Reduzindo gastos do condomínio com energia solar
A energia elétrica, assim como a água, são os custos que mais sobrecarregam as contas dos condomínios. Além de pesar no bolso dos moradores, seu uso indiscriminado também traz malefícios para a natureza. Pensando nisso, investimentos na chamada “energia limpa” têm sido a grande aposta dos condomínios em todo o país. O uso de energia solar é atraente não só pelo efeito positivo no meio ambiente, mas também pela economia que gera ao condomínio, tanto para a redução dos valores quanto para investimento financeiro a médio e longo prazo. No artigo de hoje esclareceremos algumas das principais dúvidas a respeito desse projeto. Confira!
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Como funciona o sistema de energia solar?
É um sistema simples, composto por placas de geração de energia solar que geram corrente contínua; esta, por sua vez, passa por um inversor, que transforma em corrente alternada e joga diretamente para a rede de energia.
Colocam-se as placas em um lugar em que haja iluminação solar, e uma fiação leva até um poste de luz, por exemplo. Pode ser ligado em qualquer quadro de energia da residência, uma vez que a energia da rua passa por dentro de todo o cabeamento do imóvel. O caminho inverso é o mesmo. Resumindo: a placa solar é ligada diretamente no inversor, e dele é ligado no quadro de energia que vai ser jogado diretamente na rede.
No caso dos condomínios, são ligados no quadro de energia das áreas comuns, por exemplo. Cada quadro de energia tem o seu relógio específico para cada região do condomínio. As áreas comuns, de salão de festas, das quadra. Consegue-se dimensionar o consumo dessas áreas através de alicates de medição, que determinará a quantidade de placas necessárias para suprir uma determinada área.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – A energia solar supre toda a demanda?
A geração de energia é proporcional à quantidade de placas que se coloca e automaticamente à quantidade de espaço disponível. A energia gerada é jogada diretamente na rede e ela funciona mais ou menos como se o relógio de energia fosse girado ao contrário. Então, quanto mais placas tiver, mais o relógio vai girar, tendo mais economia de energia.
No final, quando a conta de luz convencional chegar, ela terá débitos e créditos. Quando não se está jogando energia na rede, o relógio gira normalmente, como funciona em qualquer casa. Quando se gera essa energia, a convencional não é utilizada; fazendo esse crédito e débito no final do mês.
Da mesma maneira que um carro flex funciona a álcool e gasolina, as placas funcionam com os dois tipos de energia, a fornecida pela concessionária e a energia solar. O que a concessionária cede será cobrado e a energia solar será descontada do valor; porque a conta não é feita em reais, mas em kwp (quilowatt pico – unidade de medida utilizada para painéis fotovoltaicos – que desenvolvem força eletromotriz pela ação da luz).
A quantidade que se consome da rede é cobrada pela concessionária de energia; e a que é gerada vai ser consumida em casa. No final das contas, quantos kwp for o resultado desse crédito e débito, é o valor a ser pago na conta.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Como funciona a conciliação dessa geração própria com as concessionárias?
Funciona perfeitamente bem. É feito um projeto e levado para a aprovação da concessionária. A partir daí, compra-se os equipamentos e faz-se a instalação. Depois, a concessionária é chamada novamente. Ela vai ao condomínio, analisa e verifica se está tudo de acordo com o projeto aprovado e trocam o relógio existente para um bidirecional, que é o que vai mostrar onde há o crédito e o débito. É tudo sempre homologado com a concessionária, nunca feito nada individualmente. O formato da conta de luz muda, vai se enxergar o que foi consumido da rede e o que foi injetado na rede; para mostrar quanto foi a economia e quanto se pagou.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Após aprovação da concessionária, quanto tempo demora a implantação de um projeto em um condomínio?
Em média, com 15 dias está tudo funcionando, sem interferir no dia a dia do condomínio. As intervenções são muito pequenas, são poucos cabos, as placas ficam no telhado, o inversor é sempre à mostra, perto do quadro de energia. Não é necessária nenhuma “quebradeira”, pois o lugar para passar a fiação não é dentro das paredes, é tudo feito externamente.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Onde podem ser instaladas as placas de captação de energia solar, além dos telhados?
Existem sistemas pórticos de estrutura para colocar as placas como se fossem coberturas de carro. Nos locais em que há estacionamentos, jardim, é feito esse pórtico, as placas ficam instaladas em altura suficiente para os carros ficarem normalmente nos estacionamentos (ainda ficam à sombra, e as placas gerando energia). Nos locais em que há área aberta consegue-se fazer a instalação tranquilamente.
Os moradores podem ficar tranquilos porque não há risco algum de choque. O sistema é totalmente aterrado. Probabilidade de 0%.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Qual o tamanho da economia que essa implantação pode gerar?
É mais comum zerar a energia com um dimensionamento correto das placas. O sistema usado é o sistema europeu, que calcula através do consumo de kwp a quantidade de placas exatas para zerar o sistema. A partir daí procura-se área suficiente para implantá-las. Se o condomínio tiver alguma limitação, é feito proporcionalmente: implanta-se as que cabem e a partir daí vão sendo feitas contas pela quantidade e otimização. Por exemplo, com esta quantidade x de placas, serão otimizados 80%.
Mas parte-se do princípio que a conta de energia será zerada.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Em quanto tempo o condomínio consegue retorno sobre o investimento, realmente começa a economizar?
O cálculo do payback é muito relacionado à tarifa unitária de energia que cada concessionária pratica. Cada cidade tem uma concessionária diferente, com tarifas diferentes. O condomínio começará a ter um retorno em torno de 3 anos e meio, 4, no máximo 5 anos.
É importante dizer que nesse cálculo de payback não se consegue mensurar as bandeiras amarela e vermelha. Quando isso acontece a conta de luz sobe muito e faz o payback cair bastante também. Mas só se consegue sentir isso na vida útil do projeto.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Como o condomínio paga por esse projeto?
Há uma forma de contrato à vista e parcelado. Tudo é feito de acordo com o tamanho do projeto e o tempo de execução. Também há modalidades de financiamento de até 60 meses, diretamente com a instituição financeira.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Que tipo de manutenção é necessária para o sistema?
A manutenção é simples: pano com sabão e um rodo para tirar a fuligem da poluição; já que há placas de vidro por cima das placas fotovoltaicas. É como se limpasse um vidro de casa, carro… Sem maiores dificuldades.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Existe alguma diferença na energia? Ela é mais fraca?
Simplesmente a ligação de energia fotovoltaica é jogada na rede da concessionária. O imóvel continua funcionando como sempre, não muda em absolutamente nada.
Essa energia pode ser usada para aquecimento de piscina e tudo o que se consome em energia elétrica, sem alterações.
Administradora de condomínios em BH sistema solar – Conclusão
Energia solar já é uma realidade. Na maioria dos casos é possível a sua implantação. Então, faça um estudo, é muito possível que o seu condomínio tenha a possibilidade de implantá-la, afinal, é um patrimônio que ele terá para o resto da vida. E dentro de alguns anos não terá mais custo com energia e, de quebra, também ajudará o planeta. Além, é claro, de garantir benefícios para as gerações futuras.
Nós da Seu Síndico Administradora de condomínios em BH sistema solar estamos à disposição para sanar qualquer tipo de dúvidas que você possa ter a respeito dessa alternativa definitiva de energia, além de outras questões que envolvam o seu condomínio.
Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh
Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora e síndico profissional BH.