Orientações sobre a assembleia em condomínio

Orientações sobre a assembleia em condomínio

Quando falamos em orientações sobre a assembleia dentro dos condomínios em bh/belo horizonte, logo pensamos que a cada início de ano tradicionalmente ocorrem nos condomínios em BH o quórum para a aprovação de contas, orçamentos, a eleição do síndico profissional e a discussão de assuntos gerais, por exemplo. Deste modo, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte preparou algumas dicas com três tópicos principais no que se refere a este quórum condominial!

De modo geral, a finalidade e importância da assembleia condominial é a discussão e tomadas de decisão de interesses em comum entre fornecedores, condôminos e o próprio condomínio, por exemplo. Além disso, acima da assembleia estão o Código Civil, a Lei 4.591/64 e a convenção condominial. Entretanto, todas essas normas devem estar em harmonia! Para que havendo conflito de determinações, prevalecerá a Lei e depois a convenção.

Além disso, em relação às orientações sobre a assembleia todos os condôminos, independentemente do comparecimento, este quórum pode modificar qualquer outra norma aprovada em assembleia anterior, desde que as formalidades legais tenham sido cumpridas: convocação regular, inserção dos temas na pauta, discussão, deliberação, inclusão na ata, registro, e outros dispositivos administrativos que fazem parte da assembleia.

Orientações sobre a assembleia: Como funciona a questão da aprovação orçamentária?

Orientações sobre a assembleia
Orientações sobre a assembleia

 

Ainda em tempo, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte salienta que nas orientações sobre a assembleia a aprovação orçamentária condominial é um tema muito recorrente e atual! Portanto, na Assembleia Geral Ordinária (AGO) ocorre obrigatoriamente pelo menos uma vez ao ano! Deste modo, com a data certa, prevista em convenção pela Lei (4.591/64, art. 24), ocasião a qual o síndico presta contas do exercício que está sendo realizado dentro de uma rede de condomínios em BH, por exemplo.

Acima de tudo, a previsão das despesas é apresentada por este profissional! Deste modo, se for o caso, realiza-se nova eleição dos cargos de gestão do condomínio em BH. Além disso, podem, eventualmente, ser tratados outros temas, mas as duas principais características dessa assembleia são: obrigatoriedade e previsibilidade. Neste sentido, o síndico deve participar ativamente o observar a data em que a procuração foi outorgada! Pois é recomendável que não exceda 90 dias que antecedem à data da assembleia, desde que esta norma conste em convenção, por exemplo.

Em suma, a nossa Administradora de Condomínios em bh/belo horizonte enfatiza que com relação às orientações sobre a assembleia é comum o síndico profissional buscar soluções orçamentárias e administrativas para o condomínio! Deste modo, a qualidade de vida, a convivência condominial e os direitos e deveres do síndico e dos condôminos, podem ser melhor exercidos dentro deste grande ecossistema que é a rede de condomínios em BH.

Está gostando deste artigo e quer saber mais sobre assembleias condominiais e soluções para o seu condomínio em Belo Horizonte? Então acesse agora mesmo o site da Seu Síndico Administradora BH. E descubra um universo de possibilidades e soluções para as questões de assembleia e Leis do condomínio em BH – Belo Horizonte!

Orientações sobre a assembleia: O que é Assembleia Geral Extraordinária (AGE)?

Síndico profissional em bh/belo horizonte
Síndico profissional em bh/belo horizonte

 

Ainda tratando-se de orientações sobre a assembleia, a nossa contabilidade condomínios em bh/belo horizonte orienta que este quórum não tem periodicidade pré-determinada. Além disso, nesta reunião podem ser tratados quaisquer assuntos de interesse do condomínio! Portanto, sua convocação é feita, sempre que necessário, pelo síndico profissional ou por 25% no mínimo dos condôminos, por exemplo. Deste modo, de acordo com o Código Civil, art. 1.350, cláusula 1ª, e art. 1.355 – Lei 4.591/64, art. 25, caput não há obrigatoriedade nem previsibilidade, ao contrário da AGO.

Com relação a quem pode participar desta Assembleia Geral Extraordinária (AGE), o inquilino pode participar! Contudo, quando se trata de assuntos relativos a obras de benfeitorias ou despesas extraordinárias, por exemplo, o inquilino não pode votar sem a outorga ou procuração do proprietário com poderes específicos para tal finalidade! Acima de tudo, o condômino inadimplente pode participar da assembleia, mas fica impedido de votar em relação aos assuntos em pauta, conforme dispõe o art. 1.335, inc. III, do Código Civil. Portanto, independentemente disso, a convocação obrigatoriamente deve ser enviada a esses condôminos também.

Deste modo, as orientações sobre a assembleia conforme esclarecidas pela nossa contabilidade condomínios em bh/belo horizonte, pode ser convocada pelos seguintes elementos conforme listados a seguir! Confira as pessoas quem pode convocar a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nas cidades de Belo Horizonte – BH e em outros municípios de Minas Gerais:

  • O síndico ou subsíndico;
  • No mínimo 25% dos condôminos;
  • O conselho consultivo fiscal: caso haja impedimento, suspensão recusa injustificada do síndico profissional ou até mesmo se o síndico não o fizer na época oportuna, visando prolongar sua permanência no cargo;
  • Qualquer condômino – caso o síndico seja omisso ou esteja impedido – para deliberar sobre obras ou reparos necessários.

Orientações sobre a assembleia: Quais os procedimentos para realizar uma assembleia?

Acima de tudo, no tocante às orientações sobre a assembleia, deve-se elaborar alguns procedimentos necessários para que todo o desfecho do quórum possa ocorrer de forma segura e autêntica! Para isso, separamos algumas dicas e procedimentos necessários para realizar uma assembleia em BH – Belo Horizonte. Confira:

Procedimentos antes da assembleia:

  • Elaborar o edital de convocação, observando-se a antecedência mínima prevista em convenção, por exemplo;
  • Oito dias de antecedência para assembleias ordinárias;
  • Cinco dias, quando possível, em caso de urgência;
  • O edital de convocação deve conter o dia, a hora, o local, e os temas específicos para a deliberação de assuntos gerais, por exemplo.

Caso você queira saber mais sobre assembleias em condomínios de BH, acesse agora mesmo este link e já confira!

Quer saber mais sobre a gestão de condomínios? Acompanhe nosso blog e aprenda como fazer o fluxo de caixa eficaz para seu condomínio 

