No artigo de hoje, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte separou algumas dicas para que você saiba como funciona a acessibilidade em condomínios. Deste modo, estas ações funcionam nos condomínios em bh juntamente com a atuação do síndico profissional, por exemplo! Além disso, ele tem a função de acompanhar os projetos de edifícios edilícios acessíveis, e promover campanhas para que os condôminos com necessidades físicas possam ter o direito de se locomover, acessar e habitar as casas ou os apartamentos acessíveis. Garantindo-se assim que estas pessoas com necessidades especiais possam sentir-se acolhidas e inseridas nos condomínios em bh.
Portanto, nos acompanhe nesta leitura que mostraremos como funciona o projeto de um edifício edilício acessível. Você também vai saber quais são os principais elementos para a promoção da acessibilidade nos condomínios em bh. Além disso, mostraremos porquê contratar uma administradora de condomínios belo horizonte para a aplicação da acessibilidade em condomínios. Deste modo, com o edifício adiclício acessível à pessoas com deficiências físicas, ele pode tornar-se um local de inclusão e promoção de ações afirmativas! Em outras palavras, estas questões tão importantes de acessibilidade podem tornarem-se parte da rotina condominial. Onde o síndico profissional seja capaz de implementar planos de ação para as habitações.
Em suma, a acessibilidade em condomínios faz parte das questões da assembleia geral da Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte e também da lei do condomínio. Deste modo, a Lei nº 10.098/2000 (art, 11), dispõe que a construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Em outras palavras, esta Lei torna-se obrigatória nos condomínios em bh onde habitem pessoas com alguma deficiência física.
Acessibilidade em condomínios
Por que pensar no projeto de edifício edilício acessível?
Para começarmos a falar de acessibilidade em condomínios, é importante salientar que a Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte seja responsável por garantir e aplicar os dispositivos contidos na Lei nº 10.098/2000, de 19 de dezembro de 2000. Deste modo, esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Além disso, para os condomínios em bh, ela também estabelece que o projeto e o traçado dos elementos de urbanização públicos e privados de uso comunitário, nestes compreendidos os itinerários e as passagens de pedestres, os percursos de entrada e de saída de veículos, as escadas e rampas, deverão observar os parâmetros estabelecidos pelas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Portanto, a acessibilidade em condomínios também consiste em planejar e construir projetos de edifício edilício acessíveis! Neste sentido, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte Seu Síndico é a solução ideal para que os condomínios em bh estejam preparados para receber e manter as pessoas com dificuldades físicas dentro dos edifícios edilícios. Com os nossos serviços de contabilidade para condomínios, também é possível elaborar o orçamento para a construção de locais acessíveis e equilibrar o balanço patrimonial do condomínio com o nosso plano administrativo. Deste modo, se você ficou interessado(a) em nossas soluções, acesse agora mesmo o site da Seu Síndico Administradora em BH e saiba mais sobre os nossos serviços condominiais.
Deste modo, já sabemos que a Lei nº 10.098/2000 estabelece os parâmetros para que a acessibilidade em condomínios seja mantida e promovida! Neste caso cabe à Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte garantir que as construções acessíveis para casas e edifícios edilícios sejam gerenciadas e monitoradas com a atuação do síndico profissional, por exemplo. Para que o projeto de condomínio acessível possa ser desenhado e implemantado seguindo-se as Normas Regulamentadoras (NRs) e os padrões de acessibilidade da ABNT.
Viu só como estas questões de acessibilidade condominial são de fundamental importância, e que o síndico profissional em bh deve ser capaz de gerenciar e monitorar as obras para a construção de condomínios acessíveis? Em outras palavras, o desenho e a localização do mobiliário urbano deve ser feitos observando-se a Lei nº 10.098/2000 (art, 10), onde os elementos do mobiliário urbano deverão ser projetados e instalados em locais que permitam sejam eles utilizados pelas pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, de acordo com o (art, 11-I), nas áreas externas ou internas da edificação, destinadas a garagem e a estacionamento de uso público, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente.
Acessibilidade em condomínios
Quais são os principais elementos para a promoção da acessibilidade nos condomínios em bh ?
Com relação à acessibilidade em condomínios, vimos no tópico anterior como a contabilidade condomínios em bh/belo horizonte pode ajudar com a administração financeira da construção de edifícios edilícios acessíveis e porquê pensar em um projeto de edifícil acessível, por exemplo. Deste modo, condira abaixo quais são os principais elementos para a promoção da acessibilidade nos condomínios em bh. Além disso, estes elementos estão de acordo com a Lei nº 10.098/2000. Confira:
- Elementos de urbanização: O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, os Os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT. Deste modo, em todas as áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção.
- Desenho e localização do mobiliário urbano: Os sinais de tráfego, semáforos, postes de iluminação ou quaisquer outros elementos verticais de sinalização que devam ser instalados em itinerário ou espaço de acesso para pedestres deverão ser dispostos de forma a não dificultar ou impedir a circulação, e de modo que possam ser utilizados com a máxima comodidade. Além disso, os elementos do mobiliário urbano deverão ser projetados e instalados em locais que permitam sejam eles utilizados pelas pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
- Acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo: A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, nas áreas externas ou internas da edificação, destinadas a garagem e a estacionamento de uso público, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente. Portanto, os centros comerciais e os estabelecimentos congêneres devem fornecer carros e cadeiras de rodas, motorizados ou não, para o atendimento da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
- Acessibilidade nos edifícios de uso privado: Os edifícios de uso privado em que seja obrigatória a instalação de elevadores deverão ser construídos atendendo aos seguintes requisitos mínimos de acessibilidade. Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.
- Acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização: O Poder Público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer. Deste modo, os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva, na forma e no prazo previstos em regulamento.
Viu só como a acessibilidade em condomínios é de fundamental importância e está prevista em Lei? Portanto, a nossa contabilidade condomínios em bh/belo horizonte Seu Síndico pode também trazer benefícios e vantagens econômicas na hora de pensar no projeto de edifício edilício acessível! Para que o se condomínio em BH possa estar dentro das disposições legais, e tornar-se um local acessível e inclusivo, conte com as nossas soluções em projeto de condomínios. Basta fazer um orçamento com a Seu Síndico Administradora e aproveitar os benefícios que os nossos serviços podem trazer às questões condominiais.
Acessibilidade em condomínios
Por que contratar uma administradora de condomínios belo horizonte para a aplicação da acessibilidade nos condomínios em bh?
A acessibilidade em condomínios tornou-se um dos princiapis pontos a serem implementados nos condomínios em bh com a ajuda do síndico profissional em bh/belo horizonte. Além disso, contratando-se os serviços da nossa administradora de condomínios belo horizonte Seu Síndico, é possível inovar em termos de aplicação da acessibilidade em edifícios edilícios! Com as nossas soluções em contabilidade e rotinas administrativas condominiais, podemos propor ideiais pertinentes ao projeto de condomínio acessível, mitigando custos e oferecendo fornecedores de qualidade.
Ficou interessado(a) e quer saber mais a respeito de acessibilidade condominial? Então acesse agora mesmo o link deste site e saiba mais a respeito de artigos, leis e disposições legais para pessoas com deficiência no Brasil! Além disso, conte com a Seu Síndico Administradora para questões de projetos e administração nos condomínios em bh.
Quer saber mais sobre a gestão de condomínios? Acompanhe nosso blog e aprenda como fazer o fluxo de caixa eficaz para seu condomínio