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Programa 5S – Pondo um fim na bagunça e desorganização

Programa 5S – Pondo um fim na bagunça e desorganização

 

O Programa 5S – Pondo um fim na bagunça e desorganização é uma filosofia que, através da organização do local de trabalho e melhoria dos hábitos das pessoas, visa o aumento do bem estar no trabalho, diminuição de desperdícios, redução de custos, a elevação da motivação e produtividade, além do aumento da segurança das informações. Sua aplicabilidade também se faz presente com sucesso na vida pessoal, em casa, na escola, na igreja e em muitos outros locais,deve ser implantado nas organizações, incorporado em nossa vida e mantido e melhorado permanentemente.
O Programa 5S constitui-se em um modo de vida dentro e fora das organizações empresariais ou familiares, podendo ser aplicado também nos lares das pessoas e por elas mesmas, dada a sua simplicidade.
Quando da sua concepção, os seus idealizadores encontraram uma excelente coincidência: as palavras que identificavam os pontos a serem implantados coincidiram no sentido de todas começarem pela letra S e ao mesmo tempo eram cinco o pontos fundamentais:

 

1-SEIRI – Senso de Seleção, Utilização e Descarte.

Técnica utilizada para identificar ferramentas, documentos e pastas, bem objetos e informações, existentes no local de trabalho e dar-lhes o destino adequado: O que é utilizado toda hora é mantido perto, o que é usado pouco, não precisa ser mantido tão perto (em um arquivo comum ou mesmo no almoxarifado, etc.), e o que não é usado nunca é descartado.
Em casa e na vida pessoal o aplicamos verificando em nossos armários, pastas e bolsas, o que está excedendo, o que não precisa ser guardado. E se acha coisa demais. Temos grande tendência em guardar tudo, muitas vezes pelo hábito ou pela insegurança. Vamos guardando, guardando… e depois é só uma grande bagunça!
Para aplicá-lo é só retirar do ambiente de trabalho tudo que podemos (pastas, documentos, material inservível, etc) ou de nosso ambiente familiar “dar uma geral” tirar tudo do armário, do quarto, etc e colocar no corredor, só voltando com aquilo que realmente precisamos e depois mandamos para o lixo ou para quem possa usar (uma roupa que não precisamos pode ser mandada para uma instituição de caridade). Trabalhando com severidade veremos que vamos ter muito espaço disponível. As principais vantagens do Senso de Seleção, Utilização e Descarte são a liberação de espaço, eliminação de documentos, materiais, ferramentas em excesso, eliminação de dados de controle ultrapassados, eliminação de itens fora de uso e sucata e diminuição de risco de acidentes.
Nas empresas usualmente gera recursos financeiros pela venda dos inservíveis, incluindo aí a sucata. Na vida familiar, gera material para ser doado ou utilizado com outra finalidade.

 

2-SEITON – Organização, ordem e arrumação.

Após o descarte, passamos a ter maior disponibilidade de áreas. O Seiton é uma atividade para arrumarmos as coisas e áreas que sobraram depois do Seiri. Através dele temos a definição de um lugar para cada coisa e a determinação de que cada coisa deve ser mantida em seu lugar. Os materiais e documentos devem ser colocados em locais de fácil acesso, identificados com facilidade e de maneira que seja simples retirá-los e colocá-los de volta além de possibilitar a verificação de quando estão fora de lugar.
Na vida familiar podemos, em um processo educativo, fazer com que os filhos sejam responsáveis pela organização de seu quarto, armário, etc.
Permite rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos;, economia de tempo e diminuição de acidentes.

 

3-SEISO –Senso de Limpeza

Após termos racionalizado e disponibilizado espaço, bem como definido o lugar de cada coisa, vamos limpar a área de trabalho. Podemos também identificar rotinas que geram sujeira, e buscar modificá-las. Todos os agentes que agridem o meio-ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mau cheiro, ruídos, pouca ventilação, poeira, etc).
Cada usuário do ambiente, móveis e máquinas é responsável pela manutenção da limpeza. Na vida familiar devemos educar os filhos e fazer com que eles sejam responsáveis pela limpeza de seus quartos, armários, etc.
Sempre deixamos claro que cada um é responsável pela limpeza de seu posto de trabalho e utilizamos a expressão “A melhor maneira de manter limpo é não sujar” ,trazem vantagens como a melhoria do ambiente de trabalho, satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo, maior segurança, redução de acidentes, eliminação do desperdício e melhoria da imagem da organização por terceiros (clientes, etc.).

 

4-SEIKETSU – Senso de Saúde

Agora vamos manter a higiene em todos os locais por nós frequentados, verificando o estado de implantação dos “5S”, quer sob o aspecto físico, quer sob o aspecto mental.
Vamos cuidar da higiene no sentido amplo, tornando o local de trabalho saudável e adequado para a vida no trabalho, bem como cuidar da nossa própria saúde.
Traz vantagens como redução de acidentes, melhoria no ambiente de trabalho, redução de faltas ao trabalho por motivo de saúde e aumento da motivação e produtividade do pessoal

 

5-SHITSUKE – Senso de Disciplina ou autodisciplina

Agora é a vez de consolidar todos os 4s anteriores e este último define a necessidade de ter a disciplina de aplicar todos os S a toda hora.

Firmemente manter todos os 5S,a disciplina acontece quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja.
Para que esse estágio funcione bem é necessário que todas as pessoas envolvidas discutam e participem da elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S.
As vantagens incluem o trabalho diário agradável, a melhoria nas relações humanas, a valorização do ser humano, o cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos e melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho.

 

CONCLUSÃO

Com a implantação do Programa 5S, com certeza a empresa não será a mesma, será muito melhor, com áreas mais bem aproveitadas, arquivos e equipamentos bem estruturados e documentos bem guardados mais fáceis de localizar, o local de trabalho limpo, as pessoas sadias, motivadas e produtivas, menor probabilidade de ocorrência de acidentes do trabalho e produtividade maior.
Na vida familiar, teremos mais saúde, satisfação e conforto com a limpeza, mais espaço para viver com o senso de utilização, facilidade de achar documentos e utensílios com o senso de organização e melhoria geral com os demais.Programa 5S – Pondo um fim na bagunça e desorganização
O Programa 5S traz benefícios positivos para a empresa e para as pessoas.

 

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