Terceirização de serviços em condomínios
Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre a terceirização de serviços, se vale ou não a pena contratá-la para o seu condomínio. Confira!

Terceirização de serviços em condomínios

O cargo de síndico envolve diversas responsabilidades para que esse gestor possa garantir uma boa gestão. Por isso é fundamental encontrar maneiras de facilitá-la, como a terceirização de serviços em condomínios.

Entretanto, mesmo já sendo uma prática comum em vários condomínios, muitos síndicos ainda têm dúvidas acerca do assunto, se compensa fazer esse investimento.

Mão de obra terceirizada tem diversos benefícios, porém existem alguns cuidados a serem tomados antes de fazer a contratação.

Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre a terceirização de serviços, se vale ou não a pena contratá-la para o seu condomínio. Confira!

Alternativa ideal para auxiliar no cumprimento das obrigações do síndico

Contratar o serviço de uma empresa terceirizada para condomínios viabiliza e facilita o trabalho do síndico e gera economia. Normalmente, o gestor não tem como perder tempo, pois são muitas as responsabilidades.

Hoje em dia o síndico não é mais aquele senhor aposentado que fica nos condomínios, a maior parte deles são empresários, advogados, médicos, síndicos profissionais que não têm tempo para ficar cuidando desses probleminhas do dia a dia de funcionários numa gestão profissional.

Exemplo:

Um condomínio com 30 funcionários, por exemplo, o síndico não tem como dar atenção a um por um, pois há diversas situações problemáticas que envolvem esses colaboradores.

Dentre tantas podemos citar a substituição de algum empregado nos dias de faltas ou períodos de afastamento, acompanhamento das demandas, supervisão do dia a dia, aumento de salários, advertências e controles de horários, férias, entre outras.

O síndico terá mais tempo para se dedicar às suas atividades do dia a dia e dar mais atenção às variadas questões do condomínio, como atendimento aos moradores, organização de assembleias e outros assuntos importantes.

Quando se terceiriza o serviço, ele não perde tempo, vai cobrar de uma única pessoa, no caso, a empresa contratada. São empresas qualificadas que se preocupam em treinar seus funcionários. Eles têm treinamentos especializados em suas áreas de serviço. Se há a profissionalização do síndico, por que não a desses empregados para o condomínio?

Vantagens na terceirização de serviços em condomínios

Além da citada acima, veja outras vantagens que a terceirização de serviços para condomínios pode trazer:

Maior segurança

Ao optar pela terceirização de serviços em condomínios, a responsabilidade pela contratação dos funcionários é transferida para a empresa contratada. O condomínio reduz os riscos de ser alvo de uma ação judicial.

Vale ressaltar que o contratante só responde pelas verbas eventualmente devidas ao colaborador depois de esgotados todos os meios de execução contra a empresa prestadora de serviço, garantindo maior segurança em relação à responsabilidade trabalhista do condomínio.

Contratação especializada, pessoas preparadas para o serviço

As empresas terceirizadas oferecem treinamentos, qualificação e reciclagem constantes para garantir a capacitação de todos os funcionários. Com a terceirização de serviços, os cursos de capacitação são de responsabilidade da empresa contratada.

Mais facilidade na gestão condominial

Geralmente, é necessário contratar colaboradores para prestarem serviços de manutenção, segurança e limpeza do condomínio. Para isso é exigido o cumprimento de diversas obrigações, como registro, controle de ponto, fechamento das folhas de pagamento e outros cuidados importantes para evitar prejuízos e ações trabalhistas.

As empresas terceirizadas ficam obrigadas a realizar o pagamento dos salários, benefícios, encargos sociais, substituição de pessoal, supervisão dos trabalhos realizados, enfim, tudo o que for relacionado à gestão das atividades do pessoal contratado. Com a terceirização, não é preciso se preocupar com essa parte.

Mais transparência na administração do condomínio

Com uma maior facilidade na gestão do condomínio, também se torna possível reduzir o volume de documentos, já que existirá somente o contrato com a empresa terceirizada. O controle financeiro ficará mais simplificado e a prestação de contas que deve ser feita pelo síndico será facilitada, garantindo mais transparência na administração condominial.

Responsabilidade da empresa terceirizada

Há empresas terceirizadas – dependendo do contrato – que assumem a responsabilidade e ressarcimento em casos de algum prejuízo ocasionado ao condomínio ou aos seus condôminos, decorrentes de atitude de pessoas contratadas nas dependências do contratante.

Há melhoria na redução de custo na contratação da empresa?

Os custos vão depender muito do tamanho do condomínio e de algumas características específicas de cada um. Para terceirizar os serviços, pode-se ter um custo de 15% a 20% maior do que se fosse contratar funcionários próprios.

Contudo, ao avaliar a relação custo/benefício, a terceirização ainda é vantajosa porque a dor de cabeça com tudo o que envolve o pessoal contratado é substancialmente menor.

O preço nem sempre é tudo. Às vezes o barato pode sair caro.

Quais os cuidados na hora da contratação?

Veja, a seguir, algumas dicas de cuidados para os síndicos que optarem pela terceirização de serviços em condomínios:

  • antes de contratar uma empresa, faça uma pesquisa de mercado, verifique sua idoneidade, de onde veio, quem recomenda, quem indicou, lista de clientes, etc.. Solicite referências e documentos que atestem sua experiência de mercado;
  • se possível, visite a empresa, verifique estoque, estrutura, se está fazendo a contabilidade certa, se o recrutamento é a contento. É importante saber quem é a empresa que está prestando o serviço, se ela está cumprindo com as suas obrigações;
  • condicione no pagamento mensal à empresa a vistoria das guias pagas de INSS, FGTS, folha de pagamento, comprovante de pagamentos de benefícios e certidões negativas da empresa perante o INSS e Receita Federal;
  • após alguns meses de contratação, faça uma pesquisa medindo a satisfação dos condôminos quanto aos serviços prestados pela empresa;

Responsabilidade do condomínio em contratar esses serviços

Vale ressaltar que todos estes cuidados citados são extremamente importantes porque o condomínio tem responsabilidade por eventuais passivos trabalhistas.

Por isso cabe ao síndico, junto com a sua administradora, fazer a gestão deste contrato, realizar um checklist,  fiscalizar a empresa que está prestando os serviços.

Conclusão

Como você pode ver, a terceirização de serviços em condomínios traz vários benefícios para o síndico e facilita a administração.

Ao contratar uma empresa terceirizada, o síndico não pode transferir responsabilidades, que são sempre do condomínio e dele como seu representante. Deve-se sempre verificar documentação, supervisionar e observar se o que foi acordado está sendo cumprido.

Porque o que der errado, a culpa será sempre do gestor. A terceirizada deve vir para agregar, mas também deve ser supervisionada.

Ficou com alguma dúvida? Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH  temos uma assessoria qualificada e especializada em gestão condominial. Podemos auxiliá-lo em todas as questões que envolvam seu condomínio, executando uma gestão mais eficiente e responsável.

Ajudamos você? Não deixe de entrar em contato, retornaremos rápido. Orçamento sem compromisso para Administradora de condomínios em BH.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat