Dívidas de Condomínio em BH
Reação à inadimplência
Quando falamos de dívidas de condomínio em BH, a reação à inadimplência é uma questão muito importante para a Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte. Pois, o inadimplente, neste caso, deve dar-se conta de que sua contribuição para a manutenção do prédio é a única fonte de renda do condomínio. Deste modo, a indignação sentida pelos condomínios que são obrigados a arcar com as despesas dos maus pagadores está muito bem registrada neste trecho:
“Dói menos pagar condomínio de prédio no Brasil do que imposto de renda. No pagamento do condomínio, pelo menos, sabemos para onde o dinheiro está indo. No entanto, a exemplo do que acontece com quem paga imposto em dia, que é onerado pela economia informal no país (38%, segundo pesquisas), dói muito ter que cobrir os condôminos inadimplentes.”
Portanto, quando alguém no seu prédio resolve não pagar o condomínio. Os outros condôminos são obrigados, por lei, a ratear essa conta todo o mês. O máximo que se pode fazer é votar na assembleia da Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte para que o condomínio entre na justiça contra o dono do apartamento ou casa. E, enquanto a justiça não decide (o prazo médio para a resolução dessas questões, segundo estatísticas é de cinco a dez anos), todos os moradores do prédio vão ter que arcar com o custo extra.
Para os moradores de condomínio que pagam as dívidas de condomínio em BH tudo em dia, não pode encaminhar o nome dos inadimplentes para o Serasa. Isso é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Neste caso, os moradores regulares, não podem sequer excluí-los dos serviços e produtos do condomínio. A lei dos condomínios proíbe. A cobrança judicial, portanto, é a única saída legal neste caso.
Deste modo, ninguém gosta de pagar a conta de água do vizinho. Nem a energia elétrica que ele utiliza nas áreas comuns do prédio. Ou os serviços do porteiro, da zeladora, do contador do prédio. Para a quitação das dívidas de condomínio em BH a multa de 2%, aplicada uma única vez, mal cobre o prejuízo do condomínio durante 30 dias. A partir daí, o ônus financeiro recai sobre os demais coproprietários.
Para a Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte, a função de pena – desestimular a inadimplência – desaparece diante dos juros que o devedor economiza pagando sua conta devedora no banco. Ou fatura do cartão de crédito. Sai muito mais barato atrasar o condomínio, neste caso. Portanto, o inadimplente parece não se dar conta de que sua contribuição para a manutenção do prédio é a única fonte de renda do condomínio.
Deste modo, caso você esteja precisando de serviços especializados em administração da inadimplência em condomínios, e gerenciamento de dívidas de condomínio em BH. Entre agora mesmo em contato com a Seu Síndico Administradora de Condomínios (https://seusindico.net.br/administradora-de-condominios-em-bh/). E solicite agora mesmo um orçamento conosco, para a regularização e gestão da inadimplência em seu condomínio!
Dívidas de Condomínio em BH
Validade do quadro de devedores
De acordo com a lei, o síndico pode fixar em editar interno o número das unidades que se encontram em atraso, sem que isso constitua dano moral. Deste modo, desde que aja na forma da lei, o condomínio pode afixar em edital interno o número das unidades que se encontram em atraso, não podendo o condômino pleitear indenização por dano moral se deu causa ao fato ao se tornar inadimplente com o pagamento de sua cota no rateio. Portanto, o que pode constituir constrangimento, no caso de dívidas de condomínio em BH, na realidade, é o próprio débito.
Deste modo, o morador inadimplente deve procurar por uma contabilidade condomínios em bh/belo horizonte para que as suas cotas em atraso possam ser quitadas junto ao condomínio, e que nenhum dano venha ocorrer neste processo de reconciliação de dívidas e avenças. A ajuda de um profissional, neste caso, é de extrema importância para que as pessoas inadimplentes estejam em conformidade com a lei a partir da quitação de débitos com o condomínio. Deste modo, os outros moradores do condomínio poderão ser abonados do rateio das dívidas em atraso, pelos inadimplentes.
Um outro ponto importante em relação às dívidas de condomínio em BH, está no fato de que o elemento constrangedor na quitação de dívidas dos inadimplentes por meio da fixação do edital, é o débito propriamente dito. Tal fato, e tal modo de comunicar aos demais condôminos o índice de inadimplência, em se tratando de condomínio de baixa renda, efetuando em quadro geral, “não se pode considerar comportamento dirigido a provocar constrangimento a este ou àquele condômino, titular de unidade devedora. O que pode constituir constrangimento, na realidade, é o próprio débito.”
Dívidas de Condomínios em BH
Consignação, mora e voto
Sabemos que a contabilidade condomínios em bh/belo horizonte é de fundamental importância para que os moradores inadimplentes regularizem a sua situação financeira junto ao condomínio e à justiça, conforme explicamos nos parágrafos acima. Agora, ainda tratando-se de dívidas de condomínio em BH, a ação de consignação em pagamento não tem condão de afastar os efeitos da mora; portanto, não faz com que o condômino inadimplente possa votar em assembleia.
Deste modo, o síndico de condomínio pergunta se o condômino que ingressou com a ação de consignação em pagamento pode ou não votar em assembleia, uma vez que o juiz não afastou os efeitos da mora. De acordo com o Código Civil, preceitua o que é direito do condômino votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite (art. 1.335, III).
Portanto, em relação às dívidas de condomínio em BH se o condômino estiver inadimplente, não terá ele direito de votar nas deliberações da assembleia. A maioria dos regimentos internos ou convenções de condomínios também traz previsão expressa dessa proibição. Podemos dizer, que a melhor forma de solucionar estas questões é procurar pelo síndico profissional em bh/belo horizonte. Ele pode indicar, nestes casos, quais são os procedimentos corretos para a quitação das dívidas de condomínio, e como proceder com uma contabilidade especializada nestas questões de inadimplência.
Dívidas de Condomínios em BH
Suspensão de água e gás
Como dissemos no parágrafo anterior, para solucionar as dívidas de condomínio em BH é preciso que o síndico e a contabilidade estejam trabalhando em conjunto para que estas questões de inadimplência possam ser solucionadas, e assim beneficiar a todos os moradores de condomínio. Entretanto, quando ocorre a suspensão de água e gás, é um tema ainda polêmico, e o síndico profissional em bh/belo horizonte deverá analisar caso por caso.
Deste modo, a possibilidade de interrupção dos serviços de água e gás de condôminos inadimplentes foi tema muito debatido em reuniões de assembleias condominiais. Questiona-se ainda, a conveniência de se divulgar mais o assunto polêmico em virtude das interrupções que poderia ter, ou das consequências que o corte indiscriminado de água e gás ensejaria se realizado sem o atendimento dos requisitos e formalidades que tal ação exige. Caso você queira saber mais a respeito deste tema, acesse o link deste site (https://abami.org.br/) e confira!
Quer saber mais sobre a gestão de condomínios? Acompanhe nosso blog e aprenda como fazer o fluxo de caixa eficaz para seu condomínio