Você sabe como funciona o direito imobiliário em condomínios? Pois fique conosco nesta leitura, porque a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte vai mostrar à você o que é direito sobre imóveis e como aplicá-lo nos condomínios em bh. Além disso, vamos falar também sobre o que diz a relação de consumo e proteção do consumidor nesta área do direito. Portanto, saiba também como a nossa contabilidade para condomínios Seu Síndico Administradora pode ajudar as imobiliárias com a corretagem e cobrança de comissões sobre os imóveis vendidos.
Acima de tudo, o síndico profissional em bh também pode desempenhar uma forte atuação sobre as questões do direito sobre imóveis dos condomínios! Em outras palavras, ele é o profissional responsável diretamente pela gestão e prestação de contas sobre as atividades financeiras envolvendo as propriedades condominiais. Deste modo, para os assuntos envolvendo a compra e venda de lotes, casas e apartamentos dentro do condomínio, estas propostas devem ser encaminhadas ao síndico, para que todos os trâmites burocráticos em cartório possam ser realizados com segurança e garantia do direito, por exemplo.
Portanto, por definição, o direito imobiliário é o ramo do direito privado que trata e regulamenta vários aspectos da vida privada, tais quais o condomínio, o aluguel, a compra e venda de imóveis, a usucapião e os financiamentos da casa própria. Em segundo lugar, o direito imobiliário pode ter um objeto de estudo e prática muito específico (bens imóveis), mas apresenta bastante variedade de áreas de atuação, podendo o advogado atuar com processos, contratos, consultoria, entre outros. Em suma, acompanhe logo abaixo as dicas da nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte sobre este tema, e saiba como agir durante e compra ou venda de propriedades condominiais nos condomínios em bh.
Direito imobiliário
O que é direito imobiliário e como aplicá-lo em condomínios BH?
Como dissemos, o direito imobiliário é um ramo de atuação que está sempre em evidência, sendo procurado cada vez mais por advogados que pretendem se especializar em uma área de atuação, justamente pela abundância de opções e de trabalho. Deste modo, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte ainda salienta que esta é uma área do direito que, embora tenha um objeto de estudo bem definido, trabalha com diferentes campos do direito, como o direito contratual, do consumidor, da família, civil, entre outros. Além disso, trata-se de uma área que sempre apresentará relevância social, uma vez que a circulação de imóveis entre diferentes pessoas é inevitável na sociedade em que vivemos.
Portanto, o direito imobiliário trabalha com diferentes ramos do direito. Portanto, dispõe de várias legislações distintas, que complementam o trabalho do profissional da área a partir da situação específica. Em outras palavras, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte ainda explica que entre as leis que regram os bens imóveis, a mais relevante e mais utilizada pelo especialista em direito imobiliário é o Código Civil de 2002, uma vez que o mesmo traz a maior parte dos regramentos que envolvem os bens imóveis, o direito da família, sucessões e contratos.
Em outras palavras, o direito imobiliário segue as diretrizes do Novo Código de Processo Civil, que também é bastante utilizado, uma vez que muito do direito imobiliário também envolve a disputa processual, além de estabelecer prazos. Além disso, outras legislações importantes para o direito imobiliário são: lei do condomínio, lei do inquilinato, lei do sistema financeiro de habitação e o Código de Defesa do Consumidor. Em suma, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte pode ajudar os síndicos de condomínios em bh com a interpretação e aplicação das legislações referentes ao direito sobre imóveis.
Se você ficou interessado(a) e quer saber mais a respeito da atuação do síndico profissional em bh em direito sobre imóveis, acesse agora mesmo a página da Seu Síndico Administradora e saiba mais a respeito das soluções em administração financeira, contábil, tributária e legal para os condomínios de Belo Horizonte! Deste modo, contamos com uma equipe preparada e pronta em bem atendê-lo(a). Acesse agora mesmo o nosso site e confira.
O que diz a relação de consumo e proteção ao consumidor no direito imobiliário?
Neste tópico vamos falar sobre como o direito imobiliário atua na relação de consumo e proteção do consumidor, neste caso, os condôminos de condomínios em bh. Em suma, com a contratação de uma contabilidade condomínios em bh/belo horizonte todas as questões administrativas e tributárias para imobiliárias, corretores e condôminos, tornam-se muito mais simples e seguras de serem administradas. Portanto, veja logo abaixo as principais relações de consumo e proteção do consumidor no que se diz respeito à legislação sobre imóveis em bh:
- Diligência prévia: A diligência prévia é um procedimento de pesquisa que pretende averiguar a legalidade e regulamentação dos documentos que envolvem o bem imóvel que é objeto de compra e venda entre pessoas, além de fazer pesquisa a respeito dos envolvidos no ato comercial, por exemplo.
