Telhados verdes para condomínios

Telhados verdes para condomínios

Telhados verdes para condomínios

Diminuição da poluição, reciclagem, preservação do meio ambiente. Esses são temas que a cada ano demandam mais atenção da população mundial. Em um planeta em que o cenário ambiental está cada vez mais degradado, ideias e alternativas sustentáveis vêm ganhando voz e vez. Esverdear telhados já é uma tendência mundial que vem ganhando mais força a cada ano. Os telhados verdes têm surgido, ao redor do mundo, como uma grande alternativa sustentável para a área urbana – e os condomínios não poderiam ficar de fora. Para entender um pouco mais sobre isso veja, neste artigo, como aplicar essas técnicas no seu condomínio e como podem ajudar na redução dos gastos. Confira!

Administradora de condomínios em BH – O que é um telhado verde?

O telhado verde, ecotelhado ou telhado ecológico consiste em uma técnica de cultivo de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. O objetivo é devolver o verde para os centros urbanos e diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento populacional. Eles formam um isolamento da radiação direta do sol, ao contrário de telhados escuros que absorvem muito mais calor. Com essa prática há a redução da necessidade de aparelhos de refrigeração durante o calor e de aquecimento para o inverno, pois mantém a temperatura mais constante.

Administradora de condomínios em BH – Quais são os benefícios dos telhados verdes para o condomínio

Esses telhados são tendências em condomínios por conta de diversos benefícios:

  • redução da amplitude térmica do local;
  • redução dos custos energéticos com controle de temperatura (aquecimento e refrigeração);
  • terreno para cultivo de alimentos orgânicos;
  • novo espaço de área comum para os moradores, se houver acesso;
  • aumento do convívio dos moradores com a natureza;
  • redução das ilhas de calor;
  • maior isolamento acústico do local;
  • aproveitamento e reaproveitamento da água da chuva;
  • menor risco de enchentes nos arredores;
  • aumento da biodiversidade da região;
  • retenção de partículas de poeira;
  • purificação de ar capturando gases de efeito estufa (GEEs);
  • melhora estética.

*Estudos apontam os telhados verdes como uma ótima tecnologia para economizar energia gasta pelo ar condicionado, já que a temperatura em telhados vegetados não passa de 25°C, enquanto telhados convencionais chegam a até 60°C. A cobertura vegetal atua como um isolante térmico devido à água da chuva ou de irrigação (que fica retida no solo) e à absorção da luz e calor pelas plantas, que são convertidas em energia por meio da fotossíntese.

É uma das principais estratégias usadas nas construções sustentáveis, já que traz vários ganhos para o empreendimento.

Administradora de condomínios em BH – Quais os locais que podem ser instalados telhados verdes?

Os telhados verdes em condomínios podem ser instalados nas coberturas dos prédios, em áreas comuns como churrasqueiras, salões de festa, ou qualquer local que possua uma boa estrutura e espaço disponível. Lembrando que a instalação deve ser feita por profissionais, pois os telhados verdes são compostos por camadas que dependem do tipo de vegetação que será plantada. Geralmente são formados por suporte, controle de vapor, manta de isolamento térmico, camada impermeabilizante, camada de drenagem, camada filtrante, substrato e a vegetação.Todo esse sistema tem um peso e o local de instalação deve suportá-lo.

*Outra prática sustentável que ajuda na economia de energia, além de todos os outros benefícios ambientais já citados, são os jardins verticais, paredes verdes ou paredes vivas. Podem ser implantados em algumas áreas comuns, como na parede dos salões de festas. Além de apresentarem os mesmos benefícios do telhado verde, o resultado estético é fantástico!

Administradora de condomínios em BH – Quanto tempo demora a instalação do projeto?

A estimativa de tempo varia de acordo com o tamanho e composição do projeto. Pode ser em uma manhã, um dia, uma semana ou mais. A instalação costuma ser muito rápida, quando comparada à instalação de outros tipos de sistemas.

Administradora de condomínios em BH – Investimento e payback

Assim como a instalação, o investimento varia de acordo com o projeto do condomínio. O payback vem em torno de 9 a 10 meses após a implantação do telhado verde.

Administradora de condomínios em BH – Pode-se implantar o telhado verde em qualquer condomínio?

Há condomínios que são inadequados. Aqueles que possuem muito tempo de vida, em que  foram construídas muitas caixas sobre laje, ou que têm muitas antenas instaladas, dificultam a distribuição do jardim.

*Caso não seja viável a instalação de telhados ou paredes verdes no seu condomínio, existe ainda uma outra solução que ajuda na redução do consumo de energia. Os chamados telhados brancos, que também ajudam no controle da temperatura interna do ambiente, pois o telhado é pintado com tinta branca refletora e grande parte do calor do sol não é absorvido. Porém não traz tantos benefícios quanto às técnicas verdes.

Administradora de condomínios em BH – Telhados verdes – Manutenção

A manutenção é bem parecida com a de qualquer jardim. Entretanto, no telhado verde, o trabalho chega a ser menor, devido à automatização presente, que livra o condomínio de ter que se preocupar em regar a plantação.

Administradora de condomínios em BH – Escolha da vegetação

A escolha da vegetação que será plantada também é muito importante. Deve-se levar em conta se a espécie irá sobreviver a temperatura, ventos e chuvas do local e se ela irá absorver calor em vez de refleti-lo. Isso é essencial para a eficiência do telhado verde.

Administradora de condomínios em BH – Incentivando os moradores

Também é possível incentivar os condôminos a criarem seu próprio espaço vegetado na varanda ou em janelas, formando uma espécie de parede verde protegendo o prédio inteiro. As vantagens econômicas irão compensar o investimento em algum tempo, pois não é necessário o uso de materiais caros para a estética da varanda, as plantas irão realizar este serviço; além de diminuir gastos com manutenção e limpeza de sujeiras e manchas, pois as plantas funcionam como filtros. Como o telhado, elas tornarão o ambiente mais fresco, o que reduzirá o uso de ar condicionado.

Administradora de condomínios em BH – Telhados verdes – Conclusão

Como você pode observar, o telhado verde já é uma tendência mundial de construção, por isso vale a pena correr atrás de informações que podem beneficiar tanto o seu condomínio quanto o ecossistema. Além da redução do consumo de energia, ele se tornará mais sustentável, mais bonito e agradável, além valorizar seu imóvel.

Em algumas áreas não se consegue fazer o telhado verde, mas pelo menos se consegue fazer canteiros. Também serve! Se não é possível fazer toda a área, o pouco que for feito já estará trazendo algum ganho para o local e para a coletividade.

Nós da Seu Síndico Administradora de condomínios em BH podemos auxiliá-lo, desde a organização à execução do evento em questão. Teremos o enorme prazer em ajudá-lo!

Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh

Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora e síndico profissional BH.

Assuntos relacionados: administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro, administradora de condomínios em bh dá dicas sobre gírias, provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpj, administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF, administradora de condomínios em bh deve informar irregularidades, administradora de condomínios em bh dá dicas ao seu negócio, dicas de administradora de condomínios em bh para vencer a crise, sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh fala marketing pessoal, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, foco nos resultados administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh – mudança já, Administradora de Condominio bh – novas regras boletos, Administradora condominios bh – tabela defasada IRPF, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre, Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem, Administradora de condominios bh – jardins internos, Administradora de condominios bh – inovando sempre, Administradora de condominios bh – Seguranca contra incendio, Administradora de condominios bh – reformas em aptos, Administradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios Contagem

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat