Fique por dentro Tutela em Belo Horizonte
Fique por dentro Tutela em Belo Horizonte, você sabia?
Entenda o processo de Tutela e Fique por dentro Tutela em Belo Horizonte. É um instituto de proteção da criança e do adolescente e é exercida por um Tutor nomeado pelo juiz. Este processo de Fique por dentro Tutela em Belo Horizonte deverá ser feito com o acompanhamento jurídico no fórum da cidade onde mora o menor. O Tutor ficará responsável pela criança ou adolescente e deverá assisti-lo junto a sua educação, saúde, alimentação, finanças. A escolha do Tutor será preferencialmente por parentes mais próximos ou na ausência o juiz nomeará uma pessoa que resida na mesma comarca do assistido. A Tutela não poderá ser realizada por pessoas que possuía dívidas com os pais da criança ou que por algum motivo possa a vir a tirar proveito financeiro.
O nomeado Tutor não poderá recusar a determinação do juiz em receber a tutela, salvo em alguns casos como ter mais de 3 filhos, ser militar ou ter alguma doença grave, mas caberá ao juiz a decisão do não aceite. A Tutela tem prazo de 2 anos e deverá o Tutor prestar contas da movimentação financeira deste período. Caso o tutor seja designado novamente pelo juiz, este poderá pedir a transferência da tutoria, alegando que já cumpriu por 2 anos e outras pessoas poderiam assumir este compromisso.
Fique por dentro Tutela em Belo Horizonte – Como é a prestação de contas?
A ação da prestação de contas devera ser feita para apresentar a justiça todos os bens herdados dos pais do tutelado, bem como também apresentar todas as Receitas e Despesas/Contabilidade do tutelado. Este processo deverá ser a cada 2 anos ou quando solicitado pelo juiz ou quanto o tutelado atingir a maioridade.
Poderá haver processo de denúncia por parte de terceiros sobre má conduta do Tutor. A criança pode indicar ao juiz o seu Tutor quando tiver mais de 12 anos.
Cuidados importantes a serem tomados:
Fique por dentro Tutela em Belo Horizonte – Quais cuidados o tutor deverá ter?
- Nunca contrair empréstimos bancários ou instituições financeiras;
- Fazer doações ou empréstimos a terceiros, sem autorização do juiz;
- Não realizar compra de imóveis ou bens móveis;
- Não dispor dos bens do curatelado;
- Não contrair dívidas;
- Nunca misturar as contas co curatelado com as contas pessoais do curador, principalmente as contas bancárias;
- Nunca usar o cartão de crédito do curador para pagar despesas do curatelado;
- Não deixar de solicitar Notas Fiscais, Cupons Fiscais ou Recibos, quando realizar pagamentos;
- Abrir uma conta bancária específica para movimentação financeira do curatelado/tutelado;
Em Belo Horizonte, você poderá contar com toda a experiência da equipe da Seu Síndico administradora de condomínios em bh, que realiza o processo de prestação de contas da Tutela em BH.