- Matrícula: A matrícula imobiliária é o documento que determina a legalidade do bem imóvel em questão, apresentando o proprietário legítimo do bem, sua descrição e seu histórico. A matrícula, portanto, apresenta tudo o que ocorreu no imóvel desde a sua concepção até o momento em que se encontra, apresentando modificações na estrutura, donos atuais e antigos, vendas, penhoras, dívidas, entre outras informações.
- Promessa de compra e venda: A promessa de compra e venda é um contrato que tem como objetivo firmar o compromisso entre partes da comercialização futura de algum bem. No caso do direito imobiliário, um bem imóvel. No contrato de promessa de compra e venda se estipula o bem vendido, o valor e a forma de pagamento antes da venda de fato, dando mais segurança jurídica para ambas as partes, por exemplo.
- Direito de propriedade: Estuda-se, dentro do direito imobiliário, as relações que as pessoas naturais e jurídicas podem ter com as suas propriedades. No caso específico, estuda-se apenas aplicações nas propriedades imóveis. O direito de uso, gozo e disposição da propriedade é visto, levando em consideração o bem imóvel, podendo o seu proprietário ganhar rendimentos sobre o mesmo.
- Direito contratual: O direito imobiliário tem uma relação profunda com o direito contratual. Afinal, é a partir da formação de contratos entre as partes que é possível realizar a maior parte das comercializações de imóveis, sendo o contrato necessário para a regularização de demais documentos, por exemplo.
- Locação: Dentro da locação de imóveis, o advogado pode trabalhar em duas áreas distintas: contratos e questões processuais. Dentro da área contratual, o advogado pode trabalhar na criação e análise de contratos assinados entre locador e locatário, procurando cláusulas que possam ser prejudiciais para uma das partes ou ilegais.
- Negociação de imóveis: Da mesma forma que o advogado pode trabalhar como intermediador jurídico nas relações de locação de bens imóveis, o profissional também pode atuar na negociação dos mesmos em atos de compra, venda e troca. Nesse aspecto, a redação de contratos de compra e venda se destaca, pela elaboração de cláusulas, negociações e formas de pagamento que se adaptem a realidade do negócio específico, por exemplo.
- Relações condominiais: O profissional especializado no direito imobiliário pode também trabalhar com condomínios, assessorando em decisões administrativas relacionadas com as áreas comuns do imóvel, além de prestar consultoria em reuniões dos condôminos.
- Regularização e registro de imóveis: Mesmo com a necessidade legal de registro e matrícula, ainda há muitas pessoas que são proprietárias de imóveis não regularizados na esfera pública, que não apresentam escritura, matrícula e os demais documentos necessários para a legalização do registro, por exemplo.
- Usucapião: A usucapião, situação que faz com que uma pessoa possa se tornar proprietária de um bem móvel ou imóvel que não esteja sendo utilizado corretamente pelo seu dono, também tem relação com o direito imobiliário.
Portanto, viu só como o direito imobiliário é dividido em várias esferas, e a contabilidade condomínios em bh/belo horizonte – Seu Síndico Administradora pode facilitar as questões tributárias de impostos sobre compra e venda de imóveis? Deste modo, podemos também propor soluções administrativas financeiras e gerenciais, como: criação de holding familiar e patrimonial; administração do capital próprio de imóveis; e cálculo do valuation sobre imóveis, como casas e apartamentos, por exemplo. Não arrisque! Na hora da negociação, conte com a Seu Síndico Administradora em bh e com o síndico profissional para as questões financeiras e legais do seu imóvel.
Direito imobiliário
Como a contabilidade condomínios em BH/Belo Horizonte pode ajudar as imobiliárias e consumidores com a corretagem e cobrança de comissões?
O direito imobiliário é um ramo de atuação que está sempre em evidência, sendo procurado cada vez mais por advogado e síndico profissional em bh que pretendem se especializar em uma área de atuação, justamente pela abundância de opções e de trabalho. Deste modo, o síndico que se especializa na área precisa conhecer e compreender diversos ramos do direito, como o direito do consumidor, da propriedade, da família, direito contratual, entre outros. Além disso, precisa ler diversas legislações diferentes, que abordam pontos específicos.
Portanto a nossa contabilidade condomínios em bh/belo horizonte pode propor as melhores soluções em corretagem e cobrança de comissões para as imobiliárias ao fecharem uma negociação de compra e venda de propriedades condominiais, por exemplo! Acessando-se agora mesmo a nossa página é possível encontrar uma série de serviços contábeis para empresas e condomínios em bh. Deste modo, venha para a Seu Síndico. Contamos com anos de experiência de mercado e podemos ajudar imobiliárias e consumidores com a negociação de imóveis.
Quer saber mais sobre a gestão de condomínios? Acompanhe nosso blog e aprenda como fazer o fluxo de caixa eficaz para seu condomínio