Despesas do condomínio: Como administrar?
Despesas do condomínio

Despesas do condomínio: Como administrar?

Com relação às despesas do condomínio, pode-se dizer que a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte atenta-se ao que está consignado expressamente no artigo 24 da Lei n. 4.591/1964 que anualmente se elabore um orçamento das despesas comuns e rotineiras do condomínio, para a finalidade de estabelecer as contribuições. Deste modo:

Haverá, anualmente, uma assembleia geral ordinária dos condôminos, convocada pelo síndico na forma prevista na Convenção, à qual compete, além das demais matérias inscritas na ordem do dia, aprovar, por maioria dos presentes as verbas para as despesas de condomínio, compreendendo as de conservação da edificação ou conjunto de edificações, manutenção e de seus serviços e correlatas.

Em outras palavras, com relação às despesas do condomínio a Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte enfatiza que a interpretação é a de que não que haja uma obrigatoriedade na previsão orçamentária. Portanto, a omissão não importa em afastar-se a exigibilidade. Deste modo, recomenda-se que a programação seja realizada a fim de manterem-se cientes os condôminos do montante das obrigações que devem-se arcar, como contas de água, luz, telefonia e gás encanado, por exemplo.

Despesas do condomínio

O que são as receitas e despesas do condomínio e os responsáveis pelo pagamento?

Despesas do condomínio
Despesas do condomínio

 

Ainda tratando-se de despesas do condomínio, a Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte esclarece o que são as receitas e despesas do condomínio e os responsáveis pelo pagamento! Deste modo, entram na relação as despesas comuns, que se repetem mensalmente, e que são estatuárias ou constam do regimento. Portanto, denominam-se como ordinárias, as despesas que são relativas ao salário dos empregados aos encargos previdenciários, como o INSS e FGTS, por exemplo.

Acima de tudo, a remuneração do administrador e do síndico também são contabilizadas nestas obrigações! Portanto, as taxas e os impostos são da responsabilidade do condomínio. Deste modo, operações de manutenção, como a conservação do elevador e de outros equipamentos. Bem como aos gastos de água, energia elétrica, e gás são de responsabilidade do condomínio. Pode-se citar também gastos como o seguro da edificação, os serviços de jardinagem e as atividades de conservação e limpeza de áreas comuns também são de responsabilidades condominiais.

Deste modo, as despesas do condomínio são controladas pela Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte. Portanto, o montante de gastos condominiais mensais segue certa estabilidade. Não havendo significativas alterações! Acima de tudo, o pagamento é obrigatório, esteja ou não o condômino utilizando-se a sua unidade. Não se exime a obrigação na falta de ocupação do apartamento, e, assim, não usufruindo das vantagens que trazem as despesas. Ocorre que se referem elas às partes comuns. Destinadas não apenas a pessoa do titular, mas também à unidade em si, por exemplo.

Portanto, para que as despesas do condomínio possam ser controladas e gerenciadas pela Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte é necessário que entenda-se que se alguns serviços ou bens são prestados e oferecidos ao condomínio em geral. Dividindo-se as despesas como da água, e até do gás, entre todos os condôminos, independentemente da medição ou quantidade destinada a cada um. Evidencia-se o descabimento da cobrança junto aos proprietários que não se encontram utilizando o imóvel em sua totalidade, por exemplo.

Despesas do condomínio

Quais são as despesas necessárias, úteis e voluptuárias e sua aprovação?

Síndico profissional em bh/belo horizonte
Síndico profissional em bh/belo horizonte

 

Ainda tratando-se das despesas do condomínio, com ou sem a previsão, certas despesas tornam-se exigíveis sempre que verificadas, dizendo respeito às reparações prementes do prédio e ao conserto de bens e equipamentos. Deste modo, nem carece de autorização da assembleia para a sua efetivação. O síndico, e mesmo qualquer condômino na falta do primeiro, ficam autorizados a efetuar despesas imprescindíveis, responsabilizando-se o condomínio, com amparo no artigo 1.341, cláusula 1º, do Código Civil: “As obras ou reparações necessárias podem ser realizadas, independentemente de autorização, pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer condômino.

Portanto, para que estas e outras questões possam ser tratadas pela nossa contabilidade condomínios em bh/belo horizonte. Acesse agora mesmo o site da Seu Síndico através deste link. Contamos com uma equipe bem-treinada e capacitada em bem atendê-lo! Portanto, caso você queira administrar melhor as obrigações do seu condomínio em BH, como contas a pagar e despesas com manutenção do edifício e dos equipamentos. Solicite agora mesmo uma proposta no nosso site e confira as vantagens!

Com relação às despesas do condomínio, mesmo que excessivas essas despesas, elas podem ser realizadas. Mas devendo-se convocar, com certa presteza, a assembleia para a devida aprovação. Deste modo, nos termos da clausula 2º do mesmo artigo 1.314: “Se as obras ou reparos necessários forem urgentes e importarem em despesas excessivas, determinada sua realização, o síndico ou o condômino que tomou a iniciativa delas dará ciência à assembleia, que deverá ser convocada imediatamente.”

Deste modo, a nossa contabilidade condomínios em bh/belo horizonte ainda salienta que na ausência do caráter de urgência, mister que se obtenha, por primeiro, a autorização da assembleia, segundo indica a cláusula 3º: “Não sendo urgentes, as obras ou reparos necessários, que importarem em despesas excessivas, somente poderão ser efetuadas após autorização da assembleia, especialmente convocada pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer dos condôminos.” Deste modo, as despesas do condomínio serão tratadas de acordo com a cláusula 3º mediante autorização da assembleia.

Despesas do condomínio

Como funcionam os juros de mora e a multa por atrasos no pagamento de despesas condominiais?

O síndico profissional em bh/belo horizonte deve-se atentar aos juros de mora e a multa por atrasos no pagamento de despesas condominiais! Deste modo, deve ser básico do condomínio, na ordem do artigo 1.336, inciso I, do Código Civil, está em “contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção.” Em outras palavras, caba a cobrança judicial quando verificada a falta de pagamento, junto com a penalidade de juros moratórios de um por cento ao mês e multa de 2% sobre a quantia em débito, para as despesas do condomínio, por exemplo.

Portanto, eis a regra, consubstanciada na cláusula 1º do artigo 1.336 do Código Civil: “O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de 1% (um por cento) ao mês e multa de até 2% (dois por cento) sobre o débito.” Recorda-se que a Lei nº 4.591/1964 autorizava a taxa de multa em até vinte por cento do débito, a teor do artigo 12, cláusula 3º. Deste modo, caso você queira saber mais sobre como funciona as despesas condominiais, acesse agora mesmo o link deste site e confira!

Quer saber mais sobre a gestão de condomínios? Acompanhe nosso blog e aprenda como fazer o fluxo de caixa eficaz para seu condomínio 

Assuntos relacionados: 
administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro,  provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpjAdministradora de Condomínios em bhContabilidade para condomínios em bhSíndico ProfissionalCuratela e Tutela
administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF,  sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre,
Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem,  Administradora de condominios bh – inovando sempreAdministradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios ContagemAdministradora Condominio Betim provisão folhaAdministradora Condominio BH – regras incidencia INSSAdministradora Condominio BH dicas consulta entrega DES BHAdministradora Condominio BH provisão folhaAdministradora Condominio Contagem provisão folhaAdministradora Condominios Belo Horizonte – Seguros,
Administradora Condominios Betim – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios Betim – Lei inquilinatoAdministradora Condominios Betim – Remuneração SindicoAdministradora Condominios Betim – SegurosAdministradora Condominios Betim – Terceirizacoes,  Administradora Condominios Betim esclarece RAISAdministradora condominios BH Regulamento InternoAdministradora Condominios BH – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios BH – dicas portariaAdministradora Condominios BH – eSocialAdministradora Condominios BH – IRPF Malha FinaAdministradora Condominios BH – Lei inquilinatoAdministradora condominios bh – pessoal felizAdministradora Condominios BH Calcular Horas ExtrasAdministradora condominios bh classifica despesas,
Administradora condominios bh como fazer AtaAdministradora condominios bh descontrole financeiroAdministradora Condominios BH esclarece RAISAdministradora condominios bh faz admissao pessoalAdministradora condominios bh folha pagamentoAdministradora Condominios bh legaliza condominiosAdministradora condominios bh orienta destituir sindicoAdministradora condominios bh reduz inadimplenciaAdministradora Condominios Contagem – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios Contagem – Lei inquilinatoAdministradora Condominios Contagem – Reaproveitamento águaAdministradora Condominios Contagem – Remuneração SindicoAdministradora Condominios Contagem – Seguros,
Administradora Condominios Contagem – TerceirizacoesAdministradora Condominios Contagem auxilia condominiosAdministradora Condominios Contagem esclarece RAISAdministradora condominios em Igarape MGAdministradora condominios Lagoa SantaAdministradora Condominios Lagoa Santa – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios Lagoa Santa – Lei inquilinatoAdministradora Condominios Lagoa Santa – Reaproveitamento águaAdministradora Condominios Lagoa Santa – SegurosAdministradora Condominios Lagoa Santa – TabagismoAdministradora Condominios Lagoa Santa – TerceirizacoesAdministradora condominios Lagoa Santa folha pagamentoAdministradora condominios Lagoa Santa reduz inadimplenciaAdministrar condominios em ContagemComo abrir CNPJ Condominio Betim,
Como abrir CNPJ Condominio bh-contagemConheça melhor administradora condominio ContagemConheça melhor administradora de condominios BHContabilidade – essencial para condominios BHContabilidade para condominios em Lagoa SantaContratar Administradora Condominios Belo HorizonteContrate Administradora Condominios BHFolha Porteiros – Administradora Condominios BHFolha Porteiros – Administradora Condominios ContagemMelhor Administradora de condominios contagem mg – inovando sempreObrigações Condominios Contagem MGSalario sindico e administradora condominios bhServiços Administradora Condominios em BHServiços para Condominios em Contagem MGAdministradora de condominios em Contagem com qualidadeAdministradora Condominios Betim – Papel sindico, 
Administradora Condominios BH – Papel sindicoAdministradora Condominios Contagem – Papel sindicoAdministradora Condominios Lagoa Santa – Papel sindicoAdministradora Condominios Contagem – Sindico Profissional ContagemAdministradora Condominios BH – Sindico Profissional BHCNPJ condominio regiao metropolitana BHCNPJ Condominio VespasianoCNPJ Condominio Santa LuziaCNPJ Condominio SabaraCNPJ Condominio Pedro LeopoldoCNPJ Condominio Nova LimaCNPJ Condominio MatozinhosCNPJ Condominio Lagoa SantaCNPJ Condominio IgarapeCNPJ Condominio EsmeraldasCNPJ Condominio CaeteCNPJ Condominio BrumadinhoAdministradora Condominios Lagoa Santa – Prestacao contasAdministradora Condominios Lagoa Santa – gestão transparenteAdministradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominiosAdministradora Condominios Lagoa Santa – AssembleiasAdministradora Condominios Contagem – Prestacao contas,
Administradora Condominios Contagem – gestão transparenteAdministradora Condominios Contagem – Auditorias condominiosAdministradora Condominios Contagem – AssembleiasAdministradora Condominios BH – Prestacao ContasAdministradora Condominios BH – Gestão TransparenteAdministradora Condominios BH – Auditorias condominiosAdministradora Condominios BH – AssembleiasAdministradora Condominios Betim – Prestacao contasAdministradora Condominios Betim – gestão transparenteAdministradora Condominios Betim – Auditorias condominiosAdministradora Condominios Betim – Assembleias

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat