Administradora condominios bh descontrole financeiro
Administradora condominios bh descontrole financeiro – Estudo de caso
– “O João está aéreo não está se concentrando no trabalho, vejo-o a toda hora pensando, olhando para cima. Muito distraído. A qualquer hora vai se acidentar, pois a máquina onde trabalha requer muita atenção”.
– “Paulo anda muito agressivo com as crianças e quando pedem dinheiro para comprar uma coisinha qualquer, ele fica bravo e não quer nem conversa. O que será que está acontecendo?”.
– “Cláudia já errou o relatório duas vezes e teve que sair para resolver um problema urgente no banco”.
– “Saí com Frederico ontem, fomos a um barzinho e ele sempre regulando a despesa… depois eu quis esticar para algo mais romântico, e ele ….”.
O Administradora condominios bh descontrole financeiro e diz que o descontrole financeiro tem enorme influência na qualidade de vida das pessoas, porque traz estresse, uma angústia tremenda e desestrutura toda a vida, inclusive as relações afetivas e familiares.
O descontrole financeiro também tem reflexo no trabalho com a desmotivação, quando o trabalhador vê que trabalha muito e apesar disto não consegue ter tranqüilidade no seu dia-a-dia, vindo a toda hora a preocupação com as contas a pagar, as dívidas… A tristeza de não ter podido comprar aquele brinquedo que o filho pediu ou a amargura de precisar fazer cortes na compra do supermercado. A frustração de sentir, mas não usufrui de muitas comodidades das quais poderia desfrutar porque tem que pagar os juros do cheque especial e dívidas.
Administradora condominios bh descontrole financeiro – Como lidar com o psicológico?
Tudo isto traz um sentimento de profunda frustração e a ele parece que os resultados de seu trabalho na empresa não estão satisfazendo e que não adianta trabalhar mais e melhor, que sua remuneração não está sendo suficiente, mesmo que seu salário esteja dentro da sua faixa de mercado, vindo aí também a insatisfação com a remuneração recebida e o desejo de ter aumento de salário. Como conseqüência vem a desmotivação e acaba caindo a produtividade e a qualidade de seu trabalho.
O descontrole financeiro também eleva os riscos de acidentes no trabalho. As preocupações com as condições financeiras freqüentemente tiram a atenção do trabalhador e podem levar a um “ato inseguro” que, mesmo não aliado a uma “condição insegura” pode efetivamente causar um acidente do trabalho.
O descontrole financeiro deve ser abordado como um problema com soluções que devem vir por parte da própria pessoa. Aumento de salário é importante, mas isoladamente pode não resolver muito porque sabemos, até mesmo por estudos científicos elaborados por cientistas do comportamento, que o ser humano é naturalmente insatisfeito e que sempre que satisfaz uma necessidade cria outra superior. Um aumento mesmo que substancial de salário pode ser uma solução temporária e em seguida o problema poderá retornar. Mas isto tem solução com a disciplina e controle financeiro.
Administradora condominios bh descontrole financeiro – para controlar bem é necessário:
A – Ter planejamento e organização – elaborando mensalmente um “Planejamento Financeiro” relacionando tudo que se tem a receber e tudo que se tem a pagar. Com este controle se pode evitar gastar mais do que recebe, o que é fundamental.
B – Ter Disciplina e força de vontade – controlando-se, não fazendo excessos, observando os limites definidos no planejamento e evitando compras por impulso ou desnecessárias.
Para que se tenha sucesso no planejamento financeiro é importante:
– Buscar o envolvimento de toda a família para, com o apoio de todos, cortarem as despesas que puder para não ultrapassar o total a receber.
– Fazer o controle das pequenas despesas.
– Controlar rigidamente extratos e contas bancárias.
– Evitar sempre o uso do cheque especial e empréstimos bancários, mesmo que os juros “pareçam razoáveis”.
– Disciplinar o uso do cartão de crédito.
C – Controlar os desperdiçadores de dinheiro – que são os usos inadequados de, entre outros, água, luz, telefone, transportes (carro próprio x transporte público mais econômico), manutenção de despesas supérfluas, uso inadequado de material doméstico como material de limpeza e gás etc.
Assim, com disciplina, força de vontade, planejamento e organização estará o trabalhador a passos largos para a melhoria de sua qualidade de vida, cabendo a ele, através de seu esforço e competência elevar o seu padrão de vida.
Todos essas dicas poderão ser aplicadas através da Administradora condominios bh descontrole financeiro.