Administradora Condominios Betim – Reciclar
Administradora Condominios Betim – Reciclar é preciso
O planeta já não é mais o mesmo. Em pouquíssimo tempo, a atual geração viu uma grande transformação climática acontecer de forma brusca e, sem dúvida, o principal vilão é a poluição. Obviamente a poluição industrial é a maior causadora de fatores como as alterações de biomas, poluição de rios, desmatamento etc. Porém, aquele pouquinho de lixo que todos nós produzimos por dia também tem a sua culpa. Você pode pensar: “Mas só esse tiquinho de lixo não vai poluir o planeta”. Muito pelo contrário. Para se ter uma ideia, por dia, são produzidas 260 mil toneladas de lixo no país. E de toda essa quantidade exorbitante de materiais, apenas 3% é destinado à reciclagem, segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, implementado pelo Governo Federal em 2014. De acordo com o Plano, somente dois em cada dez municípios brasileiros possuem programas de reciclagem. O índice chega a ser vergonhoso se comparado a países de primeiro mundo com a Noruega e Dinamarca, que reciclam mais de 70% do seu lixo.
Administradora Condominios Betim – Reciclar é dinheiro no caixa
E se engana quem pensa que lixo é apenas lixo. Ele é valioso sim! Estima-se que com o desperdício de materiais não-reciclados no país, o valor em potencial jogado fora pode chegar a R$254 milhões. Ou seja, além de agredir profundamente o meio ambiente, não reciclar também é jogar dinheiro no lixo, afinal, a produção de novos materiais gera empregos, renda e muito mais.
Mas deixando de lado a visão macro e pensando no universo dos condomínios, primeiramente é preciso entender que reciclar nem sempre é fácil, independentemente da quantidade. A consciência de transformar algo considerado inútil em algo novo é relativamente recente e as empresas responsáveis pela coleta de resíduos em grandes cidades ainda estão adaptando seus antigos processos de recolhimento ou criando novas soluções e parcerias com cooperativas de catadores para se adequarem à atual realidade e à demanda do planeta. A própria legislação que trata do assunto ainda é muito recente.
Administradora Condominios Betim – Reciclar e separação dos lixos
Os síndicos que querem começar a separação de resíduos devem saber que a maneira mais básica é dividir tudo em: orgânicos X recicláveis. Os resíduos devem ser separados em sacos de 120l de cores diferentes (preto e verde, respectivamente) e colocados na rua em dias e horários previamente acordados pela empresa de coleta. Os sacos devem ser colocados no meio fio ou em caçambas.
Cada região ou município tem seu dia e seu horário. Basta colocar na calçada e a própria empresa encaminha os recicláveis para cooperativas parceiras, que vão fazer a separação posterior e encaminhar o lixo para a reciclagem. Essa é a forma mais básica e para implantar no condomínio basta entrar em contato com a empresa de reciclagem de sua região.
Administradora Condominios Betim – Reciclar e o papel do morador
O método é considerado por muitos síndicos como difícil de implementar porque envolve o trabalho de muitos terceiros: o morador precisa ser consciente, limpar o lixo e separar tudo em sacolas de diferentes cores; o síndico precisa encontrar uma boa cooperativa que encaixe o seu modelo de produção na quantidade de lixo gerada pelo edifício; os espaços de armazenamento precisam ser limpos e bem cuidados; os funcionários dos condomínios também precisam estar comprometidos.
Enfim, não é fácil. No entanto, quando esse modelo de coleta (que já funciona na maioria dos países de primeiro mundo) chega a ser implementado, o síndico pode gerar uma nova fonte de renda com a venda de materiais, o edifício fica muito mais limpo e o meio ambiente agradece.
Quer conhecer mais sobre Administradora Condominios Betim – Reciclar?
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condomínios Betim.