Condomínios Saudáveis e Sustentáveis
A preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais evidenciada nos grandes centros urbanos. São vistas várias ações no sentido de causar menos impacto possível à natureza, o que favorece o bem-estar coletivo. Dentro desse cenário, temos os Condomínios Saudáveis e Sustentáveis. Estes dois conceitos estão correlacionados: uma construção sustentável respeita o meio ambiente, já o edifício saudável tem preocupação com o bem-estar do usuário. No artigo de hoje explicaremos um pouco esse conceito a fim de ajudá-los a ter um condomínio mais saudável e sustentável. Confira!
Administradora de condomínios em BH – O que é um Condomínio Saudável?
Condomínio Saudável é aquele que leva em conta as pessoas, o seu usuário. A questão da saudabilidade é uma preocupação hoje da OMS (Organização Mundial da Saúde). Números mostram que mais de 30% dos ambientes construídos residenciais e mais de 70% dos comerciais, são insalubres; logo, causa mal à saúde das pessoas.
Muitos saem de casa para uma academia, por exemplo, para ficarem saudáveis, só que quando voltam para casa ou vão para o escritório o ambiente não é saudável. Há uma preocupação por parte da OMS em como lidar com os ambientes construídos para que eles possam também fazer bem à saúde das pessoas.
Outro ponto importante a ser levado em conta é que no desenho e na construção de um edifício saudável são utilizados “materiais saudáveis”, incluindo aqueles sem PVC, sem formaldeído e sem ou com a menor quantidade possível de compostos orgânicos voláteis (COV). Os materiais saudáveis são aqueles que são fáceis e seguros para reutilizar, são recicláveis ou biodegradáveis.
Administradora de condomínios em BH – Quando o condomínio é considerado Sustentável?
Para um condomínio ser considerado sustentável, ele precisa cumprir determinados critérios, que vão desde o emprego de materiais ambientalmente corretos até elementos ligados à arquitetura do condomínio. A concepção de um condomínio sustentável deve incorporar maior planejamento e integração de materiais, tecnologias e sistemas para promover melhor aproveitamento de recursos naturais. Tendo como premissa a adoção de medidas, desde o projeto até a execução que também contemplem responsabilidade social.
Administradora de condomínios em BH – Diferenciais de um Condomínio Sustentável
Através da implantação de diferenciais sustentáveis que vão desde o processo de construção até os procedimentos adotados durante a vida útil do imóvel, moradores de condomínios sustentáveis podem ser contemplados com taxas de condomínio de 20% a 30% menores que os valores cobrados em edifícios convencionais. Também podem ter uma melhor qualidade de vida e ajudar na contribuição da preservação ao meio ambiente. Além, é claro, da valorização significativa do patrimônio.
Administradora de condomínios em BH – Quais são os pontos que tornam o ambiente não saudável?
Há vários pontos que fazem com que o ambiente não seja saudável. Uma das principais preocupações é a qualidade do ar interno devido à problemas de saúde muito graves relacionados a isso. Inclusive, já houve casos de morte devido à problemas de contaminação do ar condicionado dentro de um escritório.
Um outro problema é a questão da qualidade do ambiente em relação à iluminação. Muitas vezes as pessoas são obrigadas a comprar vitamina D, por exemplo, porque não têm mais contato com a luz natural dentro dos ambientes.
Ainda há os problemas com ambientes insalubres, mofados, por não possuírem uma ventilação adequada no ambiente.
Administradora de condomínios em BH – E isso na construção pode ser resolvido?
Sim, geralmente começa na fase inicial de construção ou mesmo em ambientes já construídos. Faz-se um diagnóstico no ambiente, uma série de medições desses parâmetros de saudabilidade e é passado para o cliente o que precisa ser corrigido para que ele possa ter o seu ambiente mais saudável.
Diferente de um projeto novo, fica-se mais limitado, mas é muito comum fazer isso em ambientes já construídos, pois é o local em que as pessoas normalmente já estão sendo afetadas. Por exemplo: também são medidos os campos eletromagnéticos. Muitas vezes o bebê não está dormindo à noite porque ele está próximo a uma tomada que tem uma corrente elétrica que não está equilibrada. Mudar o berço de lugar já altera totalmente as condições e aquela criança passa a dormir bem.
