Administradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominios
Administradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominios
Em uma gestão pouco transparente, os riscos de suspeitas de fraude aumentam consideravelmente. O clima condominial pesa, com condôminos desconfiados e síndico arredio. Dependendo do nível de desconfiança e da falta de comunicação entre os atores condominiais, os moradores chegam a recorrer a auditorias internas. Geralmente executada por empresa ou consultoria especialmente contratada para a ação. A fiscalização ajuda a identificar eventuais desvios, fraudes ou até mesmo episódios de má administração dos recursos financeiros do condomínio. A auditoria deve ser usada quando há indícios irregularidades. É o que acontece, por exemplo, nos casos de prestações de contas aprovadas com ressalvas ou não aprovadas em assembleia ordinária e/ou nos casos de atrasos extremos para entrega das prestações de contas próximas a assembleia.
Administradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominios como ferramenta de transparência
Embora as auditorias emergenciais sejam as mais comuns, nem toda incursão externa nas finanças da unidade tem o objetivo de confrontar pagamentos e receitas. A auditoria poderá identificar possível improbidade administrativa. Em alguns casos, a auditoria interna pode ser mais um instrumento de transparência do gestor. O síndico poderá estar interessado em garantir a máxima neutralidade na avaliação das contas da unidade. Para dar transparência, contrata uma empresa externa para o serviço. Alguns chegam a fazer isso mensalmente.
Administradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominios, indicação
Esse tipo de ação é especialmente indicado para condomínios de grande porte, nos quais o volume de contratações de terceiros e de aquisições de produtos é grande e acaba movimentando vultosas quantias de dinheiro. Aí a auditoria funciona como uma prestação de serviços com regularidade.
Entre as áreas e documentos auditados, estão o pagamento das despesas básicas, como salários do quadro fixo e encargos trabalhistas; de contratos de terceirização, tais como limpeza, segurança, portaria, jardinagem; de contas fixas de consumo, como luz e água; de serviços de manutenção; e de compra de materiais.
Administradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominios dicas para escapar delas
A dica para o gestor passar ileso na berlinda é preparar com antecedência e com o máximo de organização possível comprovantes de pagamentos e receitas. Verificar como os eventuais valores de multas e juros a inadimplentes estão sendo cobrados e faturados também é importante assim como conferir se os valores orçados em assembleia estão em consonância com os efetivamente gastos. Na hora de contratar a empresa de auditoria, o ideal é que os profissionais sejam habilitados para o serviço, sendo registrados no Conselho Regional de Contabilidade ou Administração.