Administradora de Condomínio em BH provisão retroativa da folha
Administradora de Condomínio em BH provisão retroativa. O que é provisão de folha?
Boa parte dos condomínios, não realizam estas provisões, pois não estão assessorados pela Administradora de Condomínio em BH provisões retroativas da folha, sendo assim impulsionadas inconscientemente a defasagem de seu caixa para estas finalidades.
Trata-se de um valor que o condomínio deveria guardar mensalmente para liquidar as despesas com funcionários, relativos aos seus direitos trabalhistas, como 13º salário, férias e rescisão.
Tratamos as provisões mensais da folha de pagamento em nosso artigo dedicado a este assunto.
O que fazer quando o condomínio nunca fez provisões?
Quando o condomínio não tem funcionários próprios, ou seja, contratação direta com carteira assinada, nada precisa ser feito sobre as provisões.
Havendo registros de funcionários, mesmo que seja somente 1 funcionário (faxineiro, zelador, porteiro ou outra função) é necessário a provisão.
Se o condomínio nunca fez provisões, não se preocupe “antes tarde do que nunca”, comece já a pensar sobre o assunto e se necessário consulte um especialista.
A Seu Síndico Administradora de Condomínio em BH provisão retroativa, te dá a solução
Primeiramente há a necessidade de se buscar o extrato do FGTS para fins rescisórios junto a Caixa Econômica, para isso solicite seu contador o extrato (demora 24 horas para liberação na Caixa).
De posse desse extrato, analise se todos os meses houveram recolhimento (o extrato indicará se falta algum recolhimento do FGTS)
Estando todos os depósitos regulares, localize o somatório dos depósitos (o extrato também indicará o valor), e aplique o percentual de 50% que é o valor da multa pela dispensa do funcionário.
Já tenho o valor e agora?
Agora é a parte mais difícil: repassar o custo acumulado aos condôminos. Este será o seu maior problema, pois falar em aumentar despesa, ninguém vai aprovar.
Você deverá levar o assunto a assembléia, discutir a necessidade de se arrecadar o valor, pois caso isso não aconteça, a conta vai ficar maior no ato do desligamento do funcionário.
Havendo aprovação, você precisa apresentar um plano de arrecadação, e ideal que na reunião você já apresente a ideia.
Faça uma planilha de Excel, demonstrando essa arrecadação em um determinado período (12 ou 24 meses) e faça esta simulação por condômino.
Ao final, perceberá que o valor rateado por morador não será valor muito significante e que a assembléia chegará a um consenso.