Satisfação do cliente

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é uma relação entre as suas expectativas e a percepção que ele teve do atendimento prestado. Se o que ele recebe está dentro de suas expectativas ele simplesmente aceita como normal. Por outro lado, é preciso ter cuidado ao se apregoar um atendimento determinado. Isso vai criar uma expectativa no cliente, que deve ser atendida.

Quanto maior a expectativa do cliente, maior a responsabilidade porque, se a percepção do atendimento dado estiver abaixo da expectativa do cliente, ele ficará frustrado. E aí nós teremos um “momento de verdade trágico”.

Para superar a satisfação do cliente, primeiro é preciso então conhecer as expectativas claramente e verificar se é possível mensurá-las e expressá-las do ponto de vista e linguagem do cliente. Em seguida, saber o que deve ser feito para superá-las e estabelecer então um padrão, em contínua evolução, de atendimento melhor, de destaque, acima das expectativas, para que o cliente sinta-se cada vez mais motivado a buscar o seu atendimento, preferindo-o.

Na área de “fast-food”, temos, por exemplo, o tempo gasto desde a formulação do pedido do cliente até o seu atendimento. Um tempo considerado normal, mesmo que seja bom, não supera as expectativas, mas se a empresa, conhecendo a sua clientela conseguir reduzir este tempo, superará as expectativas e atenderá a satisfação do cliente.

Para cada ramo de atividade e cada cargo de uma empresa, pode-se formular padrões de atendimento mensuráveis.

Padrões de qualidade – Satisfação do cliente

Você já determinou os Padrões de Qualidade?: quais são os seus padrões? Padrões ligados a, por exemplo, tempo de atendimento de um telefonema, presteza no atendimento a um cliente, tempo de atendimento de uma reclamação, etc.

Deve-se estar sempre atento às expectativas que dêem uma orientação global à empresa ou prestador de serviços, por exemplo: o cliente deve ter a manutenção de seu refrigerador em sua empresa ou sua casa em “X” horas. Isso define que desde o recebimento de seu pedido até o atendimento específico, todos os setores da empresa devem se mobilizar para que se atenda ao padrão.

O atendimento que gera satisfação do cliente também cria dificuldades para a concorrência, que será surpreendida a cada superação.

É importante ressaltar que o cliente é cada vez mais exigente. Mesmo que se consiga promover o encantamento em um momento, no seguinte, esse encantamento se transforma no padrão esperado. No atendimento deve haver sempre o processo de melhoria contínua para que não haja o esgotamento da capacidade de superar expectativas de satisfação do cliente.

E fazendo um paralelo: Nossos filhos, amigos, amigas, familiares, colegas de trabalho devem ser também tratados como clientes. E que tal estar buscando sempre superar as expectativas deles, criando a toda hora surpresas. Isto vai “esquentar” os relacionamentos que muitas vezes se perdem por falta da “melhoria contínua”, da criatividade, da capacidade de superação das expectativas.

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condomínios em BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat