Administradora de condomínios em BH financiamentos

Administradora de condomínios em BH financiamentos

Financiamento x rateio extra em condomínios

Obras emergenciais, dispensa de funcionários… Vira e mexe o síndico ou gestor se depara com situações no condomínio que não estavam programadas para acontecer. Não possuindo o dinheiro em caixa suficiente para arcar com esses custos, fazem o rateio extra. Porém, quando o condomínio não consegue gerar verba apenas com o rateio extra, o que pode ser feito?  Muitos estão recorrendo ao financiamento, uma modalidade de crédito que ainda não é tão usual, mas que, recentemente, está sendo culturalmente exercida nos condomínios. No artigo de hoje você saberá quando o síndico ou gestor deve recorrer a um financiamento em vez do rateio extra. Confira!

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Quando recorrer a um financiamento para o condomínio e não optar por um rateio extra?

Depende muito do condomínio. Se for uma obra emergencial, uma necessidade de dispêndio de dinheiro imediata, como a dispensa de funcionários, e o condomínio não possuir esse capital em caixa, pode-se recorrer a um financiamento. Também é usado para outras finalidades, como uma pintura predial, por exemplo.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Por que o financiamento?

Muitos condomínios estão optando pelo financiamento porque muitos prestadores de serviço não conseguem ampliar muito o prazo para pagamento. A instituição financeira consegue alongar bastante, onerando menos o condômino.

O ideal é não realizar o financiamento, pois existem custos financeiros, como as taxas de juros, mas às vezes é necessário. É claro que se o condomínio possuir uma reserva ou for possível fazer uma rateio extra, em que os proprietários têm essa disponibilidade de dinheiro imediata, com certeza será melhor não fazer o financiamento. No entanto,quase sempre não funciona dessa forma.

Se o condomínio dependesse de um rateio extra naquele determinado momento para realizar uma melhoria, levaria alguns meses para arrecadar todo o montante necessário para a execução do serviço. Por isso o financiamento é importante para o condomínio que não tem a verba no momento, já que é um capital líquido e rápido.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Como é calculado os juros? Quanto é o custo para o condomínio para a requisição de uma quantia financeira?

Há uma taxa média de 3% a.m. Para algumas situações, como portaria remota, por exemplo, o condomínio, mesmo financiando o passivo trabalhista*, tem um payback* já no primeiro mês. Ele consegue tirar a folha de pagamento, consegue pagar o financiamento e  a empresa de portaria remota. Já no primeiro mês o condomínio consegue economizar dinheiro.

*Passivo trabalhista é a soma das dívidas que são geradas quando um empregador, pessoa física ou jurídica, não cumpre suas obrigações trabalhistas ou não realiza o recolhimento correto dos encargos sociais.

*PayBack é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento no qual o ganho acumulado se iguala ao valor deste investimento.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Quais vantagens de se contratar uma empresa especializada em relação a uma instituição bancária?

As vantagens são as facilidades de captação de recursos. O sistema é menos burocrático. O capital de giro vai direto para o condomínio, não existindo avalistas nem garantias reais, como nos bancos. O capital é destinado à solicitação feita pelo condomínio. Se ele precisa realizar uma obra, por exemplo, esse recurso vai ser destinado a esse fim.

É um procedimento mais direto e rápido. Normalmente, em 5 dias se consegue fazer uma transação de crédito.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – O financiamento deve ser aprovado em assembleia?

Para que um financiamento seja aprovado, é necessário fazer uma assembleia. Caso contrário, as empresas não estão autorizadas a liberá-lo.

É importante que o condomínio faça uma prévia com a empresa de uma análise de crédito, para que não haja nenhum problema futuro. Com o cadastro e valor aprovados para o fim que ele deseja, aí sim realizar a assembleia, que aprovará ou não a captação do financiamento. O ideal é fazer uma consulta prévia para evitar até mesmo um constrangimento perante os condôminos. Já imaginou, depois da assembleia ter aprovado o financiamento, ele ser negado na financeira? Será constrangedor para o síndico.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Como é feita a análise do condomínio?

É feita a análise normal de financiamento, além dos balancetes da saúde financeira do condomínio.O síndico não é verificado. Apesar dele ser o representante condominial, apenas a pessoa jurídica é considerada como tomadora do crédito.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Quais as precauções que devem ser tomadas pelo condomínio antes de procurar um financiamento?

Para diminuir riscos e não cair em ciladas, é interessante que o síndico faça uma pesquisa sobre a empresa com a qual ele quer fazer o financiamento, principalmente com os órgãos regulamentadores que trabalham com esse tipo de empresas (no caso, o Banco Central).  Checar se a empresa é devidamente cadastrada.

Administradora de condomínios em BH financiamentos – Afinal, o financiamento é ou não é bom para o condomínio?

Hoje existe uma certa repulsa por parte dos condôminos pela tomada de financiamento. Muitas vezes são muito caros, com juros muito altos, como os financiamentos em geral, especialmente o imobiliário. Mas é preciso ter em mente que são duas realidades diferentes. Mesmo sabendo que é um empréstimo, é um investimento que trará um retorno financeiro ao longo do tempo que pode pagar a taxa de juros do próprio financiamento.

As pessoas têm um pouco de receio, mas se souber em que aplicar e como aplicar, será muito benéfico para o condomínio.

O condômino precisa entender que o financiamento não é uma captação de valores para pagar dívidas, mas para realizar um investimento em benefício do próprio condomínio. E isso acaba valorizando também o imóvel.

Administradora de condomínios em BH Financiamentos x rateio extra – Conclusão

O síndico deve buscar informação. É claro que se o condomínio tiver um fundo de reserva, tudo fica mais fácil de ser realizado. Quando for possível fazer um rateio extra, ótimo. Mas, às vezes, é preciso recorrer ao financiamento. De repente o síndico se depara com uma despesa emergencial de R$ 100 mil reais, e o condomínio tem uma arrecadação ordinária de R$ 40 mil reais.

Então, busque informação quando necessário, vá atrás de uma empresa de financiamento, verifique sua idoneidade, brigue por juros mais baixos. Não é o ideal buscar por um investimento, mas, de vez em quando, é necessário e salutar para o condomínio.

 Nós da Seu Síndico Administradora de condomínios em BH estamos prontos para assessorá-lo na sua gestão condominial.Teremos o maior prazer em prestar todas as informações necessárias para que você realize um ótimo investimento para o seu condomínio.

Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora e síndico profissional BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh – mudança já, Administradora de Condominio bh – novas regras boletos, Administradora condominios bh – tabela defasada IRPF, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre, Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem, Administradora de condominios bh – jardins internos, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat