Administradora Condominios Betim – Evite acidentes
Administradora Condominios Betim – Evite acidentes, mas como?
Antes de pensar em como reagir aos acidentes, é mais importante evitá-los. Como? Estando sempre de olho nos prazos das vistorias, na sinalização do condomínio, nos prazos de trocas dos extintores… Enfim, manter o bom funcionamento de todo o edifício e jamais negligenciar nenhuma data. Não existe vistoria mais importante que outra. Todo o ambiente de trabalho deve estar em perfeitas condições para que o empregado execute suas tarefas sem o risco de sofrer um acidente. Naturalmente, os locais em que os funcionários mais frequentam, como escadas, portaria, escada de acesso ao terraço, a parte elétrica. Esses pontos com mais probabilidade devem bem observados para que se evite ou minimize os riscos.
Administradora Condominios Betim – Evite acidentes não fazendo pressão
É muito importante também não exigir dos empregados, sejam do condomínio, terceirizados ou prestadores pontuais de serviço, que façam algo que vá além das suas obrigações, algo que costuma acontecer. É importante que o funcionário não preste nenhum tipo de serviço e que não execute nenhuma tarefa para a qual ele não foi contratado. Exemplo, um porteiro ou zelador fazendo algum tipo de reparo elétrico. Se não é um profissional habilitado para aquela função, o risco de sofrer um acidente elétrico é muito grande, então, observar as tarefas de cada um também evita e minimiza os riscos de acidentes de trabalho.
Administradora Condominios Betim – Evite acidentes, o que dizem os especialistas
É de suma importância também ter uma equipe bem treinada com cursos, seminários, capacitação CIPA e outros procedimentos obrigatórios da categoria. Os principais cursos nos quais um condomínio necessita estar atento estão voltados para atividades em altura, trabalhos realizados em espaços confinados como cisternas e caixas d’água, bem como os cursos indicados para trabalhadores que atuam com eletricidade. Um colaborador bem treinado sempre procura de maneira honesta ver o ponto de vista da outra pessoa. Desta forma, buscando prevenir a ocorrência de acidentes, ele se apresenta sempre receptivo a novas tecnologias e com nobres motivos, passando a vivenciar uma rotina voltada à preservação da vida. Além disso, a adoção de uma rotina diária ou periódica de verificação das questões de segurança é algo necessário.
Esse tema precisa ser abordado durante as reuniões condominiais e também o papel do síndico de ser o “mensageiro” entre os seus funcionários, tendo sempre o bom senso e conhecimento para explicar à equipe os procedimentos corretos. E, segundo ele, sempre que uma boa prática for desenvolvida ou executada por algum funcionário, ele deve ser reconhecido. Uma nova prática prevencionista, sustentável e social adotada pelo condomínio necessita ser divulgada e elogiada. O reconhecimento da evolução deve ser formal. É algo proveitoso para o condomínio, pois medidas preventivas adotadas e elogiadas são medidas preventivas consolidadas.
Administradora Condominios Bettim – Evite acidentes, causas mais comuns
As principais causas de acidentes nesses ambientes: Entre as causas mais comuns podemos citar os escorregões e quedas de pessoas do mesmo nível. A ocorrência de quedas de ferramentas manuais, como martelos, alicates, entre outras também são registradas. Outro grave evento, periodicamente registrado, é a ocorrência de choque elétrico. Também analisando a rotina laboral de um condomínio, podemos verificar que trabalhadores têm sofrido lesões nas mãos, lesões osteomusculares e até mesmo lesões causadas por animais peçonhentos.
Há também lesões decorrentes de uso de produtos químicos, causadas pela exposição e manipulação indevida de produtos saneantes, que também devem estar no radar dos síndicos. Lesões nas mãos também podem ter origem na coleta de lixo.