Segmento condominial – O legado após a pandemia do novo coronavírus

Segmento condominial – O legado após a pandemia do novo coronavírus

Desde que foi decretado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – o status de pandemia devido à disseminação do coronavírus, todo o mundo tem se mobilizado na tentativa de diminuir a velocidade do contágio da doença por ele causada, a Covid-19. Os gestores condominiais, síndicos e conselheiros precisam com afinco ajudar a coletividade condominial. Algumas medidas simples como correspondências para moradores com alertas de cuidados, avisos nos elevadores,circulação desnecessária pelas áreas comuns, cancelamento de realização de assembleias, dentre outros, ajudam a frear a disseminação do vírus. Todas as ações que eram necessárias e obrigatórias já foram mais do que faladas. O artigo de hoje vai trazer um pouco da visão do que ficará de legado após a pandemia para o segmento condominial. O que será aproveitado da situação que vivemos hoje para o futuro? Abordaremos os principais desafios do síndico profissional após o término da crise do novo coronavírus. Confira!

 

Estamos enfrentando a pandemia 

Desde março, a vida mudou. A pandemia veio, nós estamos tentando enfrentá-la, uns com uma situação pior, outros um pouco melhor. Mas a intenção é que todos possamos, juntos, superar esse momento tão delicado. 

Como já mencionado, tudo isso trouxe restrições no dia a dia da vida condominial. Quem é síndico profissional entende que o maior trabalho que ele tem é in loco, no condomínio. E aí é que se encara o maior desafio dentro da profissão. 

Desde o início da quarentena, muitos síndicos profissionais vêm tentando mostrar o que há de melhor e mais moderno de gestão condominial. Em um momento como esse, em que vivemos isolados, é que se faz a necessidade do uso da tecnologia a favor desses gestores, fazendo-os presentes em momentos em que não podem estar presentes; já que o síndico profissional é aquela pessoa que não mora no condomínio, mas administra vários empreendimentos condominiais. 

 

Potencial do mercado condominial

Você já parou para pensar no tamanho do mercado condominial que é esperado de legado após a pandemia? Síndicos orgânicos (morador do local, mas que na maioria das vezes não possui nenhuma capacitação) entenderam a responsabilidade de um síndico profissional e, após a crise, já estão mencionando procurar o profissional para uma atuação mais dinâmica no condomínio. 

Então, o síndico profissional tem uma grande responsabilidade nas mãos. Precisa estar atento, deve fazer tudo de maneira assertiva. Escutar, analisar, estudar muito bem todas as ações que serão tomadas daqui para a frente. Nesse momento, o nível do mercado condominial está subindo. Portanto, daqui para a frente, tudo mudará. Será um novo legado após a pandemia do novo coronavírus.

O legado após a pandemia do novo coronavírus 

Veja, a seguir, o que ficará de legado após a pandemia do novo coronavírus para o segmento condominial. O que será aproveitado dessa situação vivida hoje para o futuro: 

Comunicação 

O que você comunicar aos seus moradores, vai tornar o seu prédio mais funcional e mais organizado. Se eles não forem muito bem informados, se não tiverem informações de maneira prática e teórica, muito clara, eles vão se comportar de qualquer forma. Com a pandemia, você está tendo uma grande oportunidade de mostrar o profissional que você é.

 

Tecnologia – Assembleia virtual 

Com o isolamento social, o síndico deve implantar uma plataforma condominial de assembleia virtual. Imagina que hoje você precise fazer uma assembleia de prestação de contas. A assembleia virtual agora se tornou uma obrigatoriedade no condomínio. 

Não sabemos quanto tempo isso vai durar, quanto tempo nos manteremos em casa. Por isso a assembleia virtual é uma comunicação e uma forma de fazer o seu condomínio andar. 

Essa é uma grande oportunidade para você aplicar essa forma tecnológica no seu prédio, porque vai desonerar o seu condomínio financeiramente, multiplicar as decisões, melhorar muito  mais a sua comunicação e a sua assertividade com moradores. 

 

Plataforma condominial

Já parou para imaginar se o seu condomínio tivesse uma plataforma digital completa com um aplicativo para modernizar a gestão condominial? Que fosse capaz de controlar a entrada de visitantes, tivesse uma gestão de correspondências e encomendas, um sistema de comunicação por mensagens, que enviasse comunicados do condomínio em tempo real, registrasse ocorrências pelo celular, fizesse a reserva de espaços, entre outras coisas? 

Você poderia informar os moradores de forma muito mais prática que correspondências chegaram, que a entrega delivery chegou. Conseguiria informá-los de ações que você está tomando dentro do condomínio de maneira muito mais dinâmica. Receberia um feedback de reclamações, de ocorrências de forma muito mais rápida.

Os síndicos profissionais já fazem isso. Por que não implantar no seu condomínio?

 

Reunião de Conselho 

Como você está fazendo as reuniões de Conselho? Você parou de se comunicar com seus conselheiros? Você pode usar uma plataforma como o Whatsapp, que pode colocar até quatro pessoas ao mesmo tempo conversando, ou alguma outra que possa te ajudar nesse momento.

Depois de uma reunião ser avaliada via plataforma digital, certamente nenhum conselheiro vai querer continuar fazendo aquela reunião chata, que vai para o salão de festas, em que fica todo mundo falando sobre vários assuntos, não é nada direcionado e não se resolve quase nada. Virtualmente, todos são muito bem informados, com forma fácil de ter conteúdo, com dados concretos para vocês discutirem.

Uma reunião assim, em média, via plataforma digital, não dura mais do que 40 minutos. As outras duram, em média, 2 horas, 2 horas e meia. E as ações e as decisões que se tomam agora, via plataforma digital, são muito mais produtivas. 

Continue com elas após a pandemia.

 

Irrigação automática

Você já parou para pensar que a redução da mão de obra pode causar prejuízos no jardim do seu condomínio? Agora imagina se houvesse uma irrigação automática? Você não dependeria do zelador para reger o condomínio. Será que você não conseguiria aproveitar a mão de obra dele e faria um escalonamento diferente na sua portaria? Os síndicos profissionais já trabalham dentro desse contexto.

 

Conclusão 

Deu para perceber a importância da tecnologia para o segmento condominial nesse momento de crise? Ela veio para ficar nos condomínios, e  não sairá mais. Será o legado após a pandemia do novo coronavírus.

Enfim, essas são todas as ações que vemos hoje como um diferencial no pós crise. Certamente os condomínios não serão mais o que eram no início de março. Nenhum de nós será. Muita coisa mudou, e com ela a tecnologia que, dessa vez, entrou com tudo nos condomínios.

 

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH  temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

 

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat