SEU PRÉDIO TEM REGULAMENTO INTERNO?
Saiba a importância de estabelecer normas e regras para a vida em condomínios
Fazer o regulamento interno de um edifício não é tarefa difícil. Se você for o síndico, siga as sugestões que apresentamos a seguir. Se não, converse com ele sobre a necessidade de estabelecer normas para facilitar a convivência entre os moradores.
O primeiro passo, e para que o regulamento adotado seja do agrado de todos os moradores, é convocar uma assembleia extraordinária do condomínio, tendo como pauta a discussão e apresentação de sugestões dos moradores que devem constar do regulamento.
O Regulamento Interno, porém, não pode conflitar com a Convenção do Condomínio, da qual é complemento. “Obrigam-se e estão sujeitos ao estrito cumprimento deste Regulamento todos os moradores do prédio, sejam proprietários ou locatários, bem como seus empregados, prepostos, dependentes, serviçais-ainda que eventuais- e visitantes”. Este, por exemplo, pode ser o artigo primeiro do seu Regulamento Interno.
Interessante notar que o Regulamento Interno do Condomínio é parte integrante dos contratos de locação de qualquer de suas unidades, devendo ser rigorosamente observado e cumprido.
Para começar a lista de sugestões que podem ser apresentadas pelos condôminos, é preciso observar que elas devem ter pertinência. Isto quer dizer, por exemplo, que não se pode proibir que moradores possuam animais domésticos. Pode-se, no entanto, criar regras para a circulação dos “pets” nas dependências (áreas comuns) do condomínio.
Se no seu prédio não residir nenhum advogado, peça ajuda a sua administradora de condomínio. Elas têm sempre setores jurídicos ou profissionais que podem analisar o seu regulamento depois de pronto e verificar se há conflitos legais. Nós, do “SEU SÍNDICO”, podemos auxiliá-lo nessa questão, inclusive apresentar minuta de regulamento para apreciação dos moradores.
Apresentamos, a seguir, algumas sugestões dos assuntos que podem constar no regulamento interno de um condomínio.
O respeito ao silêncio. Podem ser estabelecidos os horários de silêncio e os dias e horários em que os moradores podem fazer obras em seus apartamentos, de modo a não incomodar os vizinhos. Igualmente devem ser regulamentadas as festas e ocasiões especiais.
No regulamento podem também constar regras sobre a quitação dos valores dos condomínios, multas e juros por atraso, ou ainda se haverá ou não uma taxa fixa ou a criação de uma porcentagem sobre os valores a pagar para fazer face à manutenção de um Fundo de Reserva.
Normas e regras sobre a destinação/colocação do lixo, colocação de faixas, avisos ou cartazes nas partes frontais do prédio, obras que modifiquem a fachada, bem como simples avisos de venda de imóveis do prédio, tudo isso poderá constar do Regulamento.
É interessante também criar normas de segurança do prédio e seus moradores, observando o fechamento de portas e portões, armazenamento de combustíveis ou material inflamável/explosivo nas dependências do condomínio.
Regulamento Interno BH
A Seu Síndico Administradora de Condominios BH, faz todo o processo de legalizacao de condominio por um valor bem acessível.
Não fique irregular com seu condomínio, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento, tenha certeza que o custo é menor que você imagina.