Administradora de condomínios em BH – O Condomínio Saudável é sempre Sustentável? O Sustentável é sempre Saudável, ou são coisas separadas?
É um complemento. Dentro do próprio selo do HBC de construção saudável (Healthy Building Certificate – Selo Casa Saudável) existe um capítulo só sobre sustentabilidade. E dentro dos Selos de sustentabilidade, das construções sustentáveis, há um capítulo sobre a qualidade do ar interno, em que aborda muito os critérios de saudabilidade.
No HBC acredita-se que as pessoas devem ser o foco das edificações. E edificações orientadas à saúde e bem estar são o novo passo da sustentabilidade. Portanto, são bem complementares.
Administradora de condomínios em BH – Algumas medidas sustentáveis
Conheça algumas das muitas práticas que podem proporcionar economia e minimizar impactos nos condomínios:
- Painéis solares para aquecimento de água – banho, cozinha, piscinas, etc.;
- geradores eólicos – armazenando energia dos ventos em baterias podendo suprir parte da demanda do condomínio nas áreas de serviços, por exemplo;
- placas fotovoltaicas de produção de energia – iluminação externa, bombas d’água, etc.;
- aquecimento de chuveiros a gás – garante que o consumo de energia elétrica será reduzido nos apartamentos, maior conforto e economia aliados à responsabilidade ambiental;
- captação de água de chuva – ajuda na economia de água que pode ser utilizada para irrigação, lavagem de pisos e descarga;
- reuso de água – a incorporação em empreendimentos do reuso da água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros passa por uma estação de tratamento de esgoto e é novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários;
- telhados, lajes e jardins suspensos – impermeabilizados e adequadamente drenados possibilitando captação de água de chuva e melhoria do conforto térmico-acústico, etc.;
- utilizar o ozônio para o tratamento de água da piscina, em vez do cloro – existem diversos estudos que indicam que o cloro tem potencial cancerígeno, além dos efeitos já conhecidos como desgaste dos cabelos e poluição química;
- orientação de edificações – promove aumento da ventilação e luminosidade naturais;
- melhor aproveitamento da iluminação natural – levando-se em conta a necessidade do seu controle;
- medidores de água e gás individuais – proporcionando economia na medida que os usuários serão responsáveis pelo pagamento exato do consumo próprio;
- coleta seletiva – ajuda na reflexão dos princípios base da sustentabilidade pelos condôminos: os 5 “Rs” (Repensar, Recusar, Reduzir, Reusar e Reciclar), além de poder gerar renda extra para o condomínio ou gerando oportunidade de trabalho para comunidades locais em associações de reciclagem;
- tratamento de efluentes, esgotos e águas cinza – para o adequado lançamento no ambiente natural, evitando a contaminação do lençol freático e corpos d’água (rios, lagoas, mar, etc.), podendo auxiliar na redução do uso para irrigação e lavagem de pisos.
Administradora de condomínios em BH – Papel do síndico
O síndico tem a missão de trazer essa conscientização e implantação sustentável para o condomínio. Precisa ter conhecimento, buscá-lo e saber passar a ideia para que seja adotada. Ele deve saber exatamente o que está passando para os moradores. Deve entender o assunto de forma abrangente, principalmente quando isso requer um certo investimento, para poder explicar sem deixar dúvidas e receios.
Ele deve passar para os condôminos a confiança de que aquele determinado investimento será seguro e trará benefícios para a coletividade.
Administradora de condomínios em BH – Conclusão
Como você pode notar, é preciso focar na questão de sustentabilidade para que o condomínio possa ser saudável. O síndico é o representante da coletividade, ele tem que se preocupar com a parte financeira, de engenharia, de segurança… Mas também com a parte de qualidade de vida, de sustentabilidade, com a parte das pessoas serem saudáveis. Ele deve passar algum conhecimento para os moradores, para os funcionários, e implantar várias alternativas que, além de tudo, gerará economia para o condomínio que representa.
Nós da Seu Síndico Administradora de condomínios em BH somos capacitados para administrar o seu condomínio, seja ele convencional ou não. Também podemos dar todo o suporte necessário para que possa ser realizada qualquer modificação na estrutura do edifício para um modelo Saudável e Sustentável.
Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh
Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora e síndico profissional BH.