Contabilidade Gerencial Administradora Condominios Contagem
Quando falamos em contabilidade, a maior parte dos síndicos pensam na contabilidade financeira do negócio. No entanto, você sabia que existe um outro tipo de contabilidade que é tão ou mais importante que a financeira? Estamos falando da contabilidade gerencial, que trata das informações e dados sobre o desempenho do condomínio e oferece diversas informações que podem ajudar nos seus direcionamentos. Ficou interessado? Veja nesse artigo o que é uma contabilidade gerencial – administradora de condominios em Contagem e como ela pode fazer a diferença nos seus negócios. Confira!
Contabilidade Gerencial Administradora Condominios Contagem – O que é contabilidade gerencial?
A contabilidade gerencial é o processo de identificar, medir, analisar, interpretar e comunicar informações para a execução dos objetivos de um condomínio. Contadores gerenciais são frequentemente confundidos com contadores financeiros. Ambos fornecem serviços valiosos para um condomínio, mas existem diferenças fundamentais entre as duas funções.
A contabilidade gerencial envolve principalmente o preenchimento de tarefas e a produção de relatórios sobre as decisões financeiras relacionadas às operações gerais do condomínio, que são informados à sua administração. Já o foco central da contabilidade financeira é informar a grupos externos – como bancos, conselhos de administração, acionistas e agências fiscais – a situação financeira da empresa.
Contabilidade Gerencial Administradora Condominios Contagem – Qual a sua importância?
O dilúvio de informações transformou a maneira como os condomínios operam. O fluxo eficiente e a qualidade da informação passam a ser essenciais. Eles não podem mais tomar decisões vitais sem considerar as implicações e os resultados. É aí que a contabilidade financeira entra. A necessidade crescente por informações úteis à administração que gerassem resultados fez com que o contador percebesse o quanto era importante transformar números em relatórios gerenciais, por meio de simples gráficos desenvolvidos em planilhas auxiliares ou por softwares especializados em gestão, tornando a contabilidade gerencial cada vez mais usual no cotidiano.
Os condomínios podem usar a análise inteligente e a contabilidade gerencial para investir de maneira inteligente e, ao mesmo tempo, preparar-se rapidamente para eventos que possam afetá-los negativamente.
Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, auxiliando no processo de tomada de decisões mais seguras e de forma proativa dentro do condomínio.
Contabilidade Gerencial Administradora Condominios Contagem – Como funciona?
A contabilidade gerencial utiliza instrumentos para ajudar a interpretar resultados que são levantados através da contabilidade financeira; conforme as necessidades do administradores como a análise e a interpretação das demonstrações contábeis, os indicadores financeiros e não financeiros. Esses dados são transformados em uma linguagem mais clara para eles, para que possam verificar quais métodos contábeis poderão funcionar de forma mais vantajosa no condomínio.
Contabilidade Gerencial Administradora Condominios Contagem – Como utilizá-la?
Há duas utilizações principais:
Planejamento
Além de serem utilizadas as informações dos balanços patrimoniais, demonstrações de resultados e fluxo de caixa, é necessário que se faça projeções e que se utilize orçamentos para a tomada de decisões. O Planejamento é usado como uma espécie de passo a passo para que o condomínio se mantenha sempre próspero e consiga identificar quais ações são necessárias para a realização de metas e objetivos traçados.
Controle de Indicadores
Não é suficiente estabelecer um bom planejamento, é necessário controlar para que possa ser verificado se as ações estão tendo resultados. O contador dará todo o auxílio durante o processo de planejamento e tomada de decisões, mostrando ao administrador o que é relevante para o condomínio, sendo possível determinar quais aspectos contábeis serão igualmente relevantes à estratégia do condomínio. É importante que ambos trabalhem juntos: o contador na descrição e análise dos dados e o administrador na análise e decisão partindo de informações contextualizadas.
Resumindo:
A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer um planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades do condomínio e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.
Contabilidade Gerencial Administradora Condominios Contagem – Conclusão
Como pode ser observado, a contabilidade gerencial vem se tornando uma área cada vez mais decisiva na gestão de condomínios. Ela tem se apresentado como um diferencial para que eles sejam administrados da melhor forma possível.
O contador, além de dar orientações a respeito de tributos e impostos, também auxilia na tomada de decisões e poderá, até mesmo, auxiliar na implementação de ferramentas, fazendo com que a administração entenda melhor o condomínio, seus pontos fortes e fracos e o ambiente em que ele está inserido.
Leia também sobre: Obrigações de condomínios em bh
Ajudamos você ? Não deixe de entrar em Contato, retornamos rápido.
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condominios em Contagem.