesso dos condôminos?

Por você já saber sobre quais são os documentos para fazer a prestação de contas para condomínios, é importante organizar as informações em pastas online ou física, que mantem as movimentações financeiras e os documentos relacionados aos que aconteceu no condomínio no período de um ano.

Além disso, também é  necessário que todos os moradores tenham acesso a essa pasta. 

Assim, recomendamos o uso de uma planilha de prestação de contas para condomínios, que pode dividir os dados do mês. Para facilitar ainda mais, uma sugestão é criar um resumo das especificações de cada documento, para que os condôminos possam ter um melhor entendimento.

Qual o prazo para realizar a Prestação de contas para condomínios?

De acordo com o Código Civil Brasileiro, no Art. 1.348, o síndico tem o compromisso de fazer a prestação de contas para o condomínio de maneira anual e quando for pedido por algum morador.

Sendo assim, o síndico necessita, ao exercer suas tarefas, realizá-las com transparência e dar acesso a Planilha de prestação de contas.

A prestação de contas anual ocorre durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), a reunião de condomínio focada na aprovação das despesas dos últimos 12 meses e na previsão orçamentária para o próximo ano.

Leia mais em Sou síndico, e agora?

Como fazer a apresentação da prestação de contas para condomínios?

A fim de apresentar todos os dados completos e documentados de maneira mais simples e objetivo, com o intuito de não gerar dúvidas, o síndico necessita de ter um maior cuidado na reunião de prestação de contas, organizando o que será passado. 

Isso, além de trazer mais segurança para os participantes da assembleia, gera confiança e credibilidade na figura do síndico.

Desta maneira, fizemos algumas dicas para o síndico na hora de apresentar a prestação de contas para condomínios:

Esteja preparado antes da assembleia

Possua informações importantes para relatar e as organize de forma que fiquem objetivas a você caso tenha que responder uma pergunta. É primordial solucionar as dúvidas dos condôminos durante a assembleia.

Faça um material para apoio para entregar aos moradores

A prestação de contas contém diversas informações e nem todos os moradores conseguirão lembrar tudo o que foi dito. Assim, faça um material para acompanhar a sua apresentação. Além disso, planilhas de gastos e tópicos podem ser incluídos nesse material.

Elabore uma apresentação visualmente atrativo

Utilize gráficos,  que permita a comparação de dados dos anos anteriores com o período atual. Não esqueça de ter atenção que o material entregue e sua apresentação sejam complementares e não repetitivos.

Separe em categorias

No intuito de evitar a confusão de informações, realize a separação dos valores em categorias. Por exemplo: custos mensais, orçamentos de obras, etc.

Caso o síndico ou o edifício tenha dificuldades na prestação de contas para condomínios, mesmo depois de ler nosso conteúdo, conte com o auxílio do Seu Síndico. Um dos grandes diferenciais da empresa é a prestação de contas de forma clara e concisa, possibilitando aos condôminos fácil acesso à interpretação dos números do Balancete. A empresa Seu Síndico disponibiliza uma plataforma web, para que os moradores possam ter acesso as finanças do condomínio.

Leia mais sobre o conteúdo exclusivo que produzimos para conhecer mais sobre o segmento do mercado de Administração de Condomínios.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat