Administradora Condominio Betim – Para raios
Administradora Condominio Betim – Para raios é necessário
Nos últimos meses do ano, além das festas para comemorar o final de mais um ciclo, chega também a estação mais quente com as altas temperaturas, as chuvas de verão e a temporada de trovoadas. Como consequências, a população enfrenta os transtornos dos alagamentos em diversas regiões da cidade e os bolsões d’água. Somados a tudo isso há ainda a preocupação e o medo dos raios, tão comuns neste período.
O temor é justo porque motivos não faltam para que o sinal de alerta fique ligado, já que o Brasil, um país de grande extensão territorial, é um dos que mais sofre com a incidência de raios, devido sua localização e ao clima tropical. E segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 45% das “quedas” de raios no Brasil são registradas no verão. Dados do Instituto confirmam que nos últimos anos foram gravadas mais ocorrências de raios, incidindo principalmente nas grandes cidades, em relação às últimas décadas. Os pesquisadores apontam entre os principais fatores que contribuem para o aumento destes episódios, o aquecimento global, a urbanização e a poluição.
Administradora Condominio Betim – Para raios na região
No Brasil, acontecem cerca de 60 milhões de descargas por ano, acarretando a morte de 150 pessoas, de acordo com o Inpe. A Região Sudeste do país, com tempestades severas se tornando cada vez mais frequentes, é uma das mais atingidas por raios. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a estátua do Cristo Redentor é “alvejada”, pelo menos, seis vezes a cada ano. São observados ainda, devido a quedas de raios, incêndios florestais ou em lavouras e interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de transmissão.
Os números são impactantes e nos levam a muitas perguntas: O que é um raio? Como podemos nos proteger deles? Que medidas devem ser adotadas para nossa segurança nas residências, condomínios e edifícios? E quando estivermos nas ruas como proceder para não sermos atingidos por um raio durante uma tempestade ou chuva forte? Será que o condomínio que moro ou trabalho faz a manutenção do para-raios?
Administradora Condominio Betim – Para raios curiosidades
O Para-raios foi criado em 1752 por Benjamin Franklin e é composto, basicamente, por três elementos: um mastro com captador, um aterramento e um cabo de ligação preso a isoladores. Sua eficiência para salvar vidas e evitar desastres é corroborada por técnicos, especialistas, engenheiros e bombeiros.
Administradora Condominio Betim – Para raios
Administradora Condominio Betim – Para raios, é mito…
– Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar;
– Quando chove não cai raio;
– Ficar embaixo de uma árvore protege contra raio;
– O guarda-chuva não atrai raio, porque tem metal;
– Cobrir o espelho para não atrair raio;
– Não utilizar o telefone fixo ou móvel;
– Não utilizar equipamentos elétricos, como televisão ou utensílios de cozinha.
Administradora Condominio Betim – Para raios, é verdade…
– É seguro falar ao telefone fixo ou móvel durante a tempestade dentro de casa;
– Evitar permanecer nas varandas abertas ou embaixo de toldos;
– Para se proteger em campo aberto, campo de futebol, jardim ou pátio o ideal é ficar agachado, com a cabeça e as mãos entre os joelhos;
– Não deitar ou sentar no chão para admirar as tempestades e raios;
– Não ficar dentro de piscina ou no mar e não tomar banho de chuveiro elétrico, porque a água é condutora de eletricidade e pode atrair raios;
– Buscar abrigo em locais fechados ou subterrâneos, como estação de metrô ou túneis;
– O raio atinge mais rapidamente objetos mais altos, utilizando o caminho mais curto. Por isso, não se deve procurar abrigo em locais altos e descampados;
– Evitar segurar objetos metálicos grandes, como vara de pescar ou enxada;
– Não praticar atividade física ao ar livre, como natação ou andar de bicicleta;
– Evitar a locomoção com motos durante as chuvas e tempestades;
- Utilizar veículos com capotas para sair;
– Durante uma viagem, na estrada, procure permanecer dentro do carro, com as janelas fechadas. O risco de ser atingido do lado de fora do veículo aumenta muito por causa da lataria que atrai a eletricidade;
– A estrutura de metal dos aviões é segura e funciona como uma blindagem para quem está dentro.