DECORT Condomínios BH

DECORT Condomínios BH

Decort-BH: Domicílio Eletrônico dos Contribuintes e Responsáveis Tributários de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte/MG, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, disponibilizou um novo canal de comunicação virtual para que as empresas da capital  possam acessar com mais segurança e rapidez os avisos e notificações tributárias – o Decort-BH. Com ele é possível acessar serviços como alertas, intimações, autos de infração e notificações. Entenda mais sobre o Decort-BH, prazos e credenciamento neste artigo. Confira!

DECORT Condomínios BH – O que é o DECORT-BH?

 Conforme disposto no Decreto nº 16.841/18, “O DECORT-BH destina-se à comunicação, por meio eletrônico, da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte – SMFA – com pessoas naturais e jurídicas contribuintes ou não dos tributos municipais, mesmo que gozem de isenção ou imunidade.”

Em outras palavras, é a comunicação virtual destinada a atos ou procedimentos fiscais entre a Secretaria Municipal da Fazenda e o contribuinte. É o seu cadastro de e-mail para a Prefeitura de Belo Horizonte. É solicitado um endereço eletrônico para enviar notificações e informações. Esse procedimento dispensa a administração tributária municipal de qualquer outra forma de comunicação entre ela e o contribuinte ou não, usuário dessa plataforma.

DECORT Condomínios BH –  Que tipo de informação é feita através do DECORT-BH?

Basicamente todas as comunicações de interesse da Administração Tributária Municipal, incluindo notificações, intimações, autos de infração, alertas fiscais (comunicações de possíveis irregularidades que estejam relacionadas aos contribuintes), dentre outros.

Os atuais métodos de notificação por via postal com Aviso de Recebimento – AR -, por Edital e presencial são, quando cabível, substituídos por esse domicílio eletrônico.

DECORT Condomínios BH – Essa adesão é obrigatória ou facultativa?

 As notificações e avisos eletrônicos vieram para substituir os métodos de notificação por correspondência. Por isso o credenciamento no Decort-BH é obrigatório para as pessoas jurídicas.

O prazo para a adesão, o que foi chamado de credenciamento voluntário, foi até 31 de julho de 2018. A partir de agosto do mesmo ano, aqueles que não aderiram ficaram sujeitos ao credenciamento de ofício.

Contudo, de acordo com a nova Portaria SMFA 044/2018, o prazo para o credenciamento  se estendeu até 30 de setembro.

DECORT Condomínios BH – Quem não se cadastrar no prazo?

 Conforme a Lei 7.378/97, serão feitas autuações às empresas que não realizarem à adesão ao domicílio eletrônico com base no calendário de credenciamento da obrigatoriedade.

DECORT Condomínios BH – Quem deve aderir ao DECORT-BH?

 As pessoas obrigadas a fazer o credenciamento no Decort-BH são basicamente:

  • as empresas que possuam qualquer atividade sujeita à incidência do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) ;
  • os condomínios de edifícios que sejam obrigados a realizar a retenção do ISSQN na fonte;
  • as pessoas jurídicas estabelecidas em outros municípios, que sejam sujeitos passivos de obrigações tributárias, principal ou acessória na forma da legislação tributária municipal de Belo Horizonte.

*É facultativo o credenciamento de Pessoa Física no Decort-BH.

DECORT Condomínios BH – E as empresas que recolhem o ISS pelo Simples Nacional?

 Os estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional e os microempreendedores individuais  estão dispensados deste credenciamento. Porém ele pode ser realizado de forma voluntária, conforme expõe a Portaria nº 15 de 2018.

DECORT Condomínios BH –  Como fazer o credenciamento?

O cronograma e os respectivos procedimentos para o credenciamento foram publicados pela Portaria SMFA nº 15/2018.

Para fazer o cadastro é necessário ter usuário (login) e senha do sistema BHISS Digital e certificado digital. O contribuinte deve acessar o endereço https://decort.pbh.gov.br/ e uma vez credenciado, este usuário terá acesso ao serviço de Caixa Postal Eletrônica (CPE), em que todas as comunicações da Secretaria da Fazenda de Belo Horizonte de seu interesse serão disponibilizadas.

DECORT Condomínios BH – Quem pode realizar o credenciamento?

 O usuário do Decort-BH, por meio do sistema de controle de acesso – CAS, poderá delegar, mediante procuração, selecionando o poder “Caixa Postal DECORT”, o acesso à sua CPE a qualquer pessoa, natural ou jurídica, desde que esta já esteja previamente credenciada no domicílio. O poder “Caixa Postal DECORT”, uma vez delegado, permitirá ao procurador, inclusive, credenciar no Decort-BH a pessoa por ele representada.

DECORT Condomínios BH – E se a notificação não for visualizada?

A comunicação será considerada realizada no momento em que o usuário acessar sua plataforma ou, 15 dias de forma presumida, após a publicação desse procedimento ou dessa comunicação realizada pela secretaria.

*O sistema foi desenhado para que exista um tipo de notificação chamada “notificação presumida”. Uma vez publicada uma mensagem no Decort, caso essa mensagem não tenha o seu teor acessado em até quinze dias, o sistema automaticamente considera a mensagem lida e, portanto, o contribuinte ciente da notificação.

DECORT Condomínios BH – Quais os pontos mais relevantes do DECORT?

Para a prefeitura de Belo Horizonte, o primeiro impacto vai ser com a economia com postagens, tanto financeira quanto no desgaste de mão de obra e manuseio com papel. Sobretudo quando isso envolve emissão de AR. Proporcionará menos custos com impressão e cópias de papéis, reconhecimento de firma em documentos, etc.. E também a certeza de que a pessoa que irá acessar a caixa postal eletrônica será o dono do negócio ou seu procurador, portanto, as pessoas aptas a tomarem as providências frente a uma notificação.

Para o usuário do Decort BH é a certeza de que ele vai receber a notificação do Fisco em tempo, de forma sigilosa e mais segura. Além de evitar deslocamentos desnecessários à Fazenda Municipal, gerando economia de tempo.

Portanto, este sistema foi criado com o intuito de melhorar o relacionamento do Fisco Municipal com todos os envolvidos na área tributária, gerando com isso uma redução no “Custo Brasil”.

DECORT Condomínios BH – Conclusão

Como você pode observar, o DECORT-BH é um importante canal eletrônico entre o Fisco e a sua empresa. Nós da Seu Síndico Administradora de Condomínios em BH teremos o enorme prazer em atender o seu condomínio nessa questão. Temos as qualidades necessárias para realizar todos os procedimentos legais que envolvem a sua empresa e essa nova forma de comunicação. Entre em contato conosco!

Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh

 

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condominios em BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh – mudança já, Administradora de Condominio bh – novas regras boletos, Administradora condominios bh – tabela defasada IRPF, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre, Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem, Administradora de condominios bh – jardins internos, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat