Administradora Condominios Contagem – Dengue
Administradora Condominios Contagem – Dengue Conscientização, a maior arma
O síndico não tem qualquer ingerência no que acontece da porta para dentro de uma unidade, mas é fato que pouco adiantará o gestor empreender ações de prevenção ao Aedes Aegypti se os condôminos não fizerem o mesmo em suas casas. Daí a importância de um trabalho de conscientização junto à comunidade predial.
As mesmas medidas adotadas para eliminar os focos de zika e dengue nas áreas comuns do condomínio valem também para as unidades. Afinal, a premissa é igual: evitar o acúmulo de água em recipientes ou qualquer outro espaço.
Administradora Condominios Contagem – Dengue nos apartamentos
No caso das residências, a varanda é um ambiente que deve ser monitorado com mais atenção. A sugestão é o morador fiscalizar possíveis focos do mosquito em plantas, vasos e ralos existentes no local. Além destes, vasilhas dos bichos de estimação, bandeja de água do ar-condicionado e bandeja externa da geladeira devem estar limpas, secas e protegidas da chuva. Caso o condômino vá viajar, entre os cuidados a serem observados, estão colocar garrafas e vasilhas de boca para baixo e cobrir ou tampar os potenciais repositórios de larvas de mosquitos já citados.
O trabalho de conscientização deve ser parte do combate ao Aedes Aegypti no em todos os condomínios. A orientação é que todos façam a sua parte para impedir surtos de zika e dengue no prédio. Regularmente, afixa avisos no quadro de anúncios e elevadores, tentando engajar todo o condomínio nessa luta. É importante que o síndico aja de forma proativa, não se omitindo diante do problema e cobrando responsabilidade de todos: moradores e funcionários.
Administradora Condominios Contagem – Dengue, envolvimento dos funcionarios
É interessante que os funcionários sejam envolvidos no processo de conscientização. Qualquer comunicado sobre prevenção e combate merece ser entregue a eles, que poderão se tornar multiplicadores da campanha e influenciar diretamente os condôminos.
É imprescindível ficar antenado sobre as formas de prevenção e combate, procurar informações de como proceder, pedir ajuda aos moradores. Esse mosquito não é fácil. Eu mesma indiquei os repelentes elétricos para serem colocados no hall das portas dos moradores e eles funcionam! A prevenção é o custo-benefício mais viável e eficaz para o condomínio.
Administradora Condominios Contagem – Dengue nas áreas comuns
Em um condomínio, muitos são os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Saiba como cuidar de cada um deles para que o transmissor da Dengue, zika vírus e chikungunya não prolifere:
– Piscina: Além de filtrar a água a cada oito horas, é importante manter a água limpa e esfregar as bordas. A
– Plantas: utilize regadores de bicos longos para a rega das plantas e não acumule água em pratinhos. Uma vez por semana, escove os recipientes de plantas com água e sabão.
– Lajes e marquises: essas áreas devem ser desobstruídas, evitando, assim, o acúmulo de água e a formação de poças.
– Ralos e caneletas: proteja-os com telas de nylon, de trama de 1 milímetro.
– Caixas d’água: devem passar por manutenção preventiva a cada seis meses e ser vedadas corretamente.
– Brinquedos: diariamente, vire de cabeça para baixo os brinquedos do playground.
– Vasos sanitários: tampe os vasos sanitários e caixas de descargas. Caso não tenham tampas, o ideal é utilizar plástico filme ou sacos plásticos.
– Fossos de elevador: promova o correto bombeamento e o escoamento de água nessas estruturas.