Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios
Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios
As lâmpadas LED vieram para ficar e esse cenário é inegável. Num mundo onde cresce a olhos vistos a preocupação com o meio ambiente e não em menor proporção a busca pela redução de despesas, como, por exemplo, na conta de luz, as pequeninas não fazem feio. “Dentro de um condomínio, onde a iluminação é responsável por quase 80% do valor da conta, investir em produtos que reduzam esse consumo é um ponto forte. Numa residência a iluminação, quando bem-feita, corresponde a 20% (pois geladeira, ar condicionado, chuveiro elétrico e outros pontos de tomada específica consumem muito mais). Já no comercio este percentual pode ter uma boa variação, dependerá de qual segmento pertence.
Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios, a escolha
Mas será que você sabe escolher a lâmpada mais adequada à sua necessidade? Esther tem uma dica muito importante: “Boa parte da população ainda encontra dificuldade em escolher a lâmpada certa, confundindo a potência com a capacidade de iluminação da lâmpada. As pessoas acabam escolhendo uma lâmpada de maior watt acreditando que esse é um indicador de “mais luz”, quando, na verdade, é de maior consumo. A emissão de luz de uma lâmpada é, na verdade, medida em lúmens (lm). Por exemplo, lâmpadas de LED de 9.5w e 1055lm iluminam mais e consomem menos do que uma lâmpada LED de 10w e 800lm. Então, para ver o nível de luminosidade de uma lâmpada LED é preciso pensar em lúmens e não em watts”, orienta.
Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios, cores
Quando se opta a aderir à tecnologia LED, outro ponto de grande importância é a temperatura de cor, indicada em unidades chamadas Kelvin, e seu valor determina se as lâmpadas produzem luz suave (mais amarelas) ou clara (mais brancas). “Assim, lâmpadas com 2700K, por exemplo, são mais amarelas, também chamadas de mais quentes, e as lâmpadas com 6500K são bem brancas, até azuladas, que é considerada uma temperatura de cor mais fria”, explica a gerente de produtos da Philips.
Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios, estude o ambiente
Entender de fato o que se pretende com cada ambiente do condomínio, levando em consideração as suas particularidades em termos de circulação e segurança já são inputs bem contundentes que ajudarão na escolha do melhor produto. Para áreas internas com eventual passagem de pessoas, como hall, por exemplo, o ideal é fazer uso de luminárias LED com sensor de presença. Assim, quando não houver ninguém no ambiente, a luz ficará apagada, economizando ainda mais energia. Já para áreas como salão de festas, brinquedoteca, academia e banheiro, as melhores opções são as lâmpadas LED nas cores que chamamos de branca ou fria, que são capazes de proporcionar uma luz mais clara e dar mais vitalidade ao ambiente. “Em garagens ou áreas comuns, recomenda-se o uso de lâmpadas LED Tube, que proporcionam uma economia de até 60% de energia, ao passo que para áreas externas, como jardins, que necessitam de iluminação constante, indica-se o uso de luminárias em LED com sensor de luz e com resistência à água”.
Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios, custos
Então, para aqueles condomínios com intenções claras de aderir à cultura LED, qual caminho a seguir? Ricardo Lopes sugere que, caso não haja verba para a troca integral de uma só vez, o ideal é ao menos setorizar e estudar qual a área mais utilizada para tentar agir na parte mais crítica. “Se existir um corredor longo, por exemplo, através de um estudo luminotécnico podemos até mesmo diminuir os pontos de luz existentes com o uso desse tipo de lâmpada. A partir daí, recomendaria compras mensais, planejadas”, diz. Esther complementa para o caso de condomínios mais antigos: “neste caso, o ideal é optar pelo retrofit da rede de iluminação, assim, problemas como fuga de energia poderão ser resolvidos, além da substituição de produtos de iluminação que consumiam muita energia por novas tecnologias, como o LED. É essencial que o responsável pelo condomínio procure por uma empresa de confiança para que possa fazer um projeto de retrofit de acordo com as necessidades do prédio e seus moradores”.
Mas se você pensa que, ao instalar essa lâmpada, todos os seus problemas estão resolvidos, engano seu. Toda manutenção é necessária e deve ser realizada a cada, pelo menos, seis meses. Se não tirar o pozinho de cima, o fluxo luminoso cai, e cai bastante. Mas nada que uma simples limpeza não lhe conceda novamente à vida. Definitivamente, a lâmpada do futuro.
Quer conhecer mais sobre Administradora Condominios Lagoa Santa – LED Condominios?
Orçamento sem Compromisso para Administradora de Condomínios Lagoa Santa.