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Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal

Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal

 

Você faz seu marketing pessoal?

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Por que é que alguns profissionais mesmo sendo muitíssimo competentes não conseguem ter fazer o Marketing Pessoal que outros, que não têm o mesmo padrão de trabalho que eles?

Praticamente em todas as profissões, para que o profissional tenha empregabilidade ou que seja solicitado para realizar um serviço ou série de serviços é necessário que o cliente confie nele, que tenha dele uma imagem positiva de competência e profissionalismo.Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal

Os administradores bem aceitos no mercado fazem, mesmo que intuitivamente a promoção de sua imagem e adotam determinados comportamentos que sem eles não sobreviveriam da sua profissão ou estariam em situação de dificuldades como infelizmente acontece com alguns.Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal

Isto quer dizer que esses “alguns” não são competentes profissionalmente? Embora isso possa acontecer, na maioria dos casos é porque não souberam fazer o seu Marketing Pessoal: Quem não se faz conhecido e respeitado, não tem bom lugar no campo de trabalho!

Ao conseguir fazer seu Marketing Pessoal o administrador começa a ser lembrado pelas características que passa e tem inicio um processo de crescimento da captação de novos clientes e consolidação da fidelidade dos antigos.

E como fazer o seu Marketing Pessoal?

Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal traz 3 dicas importantes

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1º – Conhecendo os clientes que busca e os clientes que tem.

Todo profissional deve conhecer as características e necessidades do mercado onde atua ou planeja atuar para desenvolver o seu produto (serviço).

2º – Se preparando tecnicamente (e à sua equipe) para atender às necessidades desse mercado.

3º – Fazendo a promoção (divulgação) de seus produtos (serviços).

A promoção dos produtos do administrador se reveste de uma peculiaridade específica no Marketing, é o Marketing Pessoal. Embora o profissional possa estar levando o nome de um escritório do administrador com identidade e nome de pessoa jurídica, a relação da imagem pessoal é muito importante, pela confiança que deve passar, assim ela deve ser construída em bases sólidas:

  • Uma REDE DE RELACIONAMENTOS, pessoas conhecidas que a indicaram ou portifólio que relaciona clientes que a referenciam e com isso inicia o processo de abertura para a confiabilidade.
  • Positivismo: Passar uma imagem positiva de si próprio e da realidade da vida profissional e pessoal. Estar permanentemente em “alto astral” junto aos clientes internos e externos.
  • A apresentação pessoal correta não só no primeiro contato (que é fundamental), mas nos demais que se seguem (limpeza pessoal, cabelos penteados, roupa condizente, acessórios pessoais adequados/sóbrios, etiqueta básica).
  • Apresentação adequada do escritório, com organização e visual que inspirem confiança.
  • Material de divulgação bem preparado e condizente com o padrão dos clientes. Para o primeiro contato: cartões, folders e atestados de capacidade técnica). Para os trabalhos diários: Site com portal de acesso para os clientes e divulgação de mudanças em legislação e procedimentos, bem como divulgação das ações do profissional e do escritório.
  • Competência Técnica, não só no conhecer mas também no fazer, na execução dos trabalhos necessários ao cliente realizados com qualidade e no tempo hábil.
  • Superação constante das expectativas dos clientes, sempre fazendo algo mais, de forma a mantê-los entusiasmados com a relação profissional.

As marcas famosas de refrigerantes, carros, roupas e outros bens que vemos na mídia, o administrador também precisa ser uma marca cobiçada por seus clientes. Através do Marketing Pessoal deve construir uma marca que impressione positivamente a todos que fazem parte da comunidade que é seu alvo (empresa onde trabalha ou clientes), uma marca que inspire confiança, que seja sempre lembrada, que seja uma promessa de valor para todos.Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal

Você já reparou que, até mesmo para crescer internamente na organização é preciso que a pessoa seja sempre lembrada pela sua imagem e características profissionais e de comportamento que apresenta? E aí não se incluem os chamados “puxa-sacos” que estão sendo percebidos como prejudiciais pela sua falta de autenticidade, prejuízos que causam no clima organizacional, e por isso desprestigiados e eliminados do mundo corporativo. Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal

Administradora de Condomínios em bh fala sobre marketing pessoal 9 pontos de referência para seu marketing pessoal:

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1- Nome: O primeiro ponto é que toda marca precisa de um nome que chame a atenção, que seja lembrado. A marca de um produto é lembrada freqüentemente, teve seu nome cuidadosamente estudado, criado, desenvolvido para isso. Numa marca pessoal o nome não precisa ser o de batismo apresentado por completo. Pode ser parte dele ou mesmo um nome ‘artístico’. Com certeza você conhece inúmeros profissionais que na sua própria empresa ou fora dela são lembrados por seus nomes fáceis de guardar, porque são abreviados, e outros que possuem nomes artísticos que, entre outras causas, surgiram via “apelidos”, carinhosos ou não. Muitos deles abreviaram ou alteram seus nomes visando essa característica de uma marca forte: ter um nome que seja facilmente lembrado.

2- Visual: Apresentação não é a mesma coisa que beleza, e isso faz a diferença! Cuide dela! Vista-se de acordo com a marca que você quer projetar, fazendo algumas pequenas concessões ao ambiente onde vai estar. Nas empresas onde exista uniforme, não basta vesti-lo, use-o bem cuidado. Tenha um bom cartão de visitas, comportamento e posturas adequadas à sua marca e ambiente.

3- Excelência: Não seja apenas bom, seja uma excelência profissional. Procure ser o melhor no seu trabalho, em qualidade, cumprimento de prazos e compromissos. Destaque-se. Nunca, mas nunca mesmo, deixe alguém com aquela ideia de que você poderia ter feito melhor, que não ‘acabou tudo’ e procure superar as expectativas.

4- Visibilidade: Seja visível. Aproveite ou até mesmo crie as oportunidades de destacar seus trabalhos na empresa, de marcar presença na mídia e nos eventos, sem deixar transparecer a ideia do “aparecido” (aquele que “força a barra”). Isto inclui conseguir dar destaque a seus trabalhos internos, integrar redes de relacionamento, participar de entrevistas na imprensa, palestras, publicar artigos etc.

5- Requisitos do cliente: Observe que sua marca deve transmitir aquilo que o seu público alvo valoriza, sem perder os seus próprios valores.

6- Vitalidade: Transmita vitalidade. Para isto, cuide bem de sua saúde: faça exercícios, alimente-se adequadamente e durma bem. Um profissional caído, sem energia, não transmite uma imagem positiva.

7- Positivismo: Emane positivismo e entusiasmo através de seu semblante, de suas palavras e pensamentos. Acredite que você pode tudo. E você pode! E transmita isso aos outros!

8- Constância e Paciência: Uma marca precisa estar sempre exposta mostrando suas características e pode demorar a ser valorizada e procurada. Tenha constância e paciência!

9- Acesso e Ação: Uma marca deve ser acessível ao cliente. O produto ou serviço deve estar sempre chegando a ele, seja pela facilidade de acesso ou porque lhe foi ofertado. Crie um “ponto de venda” efetivo ou virtual como um site. Não espere que o cliente “corra atrás de você” de imediato, apesar de que isto é que se tende a obter com marcas fortes. Ofereça o seu serviço ao cliente, crie uma estratégia de venda, mas nunca o deixe entender que você precisa muito da venda, mas faça com que o cliente entenda que é ele que precisa de seu serviço.

Se você souber criar e trabalhar sua marca pessoal e ela passar a mensagem correta, falando para seus potenciais clientes que você tem a solução para as necessidades deles, ela será procurada e aí, gerada a demanda, e pela “lei da oferta e da procura” ela vai alcançar o seu “valor de mercado”.

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Texto de autoria de Flavio Martins da Costa, consultor, palestrante e escritor. Contato: [email protected] – 31 9705-7428

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