Assuntos relacionados: 
administradora de condomínios em bh com qualidade, administradora de condomínios em belo horizonte, folha de pagamento de condomínio e a administradora de condomínios em bh, des para condomínios em bh, administradora de condomínio em bh, rais para condomínios em bh, curatela em bh, contabilidade para condomínios em bh esclarece sobre as diaristas, administradora de condomínios em bh auxilia na ata de eleição de sindico, obrigações de um condomínio e administradora de condomínios em bh, destituição do síndico e administradora de condomínios em bh, administradora d econdomínios em bh auxilia no descontrole financeiro,  provisão retroativa da folha, provisão de folha, contabilidade para condomínios em bh abre cnpjAdministradora de Condomínios em bhContabilidade para condomínios em bhSíndico ProfissionalCuratela e Tutela
administradora de condomínios em bh esclarece dúvidas sobre DIRF,  sistema de qualidade em administradora de condomínios em bh, administradora de condomínios em bh entrega de uniformes, banco de horas em administradora de condomínios em bh, administradora de condominio em bh, curatela em belo horizonte, tutela em belo horizonte, síndico profissional em bh, administradora de condomínios em bh e as despesas de condomínio, inadimplência no condomínio e administradora de condomínios em bh, remuneração do síndico e a administradora de condomínios em bh, des condomínios bh, Administradora de condominios bh-Multa GFIP, Administradora de condominios contagem mg – inovando sempre, Administradora de condominios Lagoa Santa mg – inovando sempre,
Administradora de condominios Nova Lima mg – inovando sempre, Administradora de condominios Contagem mg – inovando sempre, CNPJ Condominio bh-contagem,  Administradora de condominios bh – inovando sempreAdministradora Condominios Contagem e ObrigaçõesAdministradora Condominios Betim – Salario SindicoAdministradora Condominios Contagem – Salario SindicoCondominios precisam Administradora Condominios ContagemAdministradora Condominio Betim provisão folhaAdministradora Condominio BH – regras incidencia INSSAdministradora Condominio BH dicas consulta entrega DES BHAdministradora Condominio BH provisão folhaAdministradora Condominio Contagem provisão folhaAdministradora Condominios Belo Horizonte – Seguros,
Administradora Condominios Betim – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios Betim – Lei inquilinatoAdministradora Condominios Betim – Remuneração SindicoAdministradora Condominios Betim – SegurosAdministradora Condominios Betim – Terceirizacoes,  Administradora Condominios Betim esclarece RAISAdministradora condominios BH Regulamento InternoAdministradora Condominios BH – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios BH – dicas portariaAdministradora Condominios BH – eSocialAdministradora Condominios BH – IRPF Malha FinaAdministradora Condominios BH – Lei inquilinatoAdministradora condominios bh – pessoal felizAdministradora Condominios BH Calcular Horas ExtrasAdministradora condominios bh classifica despesas,
Administradora condominios bh como fazer AtaAdministradora condominios bh descontrole financeiroAdministradora Condominios BH esclarece RAISAdministradora condominios bh faz admissao pessoalAdministradora condominios bh folha pagamentoAdministradora Condominios bh legaliza condominiosAdministradora condominios bh orienta destituir sindicoAdministradora condominios bh reduz inadimplenciaAdministradora Condominios Contagem – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios Contagem – Lei inquilinatoAdministradora Condominios Contagem – Reaproveitamento águaAdministradora Condominios Contagem – Remuneração SindicoAdministradora Condominios Contagem – Seguros,
Administradora Condominios Contagem – TerceirizacoesAdministradora Condominios Contagem auxilia condominiosAdministradora Condominios Contagem esclarece RAISAdministradora condominios em Igarape MGAdministradora condominios Lagoa SantaAdministradora Condominios Lagoa Santa – Controle InadimplenciaAdministradora Condominios Lagoa Santa – Lei inquilinatoAdministradora Condominios Lagoa Santa – Reaproveitamento águaAdministradora Condominios Lagoa Santa – SegurosAdministradora Condominios Lagoa Santa – TabagismoAdministradora Condominios Lagoa Santa – TerceirizacoesAdministradora condominios Lagoa Santa folha pagamentoAdministradora condominios Lagoa Santa reduz inadimplenciaAdministrar condominios em ContagemComo abrir CNPJ Condominio Betim,
Como abrir CNPJ Condominio bh-contagemConheça melhor administradora condominio ContagemConheça melhor administradora de condominios BHContabilidade – essencial para condominios BHContabilidade para condominios em Lagoa SantaContratar Administradora Condominios Belo HorizonteContrate Administradora Condominios BHFolha Porteiros – Administradora Condominios BHFolha Porteiros – Administradora Condominios ContagemMelhor Administradora de condominios contagem mg – inovando sempreObrigações Condominios Contagem MGSalario sindico e administradora condominios bhServiços Administradora Condominios em BHServiços para Condominios em Contagem MGAdministradora de condominios em Contagem com qualidadeAdministradora Condominios Betim – Papel sindico, 
Administradora Condominios BH – Papel sindicoAdministradora Condominios Contagem – Papel sindicoAdministradora Condominios Lagoa Santa – Papel sindicoAdministradora Condominios Contagem – Sindico Profissional ContagemAdministradora Condominios BH – Sindico Profissional BHCNPJ condominio regiao metropolitana BHCNPJ Condominio VespasianoCNPJ Condominio Santa LuziaCNPJ Condominio SabaraCNPJ Condominio Pedro LeopoldoCNPJ Condominio Nova LimaCNPJ Condominio MatozinhosCNPJ Condominio Lagoa SantaCNPJ Condominio IgarapeCNPJ Condominio EsmeraldasCNPJ Condominio CaeteCNPJ Condominio BrumadinhoAdministradora Condominios Lagoa Santa – Prestacao contasAdministradora Condominios Lagoa Santa – gestão transparenteAdministradora Condominios Lagoa Santa – Auditorias condominiosAdministradora Condominios Lagoa Santa – AssembleiasAdministradora Condominios Contagem – Prestacao contas,
Administradora Condominios Contagem – gestão transparenteAdministradora Condominios Contagem – Auditorias condominiosAdministradora Condominios Contagem – AssembleiasAdministradora Condominios BH – Prestacao ContasAdministradora Condominios BH – Gestão TransparenteAdministradora Condominios BH – Auditorias condominiosAdministradora Condominios BH – AssembleiasAdministradora Condominios Betim – Prestacao contasAdministradora Condominios Betim – gestão transparenteAdministradora Condominios Betim – Auditorias condominiosAdministradora Condominios Betim – Assembleias

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat